Declarações para o Dia dos Namorados

O dia dos namorados é chamado assim no Brasil, já em outros locais ele geralmente é conhecido como Dia de São Valentim. Essa é uma data comemorativa que tem por fim celebrar a união amorosa entre os namorados e pode também ser usada para mostrar carinho entre amigos. É muito comum nesse dia trocar cartões, presentes, chocolates e flores, tudo com temática bem romântica.

A data no Brasil ocorre no dia 12 de junho, em outros países ela ocorre no dia 14 de fevereiro.

A Origem Dessa Comemoração

Mesmo que não pareça que há uma relação, a data é uma comemoração cristã, já que é comemorada no dia de dois mártires cristãos diferentes.

No Brasil a data escolhida foi a véspera do dia de Santo Antônio, que é conhecido no nosso país como “santo casamenteiro”. Nos outros países a data escolhida é a mesma do dia de São Valentim.

Além da forte influência católica na comemoração desse dia, há também influência dos costumes romanos. Na Roma Antiga era celebrado um festival chamado de Lupercália, tal festival tinha o intuito de homenagear a deusa da mulher, fertilidade e casamento, chamada de Juno, e também o deus Pan, que era o deus da natureza, marcando assim o início da primavera. Esse festival tinha diversos rituais para a fertilidade, um deles, bem bizarro por sinal, era uma passeata onde os sacerdotes caminhavam pela cidade e iam batendo nas mulheres com correias feitas em couro de cabra, e dessa forma, assegurar a fecundidade das mesmas.

A História Do Dia Dos Namorados

Casal de Namorados

Casal de Namorados

A data é começou a ser comemorada em outros países antes de existir no Brasil.

São Valentim era um bispo da igreja católica, na época em que viveu, lutou contra um mandamento um tanto quanto estranho do então Imperador, chamado Cláudio II: proibir o casamento durante as guerras, pois acreditava que pessoas solteiras se saiam melhor durante o combate.

Pelo teor absurdo da lei, o bispo Valentim continuo celebrando casamentos para aqueles que desejam se unir escondido do Imperador, mas logo esse ficou sabendo e prendeu o bispo, o condenando a morte.

Durante a sua prisão ele se tornou “famoso”, recebendo bilhetes e flores, de pessoas que assim como ele, ainda acreditavam no amor. Ainda na prisão, conheceu a filha do carcereiro, que era uma jovem cega. Valentim se apaixonou pela jovem, e de forma milagrosa, conseguiu devolver a ela sua visão. Os dois viveram um romance proibido, e antes dele partir para sua execução, escreveu uma carta de despedida para a amada, e assinou como “De seu Valentim”.

A morte do bispo ocorreu no dia 14 de fevereiro, e foi considerada como um mártir pela igreja católica, quando ocorre um mártir quer dizer que a pessoa morreu em prol de sua fé, dessa forma essa pessoa se torna santo da igreja católica, mesmo sem a comprovação de milagres (apesar de ele ter realizado milagre em vida).

A data 14 de fevereiro é a data de véspera do festival romano chamado Lupercais.

Em uma versão da origem de uma forte comemoração do dia de São Valentim acredita-se que iniciou com um jejum em homenagem ao santo. O conceito de amor só é concretizado na sociedade depois do final da Idade Média, e é após esse tempo em que se celebra tal data dessa forma.

Para além dessa versão da história dessa data, há também outra, nessa versão acreditasse que os franceses e ingleses foram os pioneiros nessa comemoração, unindo o dia de São Valentim a comemoração dos namorados, por volta do século XVII. Depois de um tempo a data foi importada pelos Estados Unidos, que passaram a comemorar o Saint Valentine’s Day. No ano de 1840, uma grande empreendedora, Esther Howland, começou a vender cartões de Dia dos Namorados, e vendeu nessa data a quantia de cinco mil dólares, algo bem expressivo para a época, após isso, surgiu a tradição de se enviar cartões em tal data, que é extremamente forte nos Estados Unidos.

Saint Valentine’s Day

Saint Valentine’s Day

Antes do século XX essa data era comemorada principalmente nos países denominados anglo-saxões, mas há algum tempo ela tem se estendido para outros países.

