Mensagens Sobre Provérbios e Como Defini-las

Exemplos de Provérbios

Os provérbios nos cercam todos os dias. Seja no trabalho, escola, igreja ou durante uma conversa informal com um amigo, a probabilidade de ouvir um provérbio é bem grande. Com o intercâmbio de diferentes culturas e tradições de vários países, não é incomum entrar em contato com muitos exemplos de provérbios.

Proverbios

Proverbios

Provérbios Religiosos

As pessoas que têm uma formação religiosa forte podem ler o Livro dos Provérbios da Bíblia para tirar alguns exemplos para sua vida. Outros podem encontrar conforto em provérbios de diferentes culturas.

Provérbios em Todo o Mundo

Provérbios Africanos

Em todo o vasto continente da África, muitos países africanos disseminaram provérbios que foram feitos para educar e inspirar aqueles que os usavam. Aqui estão alguns exemplos de provérbios africanos:

“A árvore é conhecida pelos seus frutos” – (de origem Zulu -. Isto significa que o sucesso é demonstrado pelas obras).

“Eu fui picado por uma mosca tsé-tsé” – (de origem da Tanzânia – isso significa que a pessoa vai ser continuamente uma praga até que pagar uma dívida).

“A palavra do amigo faz você chorar – a palavra de um inimigo te faz rir” – (originado da Argélia, Mali, Mauritânia e Nigéria – isto significa que um amigo lhe dirá a verdade e, por vezes, a verdade dói, enquanto um inimigo só vai levá-lo para o caminho errado, dando-lhe conselhos que parecem bons, mas na verdade não são).

Provérbios Asiáticos

Alguns exemplos de Provérbios asiáticos incluem o seguinte:

“O cavalo velho no estábulo ainda anseia correr” – (o que significa que aqueles que são mais velhos ainda têm coisas que eles gostariam de realizar).

“A faísca pode começar um fogo que queima toda a pradaria” – (o que significa que um pequeno problema pode evoluir para um grande problema que pode causar grandes danos).

“Dê a um homem um peixe e você o alimentará por um dia, ensine um homem a pescar e você o alimentará por toda a vida” – (isso significa que é melhor ensinar as pessoas em longo prazo, porque lhes dá a habilidade de prever-se ao contrário de você fazer as coisas para eles).

Mensagens Sobre Provérbios e Como Defini-las

Provérbios Americanos

Alguns exemplos de provérbios baseados nos americanos incluem:

“A ausência faz o coração crescer mais afeiçoado” – (isso significa que quando você se separa de alguém que você ama, colocar a distância entre você e ela vai, inevitavelmente, fazer você amá-la mais e ansiar por vê-la).

“Nem tudo que reluz é ouro” – (o que significa que só porque algo parece bom, não significa necessariamente que ele seja bom).

“Um macaco em seda é um macaco não menos” – (o que significa que só porque alguém veste fantasia não significa necessariamente que ela esteja com boa fantasia ou que tenha um bom caráter).

Provérbios Inglês

Alguns exemplos de provérbios em inglês incluem:

“Dormir cedo e acordar cedo faz um homem saudável, rico e sábio”. O homem sábio sabe trabalhar para ser rico.

“Não adianta trancar a porta do estábulo depois da casa roubada”. Devemos ter cuidado antes das coisas más acontecerem em nossas vidas.

“Ria e o mundo rirá com você, chore e você chorará sozinho”. Nós recebemos do outro exatamente o que damos.

“Veja um pino e venha buscá-lo, todo o dia, e você terá boa sorte, veja um alfinete e deixe-o mentir, má sorte, você terá todo o dia”. Significa que quando nos juntamos com boas pessoas, consequentemente seremos uma delas.

-“É melhor ter amado e perdido, do que nunca ter amado”. Amar sempre vale a pena.

Provérbios de Outros Países

Provérbio árabe: Um exército de ovelhas liderado por um leão derrotaria um exército de leões liderado por uma ovelha. Quem lidera é responsável pela derrota ou pela vitória do grupo.

