A Importância do Pensamento

Tem hábitos em nossas vidas que passam despercebidos, como por exemplo, você alguma vez na vida já parou e pensou que tudo o que dizemos, anteriormente pensamos, ainda que seja de forma automática? Até porque nós estamos pensamos durante as 24 horas do dia.

Isso quer dizer que pensamos até mesmo quando estamos dormindo. Então, o pensamento é algo tremendamente importante para nossas vidas. Mas será que pensamos da forma correta? Será que há uma forma correta de se pensar?

A Importância do Pensamento

Positivismo X Negativismo

Cientistas descobriram que, por meio de uma pesquisa, que os seres humanos fazem uso de aproximadamente 70% de seus pensamentos apenas para pensar em termos negativos. Se levarmos em consideração que os pensamentos são forma de ondas que são transmitidas pelo mental, concluímos que as pessoas criam em torno de si próprias um campo magnético composto com cerca de 70% negatividade, e que ao mesmo tempo traz para o ambiente e para tudo a sua volta ao longo do dia.

Um dado bastante assustador e que pode ser mudado, pense nisso! Uma das formas de alterar essa estatística é vigiar a si próprio durante todo o dia.  Quando tiver a percepção de que vai pensar negativamente, pense em três coisas boas.

Claro que a volta do pensamento negativo será quase inevitável, mas somos nós mesmos que o geramos, com isso, pense em três coisas boas de novo e de novo. Faça isso até habituar-se a pensar de forma positiva.

Nós já explicamos sobre o pensamento negativo, agora vamos explicar sobre o pensamento positivo. Esse tipo de pensamento está relacionado àquilo que lhe faz feliz e lhe rende alguma forma de prazer, como um alimento que lhe faça bem, uma música que lhe proporcione paz, a lembrança de um sorriso amigo, uma história engraçada, e ainda muitas outras coisas.

Dentre muitos, escolha um ação negativa que tencione eliminar e procure fazer essa atividade com seu pensamento durante vários dias, ou seja, pensar em três coisas boas quando pensa em uma ruim. O resultado dessa façanha não está ligado a ninguém, depende exclusivamente de você e não será necessário gastar nada com isso, ao contrário: você conseguirá manter muita positividade ao seu redor.

Reflexões

É fundamental compreendermos que os sentimentos e pensamentos realizam coisas em nossas vidas. Que isso seja uma forma positiva de estimular o bom pensamento na prática e assim, possamos, de certa forma, viver uma vida mais feliz. Devemos salientar que é mais fundamental que juntarmos dias às nossas vidas é termos a chance de uma existência melhor. A grande dificuldade na vida das pessoas está em não se achar no direito de ser feliz e de viver coisas boas, por isso, encontra no pensamento negativo algo de próximo, de familiar. Muitas não têm a coragem de largar o negativismo de lado e partir para o pensamento positivo, dar-se a chance de viver situações de alegria, de saúde e paz. Claro que há sofrimentos inevitáveis, mas há ainda aqueles que nós mesmos causamos, especialmente quando sofremos por antecipação, quando algo de ruim ainda nem aconteceu e talvez nem venha a acontecer.

Até mesmo os grandes nomes da história sabiam da importância do pensamento, como por exemplo, Albert Einstein, que dizia que as pessoas vivenciam a si próprias, seus pensamentos como uma coisa diversa do restante do mundo, traçando uma forma de ilusão de ótica da consciência. Essa ilusão acaba se transformando numa prisão que nos limita a nossos conceitos, desejos pessoais, e ao carinho dispensando aos mais próximos.

Nossa tarefa principal é a de nos libertamos das amarras, aumentando nossa área de compaixão, para que a mesma alcance a todas as pessoas e ainda a toda a natureza. Jamais se poderá alcançar totalmente esse objetivo, entretanto é importante lutar para a sua realização e isso já se torna parte integrante da libertação e o fundamento de nossa garantia interior.

O ser humano nasceu para ser livre em seu pensamento; liberto das angustias, dos seus complexos, dos desajustamentos, dos transtornos, do sofrimento e do medo. É preciso procurar essa liberdade especialmente quando nos sentimos mal com as amarras constantes. A felicidade está ligada à necessidade de transcender.

Quem sabe não consigamos obter essa liberdade totalmente, mas a busca por ela já nos proporciona experimentar a felicidade de nos sentirmos vivos e o prazer de buscar as coisas certas, o que precisa ser cumprido.

Já a forma de pensar do grande líder espiritual Mahatma Ghandi, também implica o positivismo, lembrando que precisamos ter sempre pensamentos bons, já que os mesmos são transformados em atitudes e palavras. É importante que tenhamos palavras boas, porque elas, pouco a pouco são transformadas em ações. E, tendo boas ações, logo elas se transformarão em hábitos melhores.

Quando temos bons hábitos, eles se tornam em valores bons e repletos de positividade. Obtendo uma vida repleta de bons valores, acabamos que somos capazes de transformar nosso próprio destino. Além disso, segundo Ghandi, nossas enfermidades são consequências não apenas de nosso modo de viver, mas ainda de nossa forma de pensar. Para que nos sintamos bem é necessário que tenhamos ações do bem, e, para isso, é preciso que pensemos o bem.

O pensamento é começo de todo o processo da vida, tudo o que vem depois disso é somente consequência.

É impossível que consigamos dominar algo, sem que possamos dominar nosso próprio pensamento. Há duas formas de consciência, aquela na qual podemos intervir, ou seja, no consciente e a inconsciente, que guarda todos os momentos que passamos em nossa vida, e dominá-la é um tanto mais complicado.

Ao contrário do que muitos acham, descobriu-se que as pessoas que estão ligadas a uma religião, e que seguem uma conduta religiosa e ética, têm uma melhor vivência. Parece que sofrem menos, já que alteram a sua forma de pensar, deixando-se preocupar menos com as situações do dia a dia ou até mesmo possuem uma visão diferenciada dos fatos, determinando um estilo de vida próprio.

A importância do pensamento está intimamente ligada à nossa existência, e por isso, pensar o bem é quase realizá-lo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.