A Importância de Se Aceitar

Grande parte das pessoas que são infelizes o são porque não se aceitam. Todo mundo nasce com uma cota de qualidades e outra de defeitos, compreender isso é fundamental para quem deseja ser realmente feliz. Os sofrimentos mais corriqueiros do dia a dia são o resultado de uma não aceitação de quem se é.

Se você tem passado por situações difíceis e encontrado dificuldades para aceitar quem é e assim ter uma vida plena e feliz reflita sobre o que tem feito verdadeiramente por si mesmo. Existem alguns momentos na vida em que é válido e necessário ser egoísta para poder olhar profundamente para dentro de si.

Veja a Si Mesmo

Quem não vê a si mesmo não vê mais nada em sua vida, sendo assim o primeiro esforço para a autoaceitação é saber quem você é. Comece refletindo sobre tem sido a sua vida nos últimos tempos e o que tem feito para melhorar o que não anda bem. Algumas pessoas se escondem atrás das frustrações para não precisar sair de sua zona de conforto e tomar as rédeas de sua vida.

Admitir que se tem sido covarde para enfrentar as dificuldades que a vida apresenta é o primeiro passo para ver realmente quem você é. Depois de pensar sobre o que não tem feito e que poderia ser feito para mudar a situação é importante traçar um plano sobre o que pode ser feito para o futuro.

A partir dessas reflexões você poderá saber quem é no momento e quem deseja ser futuramente. Entenda que esse momento é essencial para poder seguir adiante e superar tudo aquilo que você não aceita em si mesmo.

Os Defeitos

Existem dois tipos de defeitos que fazem com que as pessoas não se aceitem, os defeitos de comportamento e os defeitos físicos. Em ambos os casos essa não-aceitação pode ter graves consequências. Ter medo, ser inseguro, ter algum vício são problemas que geram uma revolta contra si mesmo.

Mas, antes de cair no lugar-comum de se sentir um coitado que merece a piedade alheia saiba que é importante saber como lutar contra as suas características inerentes que tanto te incomodam. Se o problema é que você é inseguro deve começar a lutar contra o que freia a sua coragem. Superar os seus medos e dificuldades é vencer.

Já quem sofre por não se aceitar fisicamente é necessário compreender que todos têm pontos fortes e fracos na sua aparência. Alguns desses “defeitos” podem ser contornados com mudanças em sua vida. Por exemplo, pessoas que se incomodam por estarem acima do peso podem mudar a sua dieta alimentar e começar a fazer exercícios.

Limites

Mudar o que te incomoda pode ser uma boa maneira para começar a gostar de si mesmo, porém, é fundamental que se tenha limites. Nesse ponto é essencial saber aceitar algumas características suas. Tem casos em que determinadas características não podem ser mudadas, porém, você pode mudar a forma como enxerga a si mesmo.

Quando você passa a ter compaixão por si mesmo é mais fácil entender que alguns defeitos não te tornam a pior das pessoas do mundo. Não ultrapasse os limites da sua saúde mental e física em busca de se tornar um ideal de pessoa que você não é. Na vida temos que saber reconhecer que não podemos fazer tudo o que queremos ou desejamos.

Perdoe a Si Mesmo

O caminho para se aceitar é saber perdoar a si mesmo por não ser uma pessoa perfeita como se desejava ser. Saiba que mesmo tendo algo que você detesta em si mesmo existem outras inúmeras qualidades que te tornam querido pelos demais. Dessa forma entenda que você é humano e perdoe a si mesmo por ter falhas.

Se você não tivesse falhas não seria humano sendo assim é natural enfrente dilemas existenciais. Pare de se punir pelo o que não aceita em si mesmo, quando algo der errado em sua vida não pense que isso é culpa de um grande defeito que você tem. Saiba que sempre que as dificuldades aparecem é sinal de algo maravilhoso ainda está por vir.

Aceitando-se

Depois de saber quem você é, entender quais são os defeitos que te fazem não se aceitar e perdoar a si mesmo por isso chega o momento de finalmente dizer a si mesmo que se aceita plenamente. Passe a se olhar no espelho e por dentro com confiança sabendo que a pessoa que você vê é tão forte que foi capaz de superar uma grande dificuldade, encontrar o perdão para si mesmo.

A Importância de Se Aceitar

Perceba que a partir do momento que você se aceita passa a ser uma pessoa melhor e mais atrativa para as demais. As pessoas não gostam daqueles que somente reclamam que a vida vai mal ou mesmo não conseguem realizar os seus sonhos. Quem reconhece que tem dificuldades e as enfrenta em busca de algo maior merece a admiração dos demais.

Frases

Para te incentivar a pensar mais sobre o assunto e encontrar a autoaceitação selecionamos algumas frases sobre o tema, confira abaixo:

“Há uma espécie de conforto na auto-condenação. Quando nos condenamos, pensamos que ninguém mais tem o direito de o fazer.” – Oscar Wilde

“Um homem mal-instruído culpa os outros por seu sofrimento. Um homem que já começou sua instrução culpa a si mesmo. E um homem cuja instrução está completa não culpa nem os outros, nem a si mesmo.” – Carlos Cardoso Aveline

“A forma como você se trata a si mesmo é a base para tratar os outros.” – Sonya Friedman

“A maior felicidade é a certeza de sermos amados exatamente como somos.” – Desconhecido

“Abandonar a vida por um sonho é estimá-la exatamente por quanto ela vale.” – Michel de Montaigne

“Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão.” – Friedrich De Schiller

“A verdadeira auto-estima não surge das grandes coisas que você faz, ou das coisas que você ganha, mas de uma apreciação de você mesmo de quem você é.” – Maxwell Maltz

“Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.” – Vladimir Maiakóvski

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Auto-Ajuda

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.