Homenagem para os Pais: Qual a Importância Deles Para Seus Filhos

A Importância de Ser um Pai Participativo

As pessoas podem provavelmente apresentar várias boas razões para que os pais devam estar integralmente envolvidos com seus filhos. Vários resultados de pesquisas concluíram que o cuidado do pai é tão essencial quanto o da mãe para com seu filho.

Importância dos Pais para os Bebes

Os bebês que têm tempo a sós com seu pai mostram o comportamento social e exploratório mais rico do que as crianças não expostas a tais experiências.
Um dos papéis mais importantes que um pai desempenha na vida de seu filho é durante os primeiros anos de vida da criança, na idade de 1 a 3 anos, quando ele ajuda a criança a ter mais segurança e ser mais independente da figura materna na infância.

Os Pais e o Bebê

Os Pais e o Bebê

Os pais ajudam as crianças a se tornaram mais individualizadas, pois eles normalmente estão mais dispostos a deixar uma criança mais livre do que a mãe. Um pai vai deixar a criança engatinhar duas vezes, mesmo se ela cair, enquanto a mãe antes disso vai levantar a criança.

Os jovens que têm pais que participam ativamente em suas vidas são menos propensos a se envolverem em atividades criminosas, ou abuso de drogas e álcool.

O envolvimento do pai é o indicador mais forte relacionado ao desenvolvimento de empatia, é também associado ao desenvolvimento do comportamento de resolução de problemas, e redução de conflitos e agressão entre irmãos.

Mesmo quando os pais não vivem em casa, as crianças cujos pais estão ativamente envolvidos em suas vidas tendem a ter menos problemas comportamentais.Crianças com pais envolvidos são mais sensíveis e muito mais bem-sucedidas academicamente, e têm uma maior probabilidade de ir para a faculdade mais cedo.

Pais Envolvidos Reduzem a Carga Educacional que Muitas Vezes Recai Sobre as Mãe

As crianças com dois pais amorosos envolvidos na sua educação se beneficiam da riqueza de experiências de cada um através dos seus diferentes estilos e abordagens para lidar com a vida.

Se alguém simplesmente vir a alegria no rosto de uma criança quando o pai está lá e engajado com ela, essa pessoa perceberá que os pais fazem a diferença. Mães, pais e filhos precisam trabalhar juntos para ter certeza de que poderão se desenvolver melhor emocionalmente, e serem mais felizes.

Regra Para Ser Um Bom Pai

Esteja sempre perto de seus filhos. Essa é a primeira regra de ser um bom pai. É a mais fácil de fazer e a mais fácil de falhar. Os homens querem estar por perto. Eles têm uma esposa, têm filhos. Eles sabem que devem estar com eles, mas muitas vezes em virtude do excesso de trabalho ou outros compromissos deixam de ficar com suas crianças.

Estima-se que muitos pais não têm mais do que 30 segundos de interação com seus filhos, cinco dias por semana. Apenas o tempo suficiente para dizer coisas simples como “você deve estudar”. Enquanto isso, seus filhos ficam quatro horas assistindo TV.

Nesse caso deve haver uma alteração de comportamento: Isso exigiria uma séria de mudança de prioridades: ao invés de sair cedo para jogar futebol, o pai deve tomar café da manhã com a família, sair do trabalho mais cedo para levar o jantar para a família, levar seus filhos para o jogo, em vez dos clientes, passar as noites com a sua esposa em vez de com os relatórios da empresa.

Isso significaria conversar mais com seus filhos sobre o seu dia a dia, seus amigos, professores, suas realizações. Isso significaria ter tempo estar sempre junto deles, sair com eles, ou seja, ser apenas um pai. Os homens precisam gastar mais tempo com suas famílias.

Aqueles que fazem das suas famílias uma prioridade alcançam um desenvolvimento ainda maior. Mas, o mais importante é que eles estão preparando o terreno para suas crianças crescerem emocionalmente saudáveis e estáveis. Isso é uma raridade nos dias de hoje, e esse é o trabalho mais importante que um homem pode realizar.

Homenagens aos Pais

  • No início, os filhos amam os pais. Depois de certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam. Oscar Wilde
  • Pais e filhos não foram feitos para serem amigos. Foram feitos para serem pais e filhos. Millôr Fernandes
  • Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar. Bertrand Russell
  • Quando eu era pequeno, meus pais descobriram que eu tinha tendências masoquistas. Aí me passaram a me bater todo dia, para ver se eu parava com aquilo. Woody Allen
Amor e Carinho

Amor e Carinho

  • Metade da vida é estragada pelos pais. A outra metade, pelos filhos. Millôr Fernandes
  • É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. Coelho Neto
  • Para compreender os pais é preciso ter filhos. Sofocleto
  • Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo. J. Petit Senn
  • Se você não respeita os seus pais, o seu filho não o irá respeitar. Textos Judaicos

DO MAR

Aqueles de um país costeiro, há séculos,
contêm no tórax a grandeza
sonora das marés vivas.
Em simples forma de barco,
as palmas das mãos. Os cabelos são banais
como algas finas. O mar
está em suas vidas de tal modo
que os embebe dos vapores do sal.
Não é fácil amá-los
de um amor igual à
benignidade do mar.
Fiama Hasse Pais Brandão

Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
William Shakespeare

Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos.
Anne Frank

Muitos filhos só entenderão que deveriam ter conhecido e amado mais seus pais no dia em que ele fecharem os olhos para sempre.
Augusto Cury

Pais se perguntam por quê
os rios são amargos,
quando eles mesmos
envenenaram a fonte. John Locke

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.