Citações Sobre a Cultura Brasileira: O Orgulho de Ser Brasileiro

O Que é Uma Citação?

Um trabalho de pesquisa inclui idéias e fatos recolhidos a partir de outras fontes, portanto uma citação dá credibilidade ao seu trabalho, mostrando que você trabalhou muito para coletar informações relevantes.

Demonstra a autenticidade de seu trabalho, mostrando que você encontrou a informação por si mesmo e não plagiou algum outro autor, permitindo que os leitores localizem suas fontes de informação.

Assim, cada vez que a pessoa citar ou parafrasear alguém do trabalho, ela deve nos dizer: quem escreveu a obra; como é chamada; e como nós podemos encontrar uma cópia da obra.

Conheça Melhor

Conheça Melhor

“Latinos são carinhosamente entusiasmados. No Brasil eles jogam flores em você. Na Argentina eles se jogam”.
Marlene Dietrich

“O Brasil é a nação mais negra em segundo lugar no mundo”.
Henry Louis Gates

“Então, México, Brasil, eles queriam a sua cultura nacional a ser “negro” – realmente marrom, uma bela mistura marrom. E, finalmente, eu descobri que em cada uma dessas sociedades as pessoas no fundo são as mais escuras peles com as características mais africanas”.
Henry Louis Gates

Essas são apenas algumas citações de pessoas famosas que refletem a cultura brasileira. No decorrer deste artigo veremos muitas outras. Mas primeiro temos que entender esse país imenso chamado Brasil e porque as pessoas têm tanto orgulho em serem brasileiras.

A Pessoa Nos Dá Esta Informação em Dois Lugares:

1.   No parágrafo onde ela está citando ou parafraseando. Isso é chamado de Citação no Texto, porque a pessoa vai colocar uma breve informação sobre o trabalho em parênteses.

2.   Nas obras citadas ou Referências da página no final do papel. Este é o lugar onde a pessoa coloca todas as informações as quais os leitores precisam encontrar, ou seja, uma cópia das obras que ela usou em seu trabalho.

Cultura do Brasil

A cultura do Brasil apresenta uma natureza muito diversa, refletindo uma mistura étnica e cultural que ocorreu no período colonial, envolvendo principalmente os nativos, portugueses e africanos.

No final do século 19 e início do século 20 vários imigrantes se estabeleceram no Brasil e desempenharam um papel importante em sua cultura, com a criação de uma sociedade multicultural.

Como conseqüência de três séculos de colonização pelo Império Português, o núcleo da cultura brasileira é derivada da cultura de Portugal. As heranças portuguesas incluem a linguagem, a religião predominante e os estilos arquitetônicos coloniais.

Esses aspectos, no entanto, também foram influenciados pelos africanos e pelas tradições indígenas, bem como os de outros países da Europa Ocidental.

Alguns aspectos da cultura brasileira são contribuições de italianos, alemães e outros imigrantes europeus. Os povos indígenas e africanos desempenharam um grande papel na formação da língua brasileira, culinária, música, dança e religião.

Esta cultura diversificada ajudou o Brasil a possuir muitas festas e festivais que se tornaram conhecidos em todo o mundo, como o carnaval brasileiro e o Bumba Meu Boi.  Esta alegre cultura cria um ambiente que faz do Brasil um destino popular para muitos turistas a cada ano.

A língua oficial do Brasil é o Português. É falada por cerca de 99% da população, tornando-se um dos mais fortes elementos de identidade nacional. Há apenas alguns grupos indígenas e pequenos grupos de imigrantes que não falam Português.
Refletindo o fundo misto da étnica do país, o Português do Brasil é uma variação da linguagem, que inclui um grande número de palavras de origens africanas e indígenas.

Religião

Cerca de 2/3 da população brasileira são católicos romanos. O catolicismo foi introduzido e se espalhou em grande parte pelos jesuítas portugueses, durante a colonização, com a missão de converter os povos indígenas.

Nas últimas décadas a sociedade brasileira tem assistido a um aumento do protestantismo. Entre 1940 e 2010, a porcentagem de católicos caiu enquanto os protestantes e suas várias denominações subiram.

O Carnaval

O Carnaval brasileiro é um festival anual realizado 46 dias antes da Páscoa. O Carnaval é o mais famoso evento de férias no Brasil e se tornou uma festa de grandes proporções. O país para completamente durante quase uma semana e os festejos ocorrem de dia, principalmente em cidades costeiras, e a noite, como os desfiles das escolas de Samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Os gêneros típicos da música do carnaval brasileiro são: samba-enredo e marchinha (no Rio de Janeiro e da Região Sudeste), frevo, maracatu e Axé música (em Pernambuco, Bahia e região Nordeste).

Culinária Brasileira

O prato nacional do Brasil, feijoada, contém feijão preto cozido com carne de porco, e muitos outros elementos. A cozinha brasileira varia muito conforme a região. Essa diversidade se reflete pela mistura no país de nativos e imigrantes. Isso criou um estilo de cozinha nacional, marcada pela preservação das diferenças regionais.

O arroz e o feijão, também presentes na feijoada, e considerado básico nas mesas brasileiras, é considerado altamente saudável, pois contém quase todos os aminoácidos, fibras e amidos necessários para o nosso corpo.

Cultura do Nosso Brasil

Cultura do Nosso Brasil

Arte Brasileira

Pintura e escultura

Os exemplos mais antigos conhecidos da arte brasileira são pinturas rupestres na Serra da Capivara, no Parque Nacional no estado do Piauí.  Em Minas Gerais e Goiás foram encontrados exemplos mais recentes que mostram padrões geométricos e formas de animais.

Um dos tipos mais sofisticados de da era pré-colombiana encontrado no Brasil é a sofisticada Marajoara cerâmica. O Barroco no Brasil floresceu na Bahia e Pernambuco e Minas Gerais, gerando artistas valiosos como Manuel da Costa Ataíde e, especialmente, o escultor-arquiteto Aleijadinho.

O início do século 20 viu uma luta entre antigas escolas e tendências modernistas. Importantes artistas como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral foram ambas foram pioneiras da arte brasileira.

Elas participaram da Semana de Arte Moderna festival, realizado em São Paulo em 1922, que renovou o ambiente artístico e cultural da cidade e também apresentou artistas como Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro e Victor Brecheret.

Citações Brasileiras

“Irlanda, Itália e Brasil são os lugares mais musicais para mim. Eles são extremamente culturas musicais e tudo o que eles basicamente lançam é sucesso”.
James Taylor

“Não fui incentivado a seguir a carreira de um escritor, porque meus pais achavam que eu ia morrer de fome. Eles pensavam que ninguém podia fazer uma vida de escritor no Brasil. Eles não estavam errados”.
Paulo Coelho

“Se você olhar ao redor do Brasil você vê as mulheres grávidas em todo lugar. Aqui você não vê isso muito. Não, a única coisa que eles fazem são bebês, bebês, bebês! Especialmente as famílias pobres”.
Adriana Lima

“Isso foi durante um período em que eu estava produzindo registros no Brasil de 66 e fui infectado por música brasileira”.
Herb Alpert

“E a minha geração no Brasil foi influenciada pelo Cinema Novo. Então, nós estamos repetindo o que foi feito assim no passado”.
Walter Salles

“Além disso, existem agora novas leis no Brasil que criam incentivos para filmes argentinos e latino-americanos a serem estreados e distribuídos no Brasil e vice-versa”.
Walter Salles

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.