-
O que é a Paixão?
Quantas vezes já escutamos de amigos, parentes ou de nós mesmos, que estávamos apaixonados por alguém. Esse sentimento denominado paixão é caracterizado por alguns como uma dádiva se correspondido, e uma fonte de tristeza e sofrimento se não for correspondido. Para especialistas, a paixão nada mais é do que uma condição patológica influenciada por fatores extramente instintivos como compatibilidade de comportamento, do cheiro, do som emitido pela fala, pela aparência que remete o padrão ideal de cada um , e até das projeções internas realizadas em um certo modelo de ser humano.
O assunto muitas veze discutido é: qual a diferença entre amor e paixão? Essa pergunta é muito difícil de se responder, uma vez que o significado de cada palavra é muita intima de cada individuo. Levando-se em conta que a paixão inibe as pessoas de estarem em 100% de sua capacidade mental e física completa ( por se tratar de uma patologia), e o amor é unicamente um sentimento puro e cordial, estar amando alguém é muito melhor do que estar apaixonado por alguém. Contudo, todos os amores iniciam com uma paixão. O ponto central seria: Quanto tempo dura uma paixão antes de virar amor?
-
Quanto Tempo Pode Durar uma Paixão Antes de Virar Amor?
Antes de tudo é bom estabelecer que o amor, só chega ao nível da pureza que ele requer, se for recíproco. Portanto para chegar nesse estágio de um relacionamento, a paixão não pode ser unilateral e obrigatoriamente tem de ser correspondida. Quem nunca se apaixonou na escolha, faculdade ou trabalho por alguém que nunca soube do interesse, ou que simplesmente ao saber preferiu manter a distancia ou a amizade. Isso pode acontecer, afinal os seres humanos são únicos, e sendo assim, tem gostos que variam e não necessariamente são recíprocos.
Portanto quando a paixão é correspondida, tudo é diferente. Os dias ficam melhores, as pessoas se tornam mais produtivas, o lado bom da vida fica muito mais evidente com relação as angustias e tristezas, e as pessoas são muito mais amáveis e sorridentes. Tempos depois, se tudo ocorre bem assim como o esperado, esse sentimento que muitas vezes desperta insegurança, ansiedade, vontade repentina de estar com a pessoa mesmo estando com ela há pouco minutos, evolui para um patamar mais estável. Esse outro patamar chamado amor é muito menos volátil que a paixão.
Especialistas conseguiram recentemente chegar ao que parecia impossível: estabelecer o tempo para que uma paixão evolua em amor. Existem variáveis como o nível de ansiedade de cada pessoa, o nível de tolerância com o defeitos alheio e nível de admiração que uma pessoa tem pela outra. A sociabilidade e ciúmes também influem nessa evolução de sentimento. Em média, a paixão dura antes de virar amor, 2 anos. Pode ser de 12 meses, a 48 meses, mas o ponto médio entre os analisados foi de 24 meses. Esse estado absolutamente característico do ser humano, pode ter variações inclusive de cultura para cultura, e entre regiões.
-
Quanto Tempo Pode Durar Uma Paixão Não Correspondida?
Uma paixão não correspondida é uma das piores coisas do mundo. Pra quem esta de fora tudo é muito fácil e o conselho é quase sempre unanime: “esqueça essa pessoa”. Mas quando somos nós quem tem que esquecer tudo se torna muito mais difícil. Muitas vezes vemos expressões que nos lembram a pessoa, algum cheiro, jeito de andar, o cabelo ou até mesmo o nome dela parece estar quase sempre mais visível. Tudo efeito da cabeça patológica de um apaixonado.
Em média, pesquisadores afirmam que uma paixão não correspondida pode durar até dois anos com média de 8 meses. Isso pode variar devido a fatores como a quantidade de tempo que você passa com a pessoa, se você ainda a vê todos os dias ou não, se a pessoa lhe da um pouco de esperanças, ou até mesmo se você por ventura vier a conhecer outra pessoa, que lhe tire aquela paixão antiga da cabeça. O ideal é esquecer a pessoa que não corresponde o sentimento que você dedica, e isso não é aconselhável apenas com a paixão. Quando tudo que recebemos de alguém é indiferença, temos de retribuir da mesma forma: sendo indiferente.
-
Estar Apaixonado é Bom ou é Ruim?
O primeiro ponto sem dúvida é se a paixão é correspondida ou não. Uma vez que ela não é, a pessoa pode usar esse sentimento para estimular seu crescimento, uma vez que a melhoria pessoa pode criar o sentimento de outra pessoa. O aconselhável é sempre buscar o crescimento pessoa e a melhoria por conta própria, e não para impressionar outra pessoa. Sempre que fazemos isso, estamos fazendo o bem a nós mesmos perseguindo nossa melhor versão, mas nos chateando ao mesmo tempo.
Se a paixão for correspondida, não necessariamente ela é algo bom para o nosso organismo. Vamos aos fatos, do que a paixão realmente faz quando ela toma conta das nossas mentes, e o que ela reflete em nosso organismo:
- O hormônio mais emitido pelo nosso corpo durante a paixão se chama Esse hormônio faz com que os laços efetivos fiquem cada vez mais aprofundados, o que causa em um casal, uma sensação de unicidade difícil de ser vista em outras relações do cotidiano.
- Outro efeito mental, é que ao estarmos apaixonados, ficamos impossibilitados de enxergar pessoas com a beleza que geralmente desperta interesse na maioria das pessoas. A pessoa apaixonado dificilmente consegue considerar outra pessoa mais bonita, que aquela que a paixão capturou. Esse “blind effect”, é causado pela constante lembrança de perfeição da pessoa pela qual nos apaixonamos.
- Depois de no máximo 48 meses (período padrão máximo de duração de uma paixão), as coisas esfriam quimicamente, e o que resta é a sensação que sempre esteve no subconsciente. A visão que o casal construiu nesse tempo apaixonado some, e as sensações sobre o caráter alheio começam a emergir. Por isso, passamos a enxergar a pessoa como ela realmente é.
- Os tons avermelhados que geralmente tomam conta dos rostos dos apaixonados, se dá pela circulação maior de sangue no organismo desses pombinhos. Os lábios passam ficar mais inchados, e brilhantes, em função dessa maior circulação.
- A adrenalina passa a ser injetada na corrente sanguínea com muito mais intensidade e constância. Muitas vezes ao ver a pessoa amada, o coração pode chegar a mais de 150 bpm.
- O suor do corpo do apaixonado é algo muito corriqueiro. Isso se dá pela altíssima temperatura do corpo dessa pessoa. Como o corpo humano é perfeito e reage a tudo que não é típico, o organismo começa a produzir suor excessivo para regular a temperatura corporal. A sensação de suor frio é descrita por muitos apaixonados.
- A eletricidade entra em jogo quando o que está em jogo é a paixão. Como uma lâmpada, a voz da pessoa amada passa ser corrente elétrica que acende instintos e reações até então apagadas ou escondidas. O comportamento de uma pessoa muda justamente por isso, pois quando escuta a voz da pessoa amada, essa espécie de corrente elétrica ativa áreas mentais que até então não vinham sendo estimuladas. Essa áreas variam de uma pessoa para outra: para alguns pode ser uma vontade de correr, para outros contar piadas, para outros o instinto musical, etc.