Quando pensamos em caminhoneiros a primeira coisa que vem em nossa mente é como deve ser difícil ficar tanto tempo na estrada, sem a família, prejudicando a coluna e outros fatores da saúde, prejudicando amizades locais. Para nós que olhando do lado de fora sentimos essa mistura de sentimentos entre dó por parecer que eles sofrem com esses problemas e por outro lado parece muito interessante conhecer o país em todos os cantos.
Mas diferentemente do achamos, quem é caminhoneiro ama muito o que faz, pouquíssimos fazem por falta de outro emprego. Eles criam um laço com o caminhão deles, com os colegas de profissão e principalmente com os lugares mais marcantes.
Esse amor pelo caminhão é tão notado que sempre que vemos as frases colocadas no parte traseira, ligando diretamente a frase ao dono dela. Por isso associamos diversos tipos de caminhoneiros: aqueles que parecem mais loucos, outros mais solitários, tem também aqueles que parecem apaixonados, outros saudosistas, entre outros tipos.
Muito disso reflete a necessidade de sentir em casa por passarem tanto tempo fora de casa, e com isso surgem diversas formas de decoração. Lembrando que eles sobrevivem com essa renda e por isso cuidam tão bem dele.
Caminhão
Assim como carros, motos e bicicletas, o caminhão também um meio de transporte terrestre, porém diferente desses citados sua maior função não é transportar pessoas e sim cargas. Em comparação com um carro, o caminhão além de ser maior, possui mais eixos, dependendo do seu tamanho, que ajuda manter a sua sustentação, além do chassis e afins, variando de acordo com o que é necessário carregar.
Apesar de que a carroça inicialmente era de carga e sempre se viu a necessidade de um transporte de carga, o caminhão foi realmente fabricado depois do carro. Porém ganhou força muito maior, principalmente nas revoluções industriais com a necessidade de transporte de matérias primas para a fabricação de produtos.
Já sabemos que antes do caminhão já existia as locomotivas, mas elas não alcançam todo os locais, precisando de uma segunda forma de chegar até o seu destino. A mobilidade foi sem dúvida o ponto mais importante para que o desenvolvimento desses transportes a combustão fossem desenvolvidos, o grande problema inicial seria as estradas, todas preparadas para a passagem de animais e não de rodas.
Com o tempo a necessidade fez com que tudo se ajeitasse e a indústria tanto de automóveis como de caminhões cresceram aceleradamente. Mas ao observamos no decorrer dos anos, vemos que a dedicação foi maior nos automóveis até chegar às duas Grandes Guerras, onde se fez necessário uma melhora para transportar alimentos, suprimentos, pessoas, armas e tudo que fosse possível.
Antes disso muitos caminhões ainda estavam circulando com um motor a vapor, totalmente diferente do que a gente conhece hoje, porém isso mudou com as evoluções durante as guerras. A demora para se chegar a esse motor foi de sua descoberta tardia e melhorias mais tardias ainda. O motor em si foi desenvolvido em 1896 por Gottlieb Daimler, porém durante algum tempo eles só conseguiam suportar cerca de 1500 a 2000 Kg.
Quando algumas montadoras viram a necessidade de melhorar o caminhão para as guerras logo houve mais pesquisas e foi descoberto formas de suportar pesos maiores sem afetar a eficiência dele.
Inicialmente era um motor com dois cilindros, com o tempo muito foi aprimorado como pneus pneumáticos, travas elétricas, iluminação elétrica dentro da cabine e a mudança mais radical seria os motores com seis cilindros. Sendo que as marcas que fizeram sucesso nesse período foram a Ford e a Renault, percebendo que o mercado estava favorável para aquilo.
O motor que conhecemos hoje a diesel só foi desenvolvido depois da década de 70, o diesel eram até então pouco utilizado, mas perceberam que eram mais eficientes para eles.
Hoje já temos tantos modelos de caminhão, com diversos tipos de carroceria, para conseguir transportar diversos materiais, seja plataforma para transporte de contêineres, tanque para líquidos, cegonhas para veículos.
Transporte Brasileiro
O caminhoneiro é de extrema importância porque ao observamos como funciona os meios de transporte no Brasil, não temos muitas malhas ferroviárias, viagens de aviões são muito caras, sobrando apenas kilometros e kilometros de rodovias que se ocupam com tanta carga que nem conseguimos mensurar.
Tudo está na mãos dos caminhoneiros, para importação e exportação sempre eles que estão presentes nos portos e saem distribuindo as mercadorias.
Para isso eles abrem mão de todas a atividades normais de acompanhar seu filho a escola, ou de estar presente sempre para que tudo que precisamos esteja onde precisamos, quando precisamos.
Frases De Caminhoneiros Loucos
Como já foi dito muitos desses caminhoneiros acabam passando um pouco do que vivem para frases em seus caminhões, sendo que muita das frases são bem engraçadas e talvez até sem sentido para quem leia. Alguns exemplos:
“Pardal que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro”.
“Vitamina de motorista é poeira da estrada.”
‘“Nem é por fama, ou obrigação. É amor à profissão.”
“No baralho da vida perdi por uma dama.”
“Não sou detetive, mas só ando na pista.”