Homer Simpson é um dos personagens mais icônicos de uma série de desenhos mais conhecidas do mundo inteiro: “Os Simpsons”. É considerado um dos personagens fictícios mais influentes da televisão, sendo considerado por diversos críticos uma das maiores criações da televisão moderna.
Homer é o pai da família da série de personagens amarelos e divertidos, que é produzida pela FOX e estreou na televisão norte americana no dia 19 do mês de outubro do ano de 1987.
O criador do personagem é James L. Brooks, que foi chamado para criar uma série de curtas baseado em outro show, chamado “Life in Hell”, mas ele decidiu criar diversos novos personagens, sendo um deles Homer, que teve o nome inspirado pelo nome do criador do show.
O pai desajeitado da família Simpson é o único personagem que aparece em todos os episódios do seriado. O elenco principal do show é composto por Homer, Marge, sua esposa, e seus três filhos, Bart, Lisa e Maggie.
Vamos conhecer mais um pouco sobre o show que Homer protagoniza, e também um pouco mais sobre esse personagem tão engraçado:
Os Simpsons
A série criada por Matt Groening é uma animação e uma sitcom, que foi criada para a Fox Broadcasting Company. A série consiste em uma paródia satírica do estilo de vida dos Estados Unidos, principalmente da classe média do país.
Os personagens principais da série são: Homer Jay Simpson, Marjorie (Marge) Bouvier Simpson, Bartholomew (Bart) Simpson, Elisabeth (Lisa) Marie Simpson, e Margareth (Maggie) Simpson. Os personagens vivem na cidade fictícia de Springfield.
Os personagens foram criados para aparecerem em curtas no programa “The Tracey Ullman Show”, que iniciaram no dia 19 do mês de abril do ano de 1987. Os curtas duraram por três temporadas até passarem a fazer parte do horário nobre da televisão.
Os Simpsons se tornaram a primeira série da FOX a entrar na lista dos 30 programas mais assistido da televisão entre os anos de 1989 a 1990. Desde a estreia como programa do horário nobre a série já possui 30 temporadas, totalizando 631 episódios exibidos. É uma das séries de maior duração do mundo todo, sendo a animação de maior duração.
A série já foi considerada por vários críticos como uma das maiores já exibidas, no ano de 1999 a revista “Time” considerou como a melhor série do século XX, o show recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood no ano de 2000, acumula 31 Primetime Emmy Awards, trinta prêmios Annie e um prêmio Peabody.
Homer Simpson: Um Personagem Marcante
Homer é o típico pai de família americano, possui um trabalho em uma Usina Nuclear, onde comete vários erros, dorme durante o trabalho, e deixa constantemente a sua cidade em perigo.
Nasceu no dia 12 do mês de maio do ano de 1956, aparentemente nas primeiras temporadas do show ele possui 39 anos de idade. Seu estado físico é totalmente fora dos padrões, ele é gordo, preguiçoso, e apesar de ter feito faculdade e se formado em Química, possui pouca inteligência aparente. É um personagem que se mostra extremamente imaturo e infantil, causando diversos problemas pelas suas atitudes impensadas.
Seus gostos também fazem parte da sátira, principalmente por ser um alcoólatra, que bebe cerveja compulsivamente, come donuts o tempo todo e gosta de assistir televisão durante o dia todo.
Há algumas explicações para a falta de inteligência de Homer que foram apresentadas durante as temporadas do show, como por exemplo, um gene que é transmitido somente entre os homens da família Simpson, que diminui progressivamente a inteligência dos familiares, ou seja, as próximas gerações de homens da família serão ainda menos inteligentes.
Outra explicação é a de que ele possui um giz de cera alojado em sue cérebro, pois ele costuma enfiar eles pelo nariz quando criança, em um dos episódios uma cirurgia retira o giz do seu cérebro e ele passa a ser mais inteligente, porém, odiado por todos da cidade, o que faz com que Moe, seu amigo, recoloque o giz em seu nariz.
O maior destaque do personagem se dá pelo fato de que mesmo ele se mostrando pouco inteligente, ele conquista várias pessoas devido ao seu bom coração, e consegue resolver problemas com soluções inesperadas.
História do Personagem
Ele nasceu e foi criado na cidade de Springfield segundo a maioria dos episódios, porém, em dois deles há divergências, pois um traz evidências de que ele nasceu em Toronto, no Canadá, e outro em Connecticut. Mas, a maioria das evidências aponta que ele nasceu em alguma fazenda de Springfield ou na área rural da cidade.
Seus pais são Abraham (Abe) Simpson e Mona Simpson (que também é chamada de Penelope Olson), ele tem também um irmão chamado Herbert Powell, que é muito inteligente, e possuia uma fabrica de automóveis, mas, em um dos episódios Homer acaba com a empresa dele, algumas temporadas depois o irmão vai passar um tempo com a família e inventa uma máquina que traduz o que os bebês falam, voltando a ser rico. Homer também tem uma irmã chamada Abbie, filha do seu pai com uma mulher inglesa também chamada Abe, que ele conheceu na Segunda Guerra Mundial.
Os melhores amigos de Homer são Moe, dono do Bar do Moe, Barney, Carl e Lenny, que ele sempre encontra no bar para beber uma caneca de Duff, a cerveja da cidade. É sempre comum encontrar todos eles, bêbados, em qualquer horário do dia no bar.
