Dicas de Como Se Amar Mais e Ser o Seu Próprio Melhor Amigo

Quase todas as pessoas têm um melhor amigo e isso é muito bom, afinal a amizade nos ajuda a superar problemas, lutar por objetivos e, claro, a sermos pessoas muito mais felizes. Porém, o ser humano está sempre sujeito a errar e magoar os outros. Por esse motivo, é importante que você aprenda a ser o seu próprio melhor amigo em muitas situações.

Claro que é ótimo ter pessoas com quem contar, mas você pode ter muitos benefícios se agregar o seu próprio apoio a isso. Se tornar o seu melhor amigo irá te ajudar em situações em que ninguém pode te ajudar, independente dos motivos.

Confira as nossas dicas a seguir a aprenda a se tornar uma pessoa cada vez mais forte, que se ama e que sabe o seu valor.

Seja Gentil com Você

Geralmente, costumamos ter dois pesos e duas medidas quando se trata de comparar as nossas necessidades com as dos outros. Aconselhamos um amigo a descansar um pouco ao mesmo tempo em que não paramos de trabalhar um minuto sequer.

O primeiro passo para se amar mais e se tornar seu melhor amigo é se tratar como você trataria um amigo. Isso significa que você precisa parar de se autocriticar demais. Comece reconhecendo as suas boas qualidades, talentos e habilidades. Veja com outros olhos as suas habilidades e valorize-as.

Quando você se pegar pensando em coisas negativas, se culpando por causa de algo, pare e pense: “Será que eu diria isso para o meu melhor amigo?” Se não, então é hora de reformular os seus pensamentos e não ser tão duro assim com você mesmo.

Imagine Como Você Apoiaria um Amigo na Mesma Situação

Pense em uma pessoa querida, um amigo, um membro da família e imagine que eles estão na mesma situação que você está. Pense em como eles estariam lutando e sofrendo com este problema. Então, considere a melhor forma de oferecer o seu apoio a eles.

Pense em cada palavra que você usaria para apoiar essa pessoa, certamente você diria coisas animadoras, que a fariam se sentir melhor e mais motivado. Portanto, pare e pense, se você faria tudo isso para alguém que ama, por que não fazer com você? Permita-se sentir apoiado e fique mais forte para enfrentar todas as dificuldades.

Perceba as Suas Qualidades

Elimine de vez da sua vida aquele ditado que diz que a grama do vizinho é sempre a mais verde. Muitas vezes imaginamos que a vida de outra pessoa é melhor do que a nossa, mas não estamos na pele dela para saber tudo o que passou e passa, já que ficamos sabendo apenas das coisas boas na maior parte das vezes.

Comece a perceber os seus pontos fortes, dê mais valor para os elogios que recebe do que para as críticas. Cada pessoa tem suas qualidades e defeitos e ninguém é melhor ou pior do que os outros.

Uma dica simples, mas que tem um efeito bastante positivo, é começar a anotar as suas qualidades. Uma lista com qualidades como: paciência, concentração, alegria, etc. Pode ser qualquer característica que você tenha e que considere positivas. Dez minutos que você passar fazendo isso já te trará uma sensação muito melhor.

Respeite as Suas Necessidades

Seguindo a linha de considerar que você está ajudando um amigo querido, o que você precisa para começar a seguir o seu próprio conselho é colocar as suas necessidades em primeiro lugar. Você precisa de um dia de folga do trabalho? Um banho quente e relaxante? Um encontro com os amigos? Algum tempo para relaxar, ler, cuidar da saúde?

Seja lá o que for que você precisa, permita-se fazer disso uma prioridade de vez em quando. Se dê ao luxo de descansar e relaxar quando julgar necessário. Muitas vezes, parar um dia para descansar te deixa muito mais produtivo depois, do que se estivesse trabalhando sem parar.

Afaste-se de Seus Pensamentos Negativos

Só porque um pensamento aparece em sua mente, você não precisa acreditar e agir de acordo com ele. Nem todos os pensamentos merecem crédito. Se você está lutando com pensamentos negativos como “eu não sou bom o suficiente” ou “Eu não posso lidar com isso”, lembre-se de que a escolha é sua se você acredita ou não neles.

Quando algo do tipo surgir em sua mente, tente se lembrar no que estava pensando antes. Dessa forma, você faz a sua mente dar um passo para trás e deixa de lado coisas que não trarão nada de positivo para a sua vida, muito pelo contrário. Use essa técnica sempre que você precisar lidar com pensamentos inúteis.

Confie nas Suas Palavras

Quando estamos aconselhando um amigo deprimido esperamos o que? Que ele nos ouça e perceba o seu valor, certo? Quando isso não acontece é normal que o amigo conselheiro fique até mesmo com raiva e pense que a pessoa não quer ser ajudada. Então, se a ideia é passar a se amar mais você precisa se ajudar e começar ouvir o que o seu “amigo interior” te diz.

Se você quer que seus amigos confiem na sua palavra, é importante que primeiro você acredite nelas. Portanto, faça o mesmo e você se sentirá uma pessoa muito mais forte e que tem consciência de suas qualidades.

Celebre as Suas Conquistas

Já falamos sobre como ser o seu próprio melhor amigo em momentos difíceis, agora é a hora de falar sobre essa amizade nos momentos de alegria e sucesso. Comece a dar o real valor para as suas conquistas.

O ser humano tem o defeito de se esquecer muito facilmente das coisas boas e se lembrar apenas da ruim. Não deixe que isso faça parte da sua vida, mantenha o foco sempre no positivo. Claro que os erros não devem ser esquecidos, mas para nos servirem de exemplo para acertar no futuro e não como algo que nos coloca para baixo.

Aprenda a se amar e veja que as pessoas ao seu redor passarão a te valorizar ainda mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.