Ao longo dos anos que se passaram a comemoração da data foi se tornando algo mais expressivo, e hoje é muito comemorada, sendo associada à troca de recados e principalmente de presentes.

As figuras em formato de coração, e a silhueta de um cupido são bem presentes no dia dos namorados, assim como as flores e os chocolates, que são os presentes mais escolhidos.

O Dia Dos Namorados No Brasil

Dia Dos Namorados No Brasil

Dia Dos Namorados No Brasil

Apesar do dia 14 de fevereiro ser considerado um quase todo o mundo como o dia mais romântico, o Brasil decidiu inovar e escolheu a data 12 de junho para comemoração do dia dos namorados.

No ano de 1948, o publicitário João Doria escolheu o dia 12 de junho para comemoração do dia dos namorados. Ele se inspirou no dia de São Valentim que ocorria em outros países do mundo, e trouxe para o Brasil a versão comemorada na véspera do dia de Santo Antônio, que é o santo conhecido como casamenteiro. No ano em questão ele lançou uma campanha publicitária, que tinha como slogan a frase: “Não é só com beijos que se prova o amor” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”, incentivando as pessoas a trocar presentes.

Apesar de que a data escolhida foi a de véspera do dia de um santo, ela não tem uma importância religiosa, sendo algo extremamente comercial. A criação da campanha ocorreu devido a um contrato com uma loja, que desejava que as vendas no mês de junho melhorassem. A campanha foi considerada a melhor do ano em São Paulo, e no ano seguinte, se expandiu para o Brasil inteiro.

Seu Forte Apelo Comercial

Não se pode deixar de falar o quanto essa data é capitalista. No Brasil, é a terceira melhor data para o comércio, ficando atrás do Dia das Mães e do Natal, o faturamento chega em algo perto da casa de 1,5 bilhão de reais.

Nos Estados Unidos é algo ainda maior,  no ano de 2019 o faturamento foi de 20,7 bilhões de dólares, o que equivale a quase 77 bilhões de reais.

Já falamos bastante sobre essa data comemorativa, desde suas origens até como ela se expressa e o que representa nos dias atuais.

Mas e você? Tem alguém especial na sua vida e quer mostrar isso para essa pessoa com palavras que expressem esse amor? Confira abaixo algumas declarações de amor perfeitas para enviar para aquela pessoa que faz seu coração bater mais forte.

Declarações Para O Primeiro Dia Dos Namorados:

“No nosso primeiro dia dos namorados juntos, quero resgatar todos os sentimentos que invadiram o meu coração desde o início do nosso relacionamento. 

No meio de tantas descobertas senti pela primeira vez um amor verdadeiro, onde não importa nada além da interação dos nossos sentimentos.

Com você soube como era me sentir cuidada e amada, ainda com o privilégio de ganhar uma bela amizade. Você trouxe clareza para a minha vida, e despertou em mim sentimentos que eu nem sabia que existiam.

Aprendi o valor da sinceridade e como minha vida é muito mais alegre com toda a sua cumplicidade. Nunca imaginei ter um namorado tão dedicado e apaixonado quanto você.

Espero que os nossos laços jamais sejam desfeitos, pois você desperta tudo de melhor que há em mim, e hoje já não imagino minha vida sem você ao meu lado. Vamos fazer deste o melhor de todos os dias dos namorados.”

Feliz dia dos namorados para nós, meu bem! Este é o primeiro que celebramos juntos. É uma estreia! Talvez por isso tenha tanta certeza que tudo vai correr bem e ser imensamente deslumbrante. Você é tão especial para mim!

Quero que saiba que faria qualquer coisa pela nossa união, por tudo que temos e ainda vamos construir. Neste dia tão marcante para todos os amantes do mundo eu quero gritar bem alto que sou feliz ao seu lado.

Preciso de você como de água para beber! É uma necessidade saudável, maravilhosamente inesquecível. É como se algo maior tivesse nos unido para celebrarmos o amor todos os dias. Te adoro, meu bem, e tudo farei para ser e te fazer feliz!”

Frase - Dia dos Namorados

Frase – Dia dos Namorados

Declaração Para Quem Acredita Que É Um Amor Predestinado:

“Estava destinado, estava escrito nas estrelas. Por todos os cantos do planeta se murmurava um segredo, por todo lado existia uma certeza, essa que agora conduz nossa história. 

