Sábias e Belas Frases de Fernando Sabino

Quem não conhece as sábias e belas frases de Fernando Sabino. Nesse artigo iremos analisar algumas delas, mas antes vamos conhecer um pouco da vida desse escritor que tantas obras literárias importantes deixaram para todos nós.

Fernando Sabino começou a escrever desde a sua juventude e por isso, se tornou um dos melhores escritores brasileiros, conhecidos inclusive em outros países.

Famoso Escritor

Famoso Escritor

É sobre a vida esse garne escritor que iremos conhecer agora um pouco mais, para engradecer ainda mais nossos conhecimentos, e quem sabe um dia, tentar escrever alguma obra de literatura inspirados pela grande sabedoria desse homem notável chamado Fernando Sabino.

Breve Resumo da Vida de Fernando Sabino

Fernando Tavares Sabino nascido em Belo Horizonte foi um grande escritor e jornalista brasileiro. Durante sua juventude, foi locutor de programa de rádio e a partir daí começou a colaborar com seus artigos nas revistas da cidade, o que fez com que ele ganhasse diversos prêmios em concursos dos quais participou.

Cursou a Faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator. Seu primeiro livro de contos, chamado “Os grilos não cantam mais”, no Rio de Janeiro quando o autor tinha somente dezoito anos. Conheceu Vinicius de Moraes, de quem se tornou amigo, viajando com ele aos Estados Unidos da América, onde morou por dois anos em Nova Iorque com sua primeira esposa e sua primeira filha.

Principais Obras Literárias

“O encontro marcado” foi uma de suas obras mais conhecidas, lançada em 1956, e foi adaptada para o teatro. Sabino decidiu, então (1957), viver exclusivamente como escritor e jornalista. Iniciou uma produção diária de crônicas para o Jornal do Brasil, escrevendo mensalmente também para a revista Senhor.

No ano de 1960, Fernando Sabino publicou o livro “O homem nu”. Publicou, em 1962, “A mulher do vizinho”, que recebeu o Prêmio Fernando Chinaglia.

Fundou no ano de 1967, a Editora Sabiá, onde publicou livros de Otto Lara Resende, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Clarice Lispector, Vinicius de Moraes entre outros.

No mês de julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.

Principais Frases de Fernando Sabino

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Nessa citação Sabino deixa transparecer a todos os seus leitores o modo como vivia e sentia intensamente a sua vida.

A intensidade com que os momentos de nossa existência são vivenciados. Por isso que cada minuto de nossa vida vale a pena, pois podem se tornar momentos inesquecíveis para todos que tiverem a coragem de viver a vida intensamente.

“Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um”. Nessa citação Sabino como homem inteligente que é visualizou um processo democrático no qual a participação ativa de cada membro da sociedade é de extrema importância para que essa democracia se consolide.

“Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” Nessa citação de Sabino é possível entender que a vida é um processo que às vezes pode nos impedir de ir ao encontro de algo ou de alguém.

Mas nesses momentos nos precisamos ter força o suficiente para que possamos fazer de cada obstáculo um incentivo para continuar tentando alcançar nossos objetivos e metas pessoais.

Frases Famosas

Frases Famosas

“Não confio em produto local. Sempre que viajo levo meu uísque e minha mulher.”
“Infidelidade é como apanhar o seu sócio roubando dinheiro do caixa”. Nessas duas citações podemos verificar que há dentro da obra de Sabino, certo toque de um refinado humor, que faz com que suas obras literárias se tornem bastante interessante para todos os leitores que apreciam um bom e inteligente livro ou peça que ele costumava escrever com grande maestria.

Saber usar as palavras de modo certo ou adequado é um dom que poucos escritores possuem, e Fernando Sabino com certeza tinha esse dom, pois sabia como ninguém falar aos corações apaixonados, quando devia, ou falar sobre política e humor quando era necessário. Por isso, a obra de Fernando Sabino é considerada tão completa e ele é respeitado por muitos com um dos melhores escritores brasileiros.

“Os homens se dividem em duas espécies: os que têm medo de viajar de avião e os que fingem que não têm” De novo nessa citação Fernando Sabino nos demonstra que tem certo modo de escrever que às vezes beira um pouco um humor.

Como homem inteligente que era sempre procurava encontrar as palavras mais adequadas para que pudesse descrever algum tipo de situação, para que seus leitores tivessem a oportunidade de conseguir captar todas as inteligentes mensagens que ele costumava passar em suas principais obras literárias.

Considerações Finais

É muito bom fazer uma boa reflexão sobre as frases e as citações do grande escritor Fernando Sabino, que infelizmente já não existe mais entre nós, porém suas obras literárias serão sempre eternas. Seu humor às vezes velado, sua maneira de encarar os problemas e conflitos da vida cotidiana, sua inteligência e sua maneira de abordar os vários temas que cercavam a sociedade na qual, vivia fez dele com certeza um dos maiores escritores de todos os tempos.

Por isso é sempre interessante conhecer algumas de suas obras literárias, pois delas podemos tirar muitos exemplos e trazê-los para nossa própria vida.

Aliás, é por isso mesmo que servem as obras de arte: os seres humanos fazem uma reflexão sobre eles e a partir daí extraem o que elas têm de melhor para suas vidas. Com Fernando Sabino, com certeza todos os seus leitores terão muito que aprender refletir e trazer suas experiências para experimentar em suas próprias vidas. Será uma experiência fantástica que com certeza valerá muito a pena.

Porém para se tornar um escritor como Fernando Sabino é necessário escrever com muita emoção, realismo e verdade, e acima de tudo ter um coração imenso que caiba todos os versos, poemas e citações para espalhar todos eles entre as pessoas que sempre estarão em sua volta. Fernando Sabino foi com certeza um homem exemplar que sempre será lembrado por todos que apreciam a arte em sua essência mais pura.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.