Tudo Sobre Trechos de Músicas Sertanejas Para Fotos

A música é uma das coisas mais bonitas que foram criadas pela humanidade. Por meio dela, além de transmitir entretenimento, os diferentes povos do mundo podem mostrar para si e para os outros, um pouco mais sobre a sua cultura e o seu estilo de vida, sendo que, por conta dos novos meios de comunicação, essas culturas podem ser conhecidas mais facilmente.

Por muitos anos (e ainda continua sendo assim) a cultura ocidental (leia-se cultura estadunidense) domina o planeta Terra, ditando o que as pessoas devem vestir, comer, ouvir, etc. A indústria do entretenimento nos EUA é muito forte, devido a esse tráfico de cultura e influência.

Mas, com a chegada dessas novas tecnologias, o poderio americano sobre a cultura tem entrado em declínio, já que outras culturas passaram a ser conhecidas e adoradas pelas pessoas.

Aqui no Brasil, por exemplo, a cultura é uma das mais ricas e complexas do mundo, justamente pela presença bastante grande de variedade dentro do próprio país, que foi colonizado por anos por pessoas vindas de, praticamente, todo canto do mundo. E, por conta de sua grande extensão territorial e pela vasta presença de culturas diferentes, é possível encontrar muitas peculiaridades nos quatro cantos do país. Enquanto no Nordeste um dos pratos mais conhecidos é o Vatapá, na parte Norte, faz sucesso o Pato no Tucupi, entre outras características.

E, em se tratando de música, o país também tem uma vasta gama de estilos musicais. No entanto, os estilos que mais dominam as paradas musicais no Brasil são o sertanejo, que, nos últimos anos, ganhou uma nova roupagem, e o funk, som que se originou nas periferias e favelas do Rio de Janeiro e São Paulo, lançando hoje, nomes da música que ganham projeção internacional.

Voltando ao sertanejo, esse é um estilo que, de longe, consegue atrair mais ouvintes, e isso reflete e muito por conta do inicio da população brasileira, que começou a se desenvolver no interior, locais onde esse estilo musical se origina, geralmente.

A Música Sertaneja No Brasil

Aqui no Brasil, a música sertaneja nasceu no início dos anos 1910, nas áreas rurais e nas áreas urbanas que começavam a despontar e a se tornar cidades, de fato, sendo que, nessa época, o gênero mais conhecido era o samba. Mas, bem antes do surgimento do sertanejo, as músicas “raiz”, que utilizavam tanto o canto quanto instrumentos musicais como a viola, já existiam aos montes no interior do país. Era bastante comum, no começo do sertanejo, a presença de várias duplas, que dividiam os cânticos, criando duetos que misturavam diferentes tons de voz e entonação, dando mais verdade na hora de cantar. E isso era muito bom, visto que muitas músicas desse estilo eram mais voltadas para contar histórias de vida dessas pessoas, ou “causos” contados por outras pessoas.

São vários os estados brasileiros onde o sertanejo reina, como São Paulo e Minas Gerais, mas podemos destacar um dos principais, que é o estado de Goiás. Inclusive, ele é uma das referências quando se trata de estado sertanejo, pois, da segunda metade do século XX, principalmente nos anos 1980, surgiram muitas duplas sertanejas de renome nacional, que eram provindas das cidades goianas, como a dupla Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Chrystian e Ralf, Bruno e Marrone, entre vários outros. Tais duplas surgiram na época em que o sertanejo se encontrava em sua terceira era, que era a do sertanejo romântico. Pensava-se que, com a chegada da quarta era, que é a do sertanejo universitário, que está até hoje nas paradas de sucesso, diversos outros estados teriam representantes para mostrar. O fato realmente aconteceu, porém, Goiás ainda segue sendo importante nesse cenário, oferecendo vários cantores nessa nova linha sertaneja.

Mas o sertanejo não comporta somente vozes conjuntas – nem somente masculinas. Diversos nomes do gênero fizeram e ainda fazem sucesso, podendo destacar aqui a cantora Inezita Barroso, que foi uma pioneira quando se trata do assunto de o lugar da mulher na música sertaneja. Depois dela, uma das maiores vozes e que, hoje, é considerada a rainha da música sertaneja é a cantora Roberta Miranda. Além disso, o cantor Sérgio Reis, Renato Teixeira e Almir Sater, por exemplo, são grandes expoentes do sertanejo no país, seguindo carreira solo.

Algumas duplas alcançaram tremendo sucesso no país, como a dupla Rick Renner, que estourou no fim dos anos 1980 e viveu o seu ápice no fim dos anos 1990 e metade dos anos 2000. No entanto, depois de algumas desavenças entre os componentes da dupla, e de um comportamento inadequado de Renner, um dos cantores, Rick resolveu dissolver a parceria (tendo acontecido essa dissolução por duas vezes), assumindo uma carreira solo para si, tendo Renner feito o mesmo.

Atualmente, os nomes da nova era do sertanejo, o universitário, estão cada vez mais na boca do povo, muito por conta da popularização das redes sociais e dos serviços de streaming de música, como o Spotify, que faz com que essas músicas sejam mais facilmente executadas para essas pessoas, o que fomenta ainda mais a indústria da música digital.

Spotify

Spotify

Como pode-se ver, um nicho está se abrindo cada vez mais, que é a música por meio das mídias digitais, e outras estão se fechando, como é o caso da música distribuída por meio das mídias físicas, como o CD, popular armazenamento de dados que estourou nos anos 1990 e viveu seu apogeu durante a primeira década do século XXI. Hoje, tais CDs ainda insistem em aparecer, mas em um número bem menor do que de outrora. Isso indica que os hábitos mundiais estão mudando e, também, indica que uma sociedade ainda mais imersa em uma sociedade tecnológica e virtual está para chegar.

Sabe aquela foto que você gostou muito e que decidiu postar em uma rede social, mas não tem uma legenda que você ache que, realmente, combine com a sua foto? Ou acha que o trecho de uma música sertaneja iria cair muito bem para ela? Pois bem: no link a seguir, estão disponibilizadas diversas dessas frases, bem curtas em sua maioria:

https://www.trechosdemusica.com.br/sertanejas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Musical

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.