Páscoa

Celebrar é uma das coisas preferidas dos seres humanos, que não hesitam em perder uma comemoração que seja. Desde o time do coração que ganha um torneio ou o próprio aniversário, a questão é que ninguém gosta de deixar de comemorar algo, para poderem confraternizar entre si com uma comida e bebida.

Mas essas festas também são bastante esperadas pelos religiosos, principalmente pelos cristãos, que possuem diversas datas comemorativas em seus calendários religiosos: Natal, Corpus Christi, Páscoa, entre outros. Diferente de outras festas, tais festas religiosas têm como objetivo principal celebrar a lembrança de algo que fora muito forte para a religião, com a intenção de provocar uma reflexão entre as pessoas que professam a religião para que elas possam viver, cada vez mais, sobre os preceitos da doutrina.

No caso dos cristãos católicos, a data mais importante em se tratando de celebração é o dia da Páscoa, por causa de seu forte simbolismo religioso. Embora hoje muitas pessoas atrelem o dia da páscoa como sinônimo de “chocolate”, muitas pessoas não hesitam em acompanhar o verdadeiro símbolo da data.

A Páscoa

Algumas pessoas acreditam que a páscoa surgiu somente com o nascimento de Jesus Cristo, e pelo que já sabemos, não foi bem assim. Ela já existia bem antes do nascimento de Jesus Cristo, sendo uma prática incorporada muitos anos depois da morte do messias cristão. Era uma festa, então, Judeia.

E, na época da páscoa, os católicos aprendem um pouco mais sobre os últimos ensinamentos passados por Jesus aos seus discípulos, incluindo aí os milagres e as lições passadas pelo filho de Deus aos seus apóstolos, para que eles repassarem para a humanidade através dos tempos. Hoje, a páscoa já é vista como a festa da ressureição de Jesus Cristo, sendo essa simbologia levada a todo o planeta, sem exceção.

A história da páscoa do senhor tem como pano de fundo o nascimento de Jesus, no qual é comemorado o Natal. Tudo começou quando Deus viu que era necessário agir por conta dos rumos que a humanidade estava tomando. Assim, mandou à Terra seu único filho, Jesus, que foi gerada por Maria, uma jovem camponesa muito temente à Deus. Sua gravidez só foi possível com a benção do espírito santo sobre a jovem. Tempos depois, deu à luz a um menino, o que o chamou de Jesus. Com o passar do tempo, Jesus foi crescendo, sendo criado aos preceitos judaicos. Desde muito criança, já mostrava o propósito de sua nascença, o que deixava os sacerdotes bastante perplexos com sua desenvoltura.

Com a idade adulta aproximando, e Jesus vendo que sua vida já estava chegando ao fim, decidiu que era hora de começar a instruir os seus apóstolos a praticarem tudo aquilo que fosse bom e pertinente com uma vida religiosa. Assim, realizou curas, ajudou pessoas com fome, entre muitas coisas mais.

Perto dos 30 anos, foi batizado por João Batista, um profeta que logo viu que se tratava do grande Salvador. As reações contrárias a Jesus começaram a aparecer aos montes, sendo que muitos sacerdotes estavam ficando descontentes com as ações de Jesus, sobretudo às suas críticas ao sistema religioso da época, que explorava as pessoas descaradamente. Com o tempo, o número de afetos só aumento, até que culminou, aos 33 anos, em seu julgamento pelo romano Pôncio Pilatos.

Jesus foi entregue aos soldados romanos horas depois de ter se reunido em oração pela última vez com seus discípulos, já em mente sabendo que essa era a despedida. Também, nesse momento, se cumpriu o que Jesus tinha dito na última ceia, que era de que algum dos seus discípulos o haveria de trair. E Judas foi o traidor, que vendeu Jesus aos romanos por trinta moedas de prata.

Jesus foi levado até Pilatos, julgado e condenado a morte por, supostamente, “conspirar” contra César, para conseguir o seu trono. Nesse meio tempo, Jesus sofreu muita violência, sofrendo muito até a sua morte, quando foi crucificado na cruz e teve o corpo perfurado por uma lança.

Três dias depois de sua morte, quando a população estava voltando à sua rotina normal, foi anunciado que o corpo de Jesus não estava mais em sua sepultura. Dois anjos se encarregaram de avisar que Jesus havia ressuscitado. Pouco tempo depois, Jesus apareceu para seus discípulos, e permaneceu com eles por 40 dias, até que subiu para os céus eternamente, onde, segundo a religião, promete voltar para ajudar, novamente, a humanidade.

Ou seja, a páscoa nada mais é do que o significado de amor, compaixão e ajuda aos irmãos, sempre lembrada a data para que as pessoas possam acreditar ainda mais em Jesus e suas obras. Na Igreja católica, os preparativos para a páscoa começam desde bem cedo, logo depois do Carnaval: a quarta feira de cinzas, que tem como objetivo marcar o início da quaresma, que é um período muito importante para a religião cristã. Uma semana antes da páscoa, é realizado o “domingo de ramos”, que simbolizam a entrada de Jesus em Jerusalém. Está aberta, oficialmente, a semana santa.

Na quinta feira, é realizada a missa de lava-pés, onde algumas pessoas escolhidas de acordo com o tema específico vão ter os seus pés lavados pelo sacerdote, como forma de representar o que foi feito por Jesus anteriormente. Na sexta feira da paixão de Cristo, se relembra a sua morte, sendo um dia considerado triste pelos religiosos, onde não se admite o consumo de carne por quem professa a fé. Já no sábado, é dia de Aleluia: é o sábado onde é anunciada a ressureição do senhor, com a volta das músicas de veneração e com um tom mais animado. E, por fim, chega o dia de páscoas.

Frases Para Páscoa

As frases existentes para o período de páscoa são sempre voltadas para um cunho mais religioso, mas, existem também mensagens voltadas para o significado de compaixão, de amor ao próximo e de bondade. Para conferir algumas mensagens ou frases sobre essa, que é uma das datas mais importantes para quem segue Jesus Cristo, pode ser uma boa ideia. Confira algumas frases para a páscoa nesse link.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Páscoa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.