Mensagens de Tolerância

A tolerância é um termo que se encontra em “moda” devido aos inúmeros fatos e acontecimentos com relação a falta de tolerância (intolerância) das pessoas para aqueles que são contrários aos seus conceitos e preferências quanto a política, religião, sexualidade, até mesmo time de futebol para que torce  e etc.

Mas Afinal o que é Tolerância?

O termo Tolerância é uma palavra oriunda do Latim – “tolerare” – que significa aceitar, suportar.

A tolerância é o ato de aceitar as ações ou particularidades das outras pessoas diante de situações, atos e coisas que não podemos impedir.

Ser uma pessoa tolerante é importante e fundamental para nós que vivemos em uma sociedade moderna como a que estamos vivendo atualmente. Uma pessoa tolerante aceita as diferentes opiniões e os comportamentos diferentes daqueles que definimos como o correto.

Hoje, vivemos em uma sociedade que há uma pluralidade de situações e precisamos respeitar aquelas pessoas que não comungam das mesmas opiniões, conceitos e valores que nós temos, essa é a chamada tolerância social tão necessária para o mundo de hoje que vive uma grande intolerância.

Que nós sejamos seres humanos que respeitem o próximo independente do que a outra pessoa seja, pense, torça, creia e etc. Que construamos uma sociedade baseada no respeito mutuo, na aceitação e tolerância ao próximo.

O Dia Internacional da Tolerância

No ano de 1996, a ONU (organização das nações unidas) preocupada em combater a intolerância existente no planeta, institui o dia 16 de novembro como o dia internacional da tolerância.

Que não somente nessa data, mas em todos os dias, respeitemos as ideias, as praticas, as ações, as crenças e opções de pessoas que sejam diferentes as nossas. A partir desse momento estaremos vivendo em um mundo onde a ideia do amor ao próximo será realmente vivido, como assim ensinou Jesus Cristo.

Segue abaixo algumas mensagens que falam sobre tolerância e a importância de sermos pessoas tolerantes e vivermos em um mundo que aceite e respeite as ideias, crenças, práticas e valores das pessoas que sejam diferentes ou contrários aos nossos.

“Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência”. (Augusto Cury)

“A responsabilidade da tolerância está com os que têm a visão mais ampla”. (George Eliot)

“A tolerância é a filha da dúvida”. (Erich Remarque)

“A tolerância é a caridade da inteligência”. (Jules Lemaitre)

“Tolerância é paciência concentrada”. (Thomas Carlyle)

“A tolerância é sempre um indício de que um poder é visto como seguro; quando se sente em perigo, nasce sempre a pretensão de ser absoluto; nasce, portanto, a falsidade, o direito divino do seu privilégio, a inquisição”. (M. Frisch)

“A minha tolerância é menor para aqueles que não tem o mínimo de consciência”. (Anna Paula)

“O conceito de tolerância é de tal forma ambíguo, que tresanda a intolerância. As coisas, as pessoas, os fatos, ou se aceitam ou não. Se aceitamos, não toleramos. Se não aceitamos, não toleramos”. (Luis Eusébio)

“O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança”. (Mahatma Gabdhi)

“A tolerância é a virtude do fraco”. (Marques de Sade)

“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância”. (Dalai Lama)

“A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!” (Chico Xavier)

“A mulher mais ciumenta é talvez a que mais facilmente atraiçoa o marido e menos tolera que ele a atraiçoe. Porque o ciúme é a afirmação de um direito de propriedade. E esse direito reforça-se com a traição dela e diminui-se com a dele”. (Vergílio Ferreira)

“(…) a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, e fato é.” (Guimarães Rosa)

“Existem pessoas que tornam a tolerância tão difícil, que esta deveria ser considerada praticamente em superpoder”. (Fernanda Young)

“Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.” (Augusto Cury)

“Só a ignorância aceita e a indiferença tolera o reinado da mediocridade”. (José de Alencar)

“Com a sabedoria aprendemos a ser tolerantes”. (Henry Daviv Thoreau)

“A primeira lei da natureza é a tolerância – já que temos uma porção de erros e fraquezas”. (Voltaire)

“Há muita gente infeliz por não saber tolerar com resignação a sua própria insignificância”. (Marques de Maricá)

“A responsabilidade da tolerância está com os que têm a visão mais ampla”. (George Eliot)

“Tolerar a desordem é consequência de uma educação falha”. (Textos Judaicos)

“São pouquíssimos os homens capazes de tolerar, nos outros, os defeitos que eles próprios possuem”. (Arturo Graf)

“Aprende-se a conhecer por três semanas, ama-se por três meses, discute-se por três anos, tolera-se por trinta anos – e os filhos recomeçam”. (Hyppolyte Taine)

“Tolerem a minha intolerância”. (Jules Renard)

“Ser tolerante é encontrar dentro de si uma virtude” Autor Desconhecido

“A tolerância é algo que precisa ser difundida por todo o mundo, ser ela como poderemos viver em um mundo de igualdades?” Autor Desconhecido

“Tolerar o outro que vive ao seu lado, não é nada mais que sua obrigação de cidadão. Busque viver em harmonia com o outro.” Autor Desconhecido

“Aprenda a ser tolerando com seu próximo, para que o próximo seja tolerante com você!” Autor Desconhecido

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.