O seu inimigo na cidade é Ned Flanders, seu vizinho que é religioso e aparenta ser muito correto. A relação de Homer com o vizinho é baseada em provocações de Homer e Ned extravasando em alguns momentos, mas quando é necessário os vizinhos se tornam amigos. Além de Ned, tem conflitos com Sr. Burns (dono da Usina que ele trabalha e o homem mais rico da cidade), Tony gordo (que comanda a máfia), Snake Jailbird (conhecido como “O Cobra”), Sideshow Bob e seu irmão (eles possuem uma obsessão por matar Bart) e as cunhadas Patty e Selma Bouvier.
O personagem tem facilidade em aprender várias línguas, conseguindo aprender japonês em um dos episódios, além disso, tem uma personalidade muito confiante em qualquer situação, ele toca piano e guitarra muito bem, já tendo tido como profissão em alguns episódios cantor e compositor, ganhando um Grammy com uma das bandas que participou (“Os Bem Afinados”) e alguns discos de ouro com a sua banda grunge (estilo musical que ele inventou), também se tornou um astro da ópera em um episódio. Ele também se mostra uma pessoa influente, incitando multidões em várias ocasiões, muitas delas por causas justas.
Relação Dele Com a Família
Apesar dos defeitos apontados constantemente, ele é uma pessoa muito dedicada a família, mesmo parecendo ser grosseiro e egoísta em alguns momentos, é um exemplo de pai atencioso e marido fiel.
Ele e Marge se conheceram e começaram a namorar no colegial, se tornando inseparáveis desde então, o casamento dos dois resiste a muitos problemas, alguns deles causados por Homer, que no final sempre consegue solucionar tudo e o amor entre eles se sobressai.
O primeiro filho do casal possui uma relação controversa com o pai. Homer sempre o chama de “guri” ou “Zé ruela”, e sempre o estrangula quando ele está errado, fazendo alguma travessura de criança. O personagem se irrita muito facilmente com seu filho, até quando ele não fez nada. Apesar desse tratamento, pai e filho possuem um senso de humor muito parecido, e um espírito aventureiro que faz com que vários episódios girem em torno de sua relação.
A segunda filha de Homer, Lisa, é sua preferida, fato que ele fala em um dos episódios. A relação entre eles é bem mais calma, onde Homer se mostrando muito paternal e devoto, muitas vezes ele a decepciona, o que faz com que ele faça de tudo até que ela fique feliz e bem com ele novamente. Ele também faz várias atividades que não gosta para agradá-la, apesar disso, os dois brigam devido aos treinos de saxofone da filha, que irritam o pai. Há vários episódios que Homer desiste de algo pela filha.
Maggie, o bebezinho da família teve como sua primeira palavra “papai”, demonstrando que há muito carinha na relação com Homer. Mas ele muitas vezes se mostra adverso a filha, se esquecendo de que ela existe, principalmente quando dizem o nome completo dela. Ele é um pai pouco responsável com a criança, a deixando brincar com coisas perigosas e a abandonando nos lugares. Ela nasceu de uma gravidez não planejada, que fez com que ele largasse o emprego dos seus sonhos para trabalhar na usina. Na casa dos Simpsons não há fotos de Maggie, pois Homer criou um mural com as fotos do bebê em seu trabalho, onde está escrito “faça isso por ela”.
Influência Cultural
É um dos personagens de televisão mais influentes da sociedade, sendo citado pelo “USA Today” como uma das “25 principais pessoas influentes dos últimos 25 anos”, no ano de 2007. Acredita-se que ele é tão importante que pode ser considerado uma das maiores criações na narrativa humana.
Apesar da já apontada baixa inteligência do personagem, ele é capaz de dizer frases brilhantes, que inicialmente são apontadas como tolas, mas que demonstram ter grande carga cultural quando bem analisadas, ***frases essas que apesar de terem muito humor também simbolizam grandes lições da vida. Basta olhar o humor com outros olhos para entender que a lógica está presente na maioria das sentenças deste ícone dos desenhos animados contemporâneos. Confira algumas abaixo:
Frases de Homer Simpson
“Há três formas para resolver problemas: Certa, errada e do meu jeito, que é a forma parecida com a segunda, só que mais rápida”.
“Nunca diga que fui eu”.
“Chefe, que boa ideia.”
“Isto já estava deste jeito quando eu cheguei”.
“A TV ri comigo e não da minha pessoa, ela me respeita.”
“A solução ou a causa dos nossos problemas está no álcool”.
“Quem descansa antes do cansaço prática a preguiça”.***
“Se alguma coisa está difícil de ser feita, é porque não é para ser feita!”
“Pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 14% das pessoas sabem disso.”
“Eu tenho três filhos e nenhum dinheiro. Por que eu não posso ter nenhum filho e três dinheiros?”
“Oh não, alienígenas espaciais! Por favor, não me comam! Eu tenho mulher e filhos. Comam eles!”
“Crianças, vocês tentaram e falharam miseravelmente. A lição é: nunca tente.”
“Não importa o quão bom você é em alguma coisa. Existem mais ou menos 1 milhão de pessoas melhores do que você fazendo a mesma coisa.”
“Nunca diga qualquer coisa a não ser que tenha certeza de que todo mundo pensa o mesmo.”
“Chorar não vai trazer de volta seu cão, a não ser que suas lágrimas tenham cheiro de ração.”
“Só porque eu não me importo não significa que eu não entenda.”
eu amo a lisa
kk muitto bom homer mais prefiro o bart