Mensagens Sobre a Pressa: Como Ela Pode Influenciar a Vida das Pessoas

Atualmente em nossa sociedade, a maioria das pessoas esta com muita pressa. Esta vontade incontrolável de fazer tudo de maneira rápida, às vezes pode ser positiva como também negativa. Como aspectos positivos podem ser assinalados, que as pessoas apressadas nunca chegam atrasadas aos seus compromissos.

Como pontos negativos podemos ressaltar que existem determinadas síndromes associadas a essa ideia de pressa. Como exemplo, citamos uma em particular: a síndrome da mulher apressada. Embora não muito conhecida, veremos algumas características desse distúrbio e como pode afetar a saúde da mulher.

O que é Síndrome da Mulher Apressada?

Os três principais sintomas da Síndrome Mulher Apressada são: fadiga ou baixo-astral, ganho de peso, baixo desejo sexual (libido). Estima-se que cerca de 30 milhões de mulheres sofrem destes sintomas a cada ano. É uma epidemia.

As mulheres, geralmente entre as idades de 25 e 55 e muitas vezes com crianças entre as idades de 4 e 16 anos, são mais frequentemente afetadas pela Síndrome Mulher Apressada. Muitas mulheres apressadas trabalham fora de casa, mas um grande número de mulheres que sofrem com a síndrome fica em casa.

Mesmo as mulheres que não têm filhos, mas possuem uma carreira estressante, um parente doente, ou muitas responsabilidades podem vir a desenvolver ou piorar os sintomas da síndrome.

O que Causa a Síndrome da Mulher Apressada?

Na verdade, o estresse é provavelmente o fator mais importante que faz com que a mulher se queixe da Síndrome Mulher Apressada. Existem muitos tipos de estresse, e eles variam de paciente para paciente. Às vezes, o estresse não pode ser evitado, como uma criança doente ou uma carreira de alta importância.

No entanto, para a maioria das mulheres, muitas vezes o estresse pode ser evitado ou, pelo menos, pode ser mais bem gerenciado. Estas tensões evitáveis são aquelas que muitas vezes vêm de uma agenda agitada e as escolhas de estilo de vida que muitas das pessoas acreditam que é completamente normal.

No entanto, os efeitos desse tipo de estresse, que os especialistas chamam de pressa, podem ter consequências importantes em longo prazo e de grande alcance para a mulher que trabalha sob pressão e aqueles que estão ao seu redor, e que sofrem com ela.

Não Existem Condições Médicas que Podem Causar Estes Sintomas?

Absolutamente. Se a pessoa estiver sofrendo de qualquer uma destas queixas, deve consultar um médico no início do processo. A anemia, hipotireoidismo, algumas infecções, e outros distúrbios metabólicos podem causar fadiga e ganho de peso. O médico provavelmente vai querer testar a pessoa para estas condições, fazendo um exame clinico.

A fadiga pode diminuir o desejo sexual, assim como alguns problemas hormonais, como a menopausa, e um baixo nível de testosterona. O médico muitas vezes pode ajudar também. Um grande problema médico que tem de ser avaliada precoce é a possibilidade de depressão.

Como o Estresse e os Sintomas da Síndrome de Mulher Apressada se Relacionam Entre Si?

Na mulher apressada típica, o estresse crônico muitas vezes o tipo que vem de um estilo de vida agitado (trabalho, filhos, cuidar de pais idosos, e uma agenda cheia de compromissos), ao longo do tempo, provoca um desequilíbrio químico da serotonina no cérebro. Este desequilíbrio químico provoca fadiga, e também um aumento no apetite.

Quando o cansaço se torna perceptível, muitas vezes ela vai começar a perder o interesse em atividades, incluindo exercícios e sexo. A combinação de um apetite aumentando e diminuição dos níveis de atividade irá causar ganho de peso, o que mais agrava os níveis de fadiga e baixo desejo sexual.

Quando ela ganha mais peso, muitas vezes fica com raiva de si mesma e, começa a agredir as pessoas ao seu redor, o que provoca sentimentos de culpa. Um ciclo vicioso segue: mais cansaço provoca maior ganho de peso que causa mais fadiga, baixa libido, autoestima baixa, com mais culpa, e assim por diante.

Vejamos Agora Algumas Mensagens sobre Pressa

Não tenhamos pressa,
mas não percamos tempo.
José Saramago

Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder.
Chesterton

O raciocínio e a pressa não se dão bem.
Sófocles

O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade.
Provérbio Árabe

Quem tem pressa demonstra que aquilo que está a fazer é demasiado grande para si.
Philip Chesterfield

O ódio é o prazer mais duradouro; / os homens amam com pressa, mas odeiam com calma.
George [Lord] Byron

Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada.
Jean Jacques Rousseau

Recomeça… se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.
Miguel Torga

Nada é tão útil ao homem como a resolução de não ter pressa.
Henry Thoreau

A rapidez, que é uma virtude, gera um vício, que é a pressa.
Gregório Marañón

Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma.
Adriana Falcão

Venha, meu coração esta com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha que o que vem é perfeição…
Renato Russo

Recomeçar

Recomeça….
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…
Miguel Torga

A pressa passa e o que você fez com pressa fica.
Tati Bernardi

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar
Chico Buarque

A felicidade é um agora sem nenhuma pressa…
Adriana Falcão

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa
Rubem Alves

Temos tanta pressa de fazer algo, escrever, amontoar bens e deixar ouvir a nossa voz no silêncio enganador da eternidade que esquecemos a única coisa em relação à qual as outras não são mais do que meras partes: viver.
Robert Stevenson

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.