A profecia dizia que mesmo com uma grande distância entre eles, dois corações se iriam encontrar e apaixonar perdidamente… Esses corações são os nossos, que depois de muitos anos sozinhos, se procurando um ao outro, se encontraram apesar dessa distância que existe entre os dois.

Feliz dia dos namorados! Meu amor, o que estava destinado acabou por acontecer, e o que o amor uniu, não há distância que possa separar. Somos namorados virtuais, mas nosso sentimento é mais real que qualquer realidade nesta vida.

Sonho ansiosamente pelo dia em que essa distância deixará de existir entre nós, e assim nossos corações possam estar juntos todos os dias, a toda a hora. Até lá eu prometo amar você, não importa o quê… Eu te Amo!”

Declaração Para Aqueles Que Já Se Casaram:

Casal de Casados

Casal de Casados

“Feliz dia dos namorados, meu amor! Somos casados, mas acima de tudo somos eternos namorados. Meu amor, depois de tantos anos, e quando olho nos seus olhos, continuo me perdendo em todas as maravilhas que vivem neles. 

Você representa tudo que existe de mais sublime neste mundo, e eu me sinto a pessoa mais afortunada por todos os dias ter você junto de mim. Construir uma vida ao seu lado tem sido a mais incrível e prazerosa das aventuras. Eu te amo!”

Declarações Para Quem Deseja Realizar Um Pedido De Namoro:

Hoje acordei e tive certeza de que este é o dia de confessar todo o amor que sinto por você. E também de fazer um pedido que pode fazer de mim a pessoa mais feliz do mundo: Quer namorar comigo?

Para mim já não existe vida longe de você, pois minha felicidade depende da sua, depende da sua existência junto da minha. Aceite meu pedido e seremos muito felizes juntos, eu prometo. Aceite meu pedido e faça deste dia dos namorados o mais feliz de sempre!”

“Você chegou na minha vida e no meu mundo e por lá foi ficando. Aos poucos um sentimento deu lugar a outro, e você se tornou indispensável para mim. Um dia acordei e tive certeza de que não posso mais viver sem o seu sorriso; de que dependo dele, do seu olhar meigo, e da sua voz tão melodiosa para ser feliz. 

Um dia acordei e tive certeza de que não era apenas amizade o que eu sinto por você, mas sim paixão! E hoje, que é o dia dos namorados, decidi que seria o melhor dia para fazer a pergunta que há algum tempo desejo fazer: ‘Quer namorar comigo?’.

Todo meu corpo vibra de felicidade só de pensar que você dirá ‘sim’! Eu não posso prometer o universo, nem tampouco este mundo, mas posso prometer que no que depender de mim tudo vou fazer para que você seja sempre feliz!

Ai! Como ficará perfeito o mundo se você corresponder aos meus sentimentos…”

Declarações Para Aqueles Que Estão Namorando Há Muitos Anos:

“Já perdi a conta de quantos dias dos namorados nós comemoramos juntos. Minha única certeza é que iremos celebrar todos os que estão por vir. Nosso amor está cada vez mais forte e só me faz ter mais certeza que você é o grande amor da minha vida.

Sou muito feliz ao seu lado. Acordar e ver o seu sorriso, é tudo que eu preciso para ter um ótimo dia. Prometo estar sempre aqui para comemorar, abraçar você e encher seu rosto de beijos!

Amo você, amor! É muito bom passar mais um dia dos namorados nos seus braços!”

Namorados Felizes Juntos

Namorados Felizes Juntos

“Depois de tantos anos continuamos caminhando de mãos dadas, e rindo como loucos de brincadeiras ridículas. Continuamos nos deslumbrando no olhar um do outro, e sentindo o coração disparar sem razão. 

Meu amor, minha esposa, feliz dia dos namorados, pois também nós somos e para sempre seremos namorados!

Se depois de tantos anos o sentimento que nos une continua ardente e crescendo, é justo acreditar que assim será para sempre.

Eu te amo! Hoje como antes, mas amanhã sei que vou amar mais ainda!”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dia dos Namorados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amei todos com poucas palavras fazemos o inpocivel para ser pocivel

    diana noronha 12 de dezembro de 2011 18:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.