Avareza – Reflexões e Mensagens

Muitas pessoas já ouviram a expressão “o dinheiro é a raiz de todo o mal”, mas a real tradução da Bíblia é “o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal.” A avareza, muitas vezes usada como sinônimo de ganância apresenta uma moral questionável, e é voltada para a ideia de consumo para a riqueza material, ainda que à custa das relações pessoais e de crescimento espiritual. A avareza é considerada um dos sete pecados capitais na doutrina católica.

A ideia de acumular uma fortuna pessoal através do trabalho duro ou investimento criterioso geralmente não é considerada um pecado mortal, mas se o sucesso financeiro chega como o resultado de uma busca desenfreada pela riqueza, então ele poderia ser corretamente descrito como avareza.

O dinheiro pode ser uma força poderosa de motivação para muitas pessoas, mas geralmente há uma bússola moral interna que permite que uma pessoa aceite até certo nível de segurança, riqueza material ou conforto. A pessoa que possui avareza muitas vezes ignora essa bússola moral interior em favor da riqueza acumulando mais e mais.

Há aqueles que argumentam que uma quantidade moderada de avareza ou ganância é necessária para que um sistema econômico capitalista possa funcionar idealmente deva ser projetado.

http://www.youtube.com/watch?v=_AjNF4Q7wDA

Alguns participantes de uma economia capitalista devem ser impulsionados pela ganância ou avareza pessoal para adquirir riqueza material e poder, tanto quanto possível. Desta forma, outras pessoas poderão se beneficiar da necessidade de bens e serviços criados pelas classes dos ricos.

Essencialmente, certo nível de ganância ou avareza não pode contribuir para que um banqueiro de investimento seja grande ser humano, mas pode fazer-lhe uma importante força motriz de uma economia puramente capitalista.

A avareza não é para ser confundida com outros pecados como a inveja ou o ciúme. As pessoas podem se tornar ciumentas ou invejosas do sucesso material dos outros, mas a avareza vem de dentro de nossos próprios desejos e prioridades.

Alguém verdadeiramente controlado pela avareza não é particularmente preocupado com o relativo sucesso ou fracasso dos outros, desde que as desgraças dessas pessoas tenham pouca ou nenhuma influência sobre a sua própria vida.

Alguns capitalistas podem ser vistos por seus críticos como avarentos, uma vez que sua única motivação para a criação de novos projetos é a aquisição adicional de riqueza pessoal, e não um interesse filantrópico para com seus semelhantes.

Frases Sobre Avareza

Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.
Sêneca

A avareza é um tirano bem cruel; manda ajuntar e proíbe o uso daquilo que se junta; visita o desejo e interdiz o gozo.
Plutarco

Um dos primeiros efeitos da beleza feminina sobre um homem é o de tirar-lhe a avareza.
Ítalo Svevo

Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam, como se fossem morrer.
Aristóteles

A avareza começa onde termina a pobreza.
Honoré de Balzac

A luxúria é como a avareza: aumenta a sua própria sede com a aquisição de tesouros.

Barão de Montesquieu
A luxúria é como a avareza: quantos mais tesouros têm, mais sôfrega se torna.
Barão de Montesquieu

Foge do luxo; ao mesmo tempo lembra-te de evitar / O crime da avareza; ambos prejudicam a reputação.
Catão

Análise: A Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith

É a vaidade e não o prazer que nos interessa

Qual a finalidade da avareza e da ambição, da busca de riqueza, poder e preeminência? Será para suprir as necessidades da natureza? O salário do mais pobre trabalhador pode supri-las. Vemos que esse salário lhe permite ter comida e roupas, o conforto de uma casa e de uma família. Se examinássemos a sua economia com rigor, constataríamos que ele gasta grande parte do que ganha com conveniências que podem ser consideradas supérfluas.

[…] Qual é, então, a causa da nossa aversão à sua situação, e por que os que foram educados nas camadas mais elevadas consideram pior que a morte serem reduzidos a viver, mesmo sem trabalhar, compartilhando com ele a mesma comida simples, a habitar o mesmo teto modesto e a vestir-se com os mesmos trajes humildes?

Por acaso imaginam que têm um estômago superior ou que dormem melhor num palácio do que numa cabana? [… ] De onde, portanto, nasce a emulação que permeia todas as diferentes classes de homens, e quais são as vantagens que pretendemos com esse grande propósito da vida humana a que chamamos melhorar nossa condição?

Ser notado, ser ouvido, ser tratado com simpatia e afabilidade e ser visto com aprovação são todas as vantagens que se pode pretender obter com isso. É a vaidade, e não a tranquilidade ou o prazer, que nos interessa. Mas a vaidade sempre tem por base a convicção de sermos objeto de atenção e aprovação.

O homem rico deleita-se com as suas riquezas por julgar que elas naturalmente lhe atraem a atenção do mundo e que os homens estão dispostos a acompanhá-lo em todas as agradáveis emoções que as vantagens da sua situação tão prontamente inspiram a ele. Quando tal pensamento lhe ocorre, o seu coração parece crescer e dilatar-se dentro do peito, e ele aprecia a sua riqueza mais por esse motivo do que por todas as outras vantagens que ela lhe traz.
Adam Smith

A Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith, nos mostra a vaidade como centro de todos os problemas humanos. A necessidade do Ser humano de ser aprovado na cultura onde vive, faz-lhe um indivíduo voltado de forma inabalável para construir uma riqueza, ainda que sofra com isso, impactando de modo negativo sua vida pessoal e emocional.

Nestes casos, só o que interessa é o acúmulo de riqueza, pois o Homem está com a avareza dentro de seu coração. Resta-nos uma única reflexão, mas que é extremamente importante: afinal, para que ser avarento e acumular riqueza, ter privilégios na sociedade na qual vive, ter a vaidade exacerbada que é ratificada todos os dias pela aprovação que o indivíduo sente por parte dos outros em continuar a querer sempre mais e mais, se no final todos morrem um dia?

Cabe a você, caro leitor refletir sobre quais são as prioridades em sua vida.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.