Provérbio finlandês: Mesmo uma pequena estrela brilha na escuridão. Mesmo as pequenas pessoas tem seu valor.

Provérbio italiano: Após o jogo, o rei e o peão vão para a mesma caixa. Ou seja, todo mundo é igual na hora da morte.

Provérbio judaico: Deus não poderia estar em toda parte e, portanto, ele fez as mães. As nossas mães agem nos protegendo como o próprio Deus faria.

Provérbio russo: Melhor do que fazer tropeçar um deslize da língua. Devemos ter cuidado com o que falamos.

Provérbio espanhol: Como não podemos obter o que gostamos, vamos gostar do que podemos obter. Devemos ficar contentes com tudo que possuímos.

O Que É Um Provérbio?

Um provérbio é mais frequentemente uma frase ou um dizer que dá conselhos de um modo significativo. A frase geralmente tem um tipo alegórico da mensagem por trás que quando é ouvida pela primeira vez pode parecer um pouco estranha. Normalmente, um provérbio é muito bem conhecido por causa de seu uso popular em linguagem coloquial.

Saiba Mais

Saiba Mais

Papel dos Provérbios Na Sociedade

Os provérbios têm muitos papéis na sociedade. O primeiro papel, possivelmente, o mais comum que um provérbio desempenha é o de educar. Na maioria das vezes lançados ao redor como consultoria especializada na conversa, seu objetivo principal é educar as pessoas sobre o que poderia acontecer se elas fizessem alguma coisa.

Pense em um provérbio como um pequeno pedacinho de sabedoria que quase todo mundo, não importa de onde são, pode oferecer. Há um provérbio para praticamente todas as circunstâncias, e provérbios podem ser aplicadas a qualquer situação.

Outra Definição de Provérbio

Um provérbio é um ditado ou frase curta que geralmente é conhecido por muitas pessoas. O ditado geralmente contém palavras de sabedoria, verdade ou moralidade, que são baseadas no senso comum ou na experiência prática das pessoas.

Muitas vezes, é uma descrição de uma regra básica de conduta que todos os indivíduos geralmente seguem ou deveriam seguir. Os Provérbios podem ser encontrados em todas as línguas ao redor do mundo.

Mais Exemplos de Provérbios

“O dinheiro não cresce em árvores” – o dinheiro não é fácil de obter e você tem que trabalhar duro para isso. O pai da menina diz que dinheiro não cresce em árvores quando a menina lhe pede dinheiro.

“O pássaro madrugador pega a minhoca” – chegar cedo dá uma vantagem à pessoa. Os chefes sempre chegam cedo para trabalhar, porque eles acreditam nesse provérbio.

“A caneta é mais poderosa que a espada” – A escrita e as ideias são mais poderosas do que o uso da força bruta. A caneta é mais poderosa que a espada e uma boa ideia pode derrotar o exército mais poderoso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Na verdade, há necessidade urgente de alertar as pessoas para aquilo que se está a passar nestas gerações. O Espírito Santo, Espírito de Verdade, coloca a responsabilidade de falar, para não se deixarem enganar pelas astúcias do inimigo de Deus!!!… Acreditem: o sexo é uma ida ao inferno!! Quase ninguém percebe, porque é de uma forma que ele camufla!! As pessoas não entendem, mas quando voltam, vêm “programadas” em coisas erradas, CONDICIONAMENTOS, mentiras e medos, que destroiem a sua vida e a vida dos que estão à volta. A palavra “VIR-SE” quer dizer: vir do inferno. “GOZAR” significa que o inimigo está a gozar do nosso corpo, da nossa alma e da nossa vida!! não tenham dúvidas!! O Senhor permite que haja doenças sexualmente transmissíveis, como sinal, a fim de evitar desgraça maior… Ouçam a voz do Espírito Santo enquanto é tempo!
    ” Deus dá sabedoria aos simples para confundir os “sábios” deste mundo que se aniquilam”… “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.”…..Salmos 19:7
    “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. ” …. Apocalipse 22:14-15

    A. S. 9 de abril de 2014 11:52 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.