Liberdade O Maior Bem da Humanidade

Todo cidadão tem direito constitucional de ir e vir em tempo que achar necessário para tal. Nascemos livres e no decorrer dos nossos anos nos prendemos à diversas coisas e por diversas formas. Há quem diga que o maior bem que alguém pode ter na vida é o amor, mas este é questionável quando falamos de liberdade. Ser livre é, antes de tudo, ter liberto para fazer o que bem entender e quando bem entender.

Liberdade

Liberdade

Conhecer os limites da sua liberdade é tão importante quanto tê-la. Quando ultrapassamos tal barreira ela geralmente vem com um preço que nos leva a perder esse benefício da vida e passamos a sentir as represálias do tempo e da sociedade. Sim, a liberdade é o maior bem que a humanidade pode ter, em todos os aspectos.

O Que Diz A Constituição Federal Sobre A Liberdade

A liberdade de todo cidadão está prevista pelo Artigo 5 da Constituição Federal de 1988. Nele diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade… É livre a manifestação de pensamento… É inviolável a liberdade.”.

Portanto, qualquer cidadão de bem tem a liberdade por tomar suas decisões desde que estas estejam presentes na nossa constituição como sendo legais. Da mesma forma que um cidadão tem seu direito de liberdade garantido, ele pode perdê-lo caso cometa algum tipo de crime.

Ser Livre Para Amar

Recentemente o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi autorizado por lei em algumas localidades do nosso país. Mesmo tendo repercutido de forma negativa para a igreja e perante uma sociedade ainda em evolução sobre o assunto, a relação homoafetiva está cada dia mais presente por onde quer que andemos e reconhecer que homens e mulheres que possuem relações com seus semelhantes sexuais, também possuem a liberdade de amar e formar suas famílias como qualquer outro cidadão.

Ser Livre Para Adorar

Mais sério do que a aceitação para/ com o casamento entre homossexuais, é a aceitação de crenças e práticas religiosas além do cristianismo. Não que este seja uma fé de preconceitos, mas quando crescemos em uma sociedade que nos ensina que o certo é uma opção e de repente vem outra pessoa e tenta implantar uma segunda para todos, esta com certeza sofrerá alguma dificuldade.

Hoje o governo já permite que o conhecimento religioso de crenças como a umbanda, o candomblé, o judaísmo, mórmons, wiccans e tantos outros tenham seu espaço na sociedade e possam realizar suas festas comemorativas assim como passeatas e qualquer outro evento, com o apoio que antes era direcionado apenas ao cristianismo. A liberdade religiosa vem crescendo cada vez mais e esta é uma das evoluções mais bonitas que temos em uma sociedade.

A Melhor Liberdade

A Melhor Liberdade

Lutas Pela Liberdade

Citando um caso muito recente, a nossa sociedade foi às ruas pela liberdade de interferir em algumas decisões governamentais. Em 2013 o Brasil parou quase que completamente com passeatas e manifestações com o intuito de mobilizar nossas autoridades sobre rumos da política que não favoreciam a sociedade de uma forma geral e sim seus interesses partidários. A chamada “Revolução do Vinagre” aconteceu em cada estado e cada um protestou por questões diferentes como a redução do preço da passagem, a falta de punição para políticos corruptos, entre outros.

Mesmo antes dessas manifestações acontecerem, presenciamos outras de igual importância e que surtiram efeito bem favorável. Vamos ver alguns exemplos.

Bra – Burning – A Queima dos Sutiãs

Sempre que citarmos qualquer luta pela liberdade, o episodio da queima dos sutiãs será citado com certeza. Esse marco aconteceu em 1968 quando cerca de 400 ativistas do WLM (Women’s Liberation Movement) protestaram em frente ao Atlantic City Convention Hall, contra a realização do concurso de Miss America. O motivo de tal protesto era pela liberdade sobre a opressão que todas as mulheres viviam em relação à beleza e a sua sua exploração comercial.

Milhares de sutiãs e outros artefatos de beleza como sapatos de salto alto, laquê, maquiagens, cílios postiços, revistas totalmente femininas e qualquer outro objeto que eram considerados opressores foram despejados no chão simulando uma imensa fogueira. O fogo na realidade não foi ateado por falta de permissão, mas como existia uma grande cobertura da mídia no local, este ficou sendo conhecido como um dos maiores atos pela liberdade do mundo.

Liberdade de Escravos – Lei Áurea

Apesar de não ter sido uma luta pela liberdade em seu real sentido, a lei Áurea foi conquistada depois de muito sufoco. Sancionada pelo império em 13 de maio de 1988, a lei de número 3.533 extinguia totalmente a escravidão de nosso país que acontecida desde a época de sua descoberta. Um pouco antes disso, já tinha sido assinada uma lei que conhecemos por Lei do Ventre livre, em 1871, que dava liberdade à qualquer criança que era nascida de pais escravos. Esta foi um dos grandes marco da história do nosso país.

Luta Pelo Voto Popular e Direito de Voto Ás Mulheres

A luta pelo voto popular e pelo direto de mulheres também votarem foi uma luta pela liberdade muito difícil em nosso país. Até 1932 as mulheres não poderiam participar das eleições governamentais e também o voto não era secreto. A partir de então, cidadãos com mais de 21 anos poderiam exercer seu direito de voto sem distinção de sexo. A idade reduziu para os 18 anos em 1934.

Outra mudança que aconteceu depois de muitas reivindicações e do povo ir às ruas em busca de seus direitos foi entre 1985 e 1989 quando a população queria a opção de ter a liberdade para escolher os seus governantes. A partir de então, em 1989, aconteceu a primeira eleição por voto popular da nossa história, após 29 anos de luta. Esse período é chamado de Nova República.

A liberdade para escolher um governante foi sempre uma das maiores conquistas não somente dos brasileiros, mas de qualquer cidadão do mundo inteiro. Cada país tem a sua história para contar e passou também por momentos turbulentos. Esse avanço ainda vem acontecendo e torcemos para que um dia cada nação consiga tal direito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ser mãe é conceber a vida.

    Maximilian Romanov 16 de agosto de 2015 2:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.