Mensagens Místicas – Como Nasceu o Misticismo

O misticismo faz parte da vida humana desde que o mundo é mundo, começando com a origem do homem, que via nos fenômenos naturais, chuvas trovões e Sol, forças diferenciadas que podiam reger suas vidas. Depois disso, o místico ficou atrelado a religião, a existência do bem e do mal; uns queriam seguir a luz e outros, as trevas.

http://www.youtube.com/watch?v=rKm9iKomuPk&list=PLNrTZCz8YQleepeDp4Pj_yxmK16RxuC4t

Ainda com isso veio o folclore, as lendas e tudo a nossa volta tem sempre um pé preso à mística da vida, que talvez seja a maior de todas. Saber mais sobre o misticismo faz com que

Conheçamos melhor a nós mesmos e nossa alma, pois somos sempre persuadidos a acreditar que há um mundo paralelo, e os que seres que nele habitam podem influenciar nossa existência terrena.

O Misticismo

O Misticismo é como se fosse uma iniciação ao campo do mistério, ou seja, está relacionando a tudo que vemos, sentimos e vivemos, mas acima de tudo, não somos capazes de compreender através do intelecto, pois não há explicação. É uma forma de buscarmos uma união com uma realidade diferente, uma junção com a divindade, com deuses ou o Deus que estamos acostumados e amamos, através de uma experiência pessoal e intuitiva.

Conforme Jakob Böhme, o misticismo pode ser considerado uma forma de religião que ressalta a relação íntima e direta com Deus, ou mesmo com certa espiritualidade, com um ser superior que rege todas as coisas. Ele é a religião em seu mais puro estágio.

O Misticismo também é tido como uma forma de contemplação de tudo de bom e bonito que há na vida, como a natureza, a alegria, a beleza dos sentimentos e ainda a experiência mística e pessoal de cada um. Já para quem pratica o misticismo, ou seja, o místico é todo aquele que tenciona uma junção única com o Absoluto, que alguns chamam de Força Cósmica, Deus, Mente Universal, Ser Superior, entre muitos outros.

Misticismo

Misticismo

O termo “místico” foi usado pela primeira vez no Ocidente nas palavras escritas por Dionysius, o Aeropagite, surgido em meados do Século V. Ele fez uso do termo ao expressar uma forma de “Teologia”, além de uma maneira de experiência.

Para muitos estudiosos o misticismo tem sido baseado numa forma de teoria ou até um preceito religioso que entende Deus como sendo uma transcendência, que segue muito além da Razão, do intelecto, do pensamento e também de todos os processos da mente. A palavra vem sendo usada para diversas formas de conhecimento teosófico e teórico, que não estão ligados à verificação da mente. Essencialmente, o misticismo pode ser considerado como uma experiência de comunicação direta e interia com Deus.

O termo “misticismo” é a procura constante em alcançar uma união ou certa identidade com seu próprio eu, uma verdade espiritual, ou até mesmo Deus, seguindo por uma experiência com este, podendo ser comparada a um insight ou uma intuição. Além disso, o misticismo traz consigo a crença que toda experiência vivida através dele é uma fonte única de conhecimento, sabedoria e entendimento.

A tradição religiosa, seja de qual religião for, pode juntar a crença na existência literal de diversas realidades empíricas, sem manifestação científica, à percepção que temos de mundo, estando acima do raciocínio lógico e mesmo da compreensão do intelecto.

Esse termo está relacionado também a crenças que estão fora de uma religião, ou seja, que não têm apenas uma determinação nominal, mas relacionado em uma corrente principal de uma doutrina. Podemos exemplificar isso usando como exemplo a Kabala, que é considerada uma seita, mas é um braço do Judaísmo e ainda do Sufismo, que descende do Islamismo. Da mesma forma o Gnosticismo faz referência a diversas seitas que foram crescendo como opções ao cristianismo.

No Oriente, as religiões são consideradas também místicas, enquanto no Ocidente tudo que foge ao tradicional é tido como esotérico. Isso pode ser observado nas interpretações dos sonhos, no horóscopo, que muitos levam apenas como algo que traz ou não sorte, muitas pessoas veem nisso uma mística verdadeira e assumem como religião.

Podemos observar que o misticismo vai muito além daquilo que possamos escrever, ou tentar entender. É uma combinação de religião e alma, um encontro com algo que está além de nosso alcance e somente conseguimos entender se temos um contato íntimo e pessoal com essa força, que chamamos de Deus.

O Deus que criou todas as coisas, que conhece o possível e o impossível, somente sentindo sua presença podemos saber ao certo explicar o que é mística e misticismo, pois o sentimos na pele e no coração.

Saiba mais sobre o Misticismo, lendo as mensagens abaixo:

Mensagens Místicas

Mensagem 1: “Tudo começa em mística e termina em política.” (Charles Péguy)

Mensagem 2: “Deus é a loucura da razão e a exaltada mística da incompreensão.” (Valter da Rosa Borges)

Mensagem 3: “Os mistérios são alucinógenos. A mística é a embriaguês de quem provou o infinito.” (Valter da Rosa Borges)

Mensagem 4: “”Sou forma de vida misteriosamente mística, guiada pelo vento, entre o céu e a terra.” (Daiane Rabelo)

Mensagem 5: “A alegria é, uma expressão mística quando é sã e respira o aroma das coisas gratas, pois é uma expressão terna do íntimo sentir.” (Wilsiane Santos)

Crenças

Crenças

Mensagem 6: “E o Demônio se apaixonou Por um ser da luz mística” (Andy leto)

Mensagem 7: “Vamos viver a mística.Pois, a mística é o que distingue a nós militante dos ativistas, a indignação e a sensiblidade constrói um homem mais forte e capaz de transformar a realidade com um ardor que só um homem profundamente místico do ponto de vista da solidariedade pode ser.” (Jose Wilson Alves de Lima Silva – Paragominas)

Mensagem 8: “Definição do místico: aquele que possui muita, excessiva, felicidade e que procura uma linguagem para essa felicidade, de modo a poder reparti-la com os outros.” (Friedrich Nietzche)

Mensagem 9: “O misticismo é apenas a forma mais complexa de se ser efeminado e decadente. O único lado útil da inutilidade.”(Fernando Pessoa)

Mensagem 10: “Talvez o maior amor seja o dos místicos porque esse tem consigo a suprema qualidade de nunca ser plenamente realizável.” (Agostinho Silva)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.