Janis Joplin – Frases

Quem nunca ouviu um bom e velho rock and roll? Ritmo que contagia o mundo inteiro, que ultrapassa gerações e que vive dando novos frutos a cada novidade que chega no mercado. Sem dúvida nenhuma é um ritmo que consegue se diversificar muito em balanços mais suaves e outros bem pesados. O rock trouxe muitos nomes inesquecíveis como Elvis Presley, The Beatles, Ramones, Queens, Guns and Roses, Janis Joplin, entre vários outros que poderíamos ficar falando aqui por várias horas. 

Janis Joplin

Janis Joplin

Música

A música de modo geral sempre fui muito presente em nossas vidas. Para alguns mais do que para outros, mas de qualquer forma, é considerada uma arte pois procura ajudar a se expressar por formas de versos. Durante a história da humanidade, a música tentou se adaptar ao período passado, por cada cultura vivenciada. Por isso existe estilos diferenciados ao redor do mundo. 

Alguns agradam mais alguns ouvidos, enquanto outros nem tanto. Mas o que sabemos que música pode mudar vidas. Seja a prática de um instrumento, ou então uma letra que mexe com nossas emoções. Música comove, emociona, nos faz pular, nos faz chorar, provoca variadas modificações de humor.

Um dos poderes da música é sem dúvida como ela pode trazer críticas variadas em formas disfarçadas, tentando trazer a realidade nos mais variados ritmos. Algumas músicas se tornaram referência de luta social, de prece por melhoria e de até mesmo ataque à governos em exercício. Um exemplo muito grande disso é Janis Joplin, que produziu centenas de músicas com letras que criticavam o época em que viveu.

Uma realidade bem parecida vivida no Brasil foi durante a Ditadura Militar, a qual diversos cantores foram até mesmo exilados em outros países do mundo por não concordarem com as posições políticas. Outros foram presos, mortos e torturados.

A música quando trazida de forma correta para a vida da pessoa pode ser até mesmo terapêutica. Até mesmo médicos indicam a presença de música em nossas vidas.

Rock

É um gênero musical muito famoso que icone conhecido principalmente na década de 50 no século XX. Possui suas principais origens nos Estados Unidos. Teve como base o country, o blues, jazz, o folk e até mesmo música clássica. Inicialmente o rock tinha como estrutura mais conhecida músicas que eram rápidas, que ficava na cabeça das pessoas e seria muito boa para dançar.

Depois de se tornar um fenômeno, trouxe diversos outros ritmos derivados. Alguns mais suaves como o folk rock, o soul e outro mais pesados como o hard rock, heavy metal e punk rock. Somente nos anos 90 que ritmos como grunge, indie rock, o alternativo e o new wave surgiram. O engraçado é que nenhum deles se tornou ultrapassados.

Rock

Rock

Em uma banda de rock normalmente há sempre a presença de um violão ou de um guitarra, uma bateria, um baixo e um cantor. Em algumas podem haver teclado, pianos ou até sintetizadores digitais. As notas musicais costumam ser fortes e uma melodia dançante como origem.

Janis Joplin

Considerada a rainha do Rock and Roll, Janis Lyn Joplin, nasceu em 19 de janeiro de 1943 em Port Arthur e morreu em Los Angeles em 4 de outubro de 1970. Se tornou famosa principalmente pelas suas composições, sendo a maior representante feminina durante vários anos. O blues e o soul esteve muito presente em sua vida, sendo ícone de sua geração nessas áreas. Durante alguns anos cantou na banda Big Brother and the Holding Company, mas depois de um tempo tomou sua carreira solo como prioridade, sendo apenas acompanha com outros músicos para ajudar na harmonização.

Teve diversos problemas com álcool e drogas, morrendo de overdose de heroína ainda nova, mudou um pouco a vertente de sua música no final de sua vida, para um rock mais psicodélico e hoje em dia é reconhecida com diversas músicas incríveis, mas também pelo seu jeito despojado 

Durante sua infância viveu uma vida totalmente conservadora e religiosa, sendo cantora na igreja e depois sendo aprovado em artes visuais na Universidade do Texas, sendo lá que começou a se apresentar, montando com um grupo de amigos. Foi vítima de bullying por ser um pouco sobre peso e por conta disso teve depressão e bulimia, logo depois começou a ter algumas atitudes bem rebeldes como o uso de cannabis, cigarros e anfetaminas. Com isso também veio uma mudança de estilo.

Janis Joplin Cantando

Janis Joplin Cantando

Passou grande parte de sua vida tomando remédios para os problemas psicológicas que a perseguiam. Além de ter se afastado totalmente de sua família, Janis viveu grande parte de sua vida sozinha e mesmo tentando se recuperar dos vícios acabam morrendo deles.

Frases De Janis Joplin

Durante sua vida, produziu músicas que traziam bastante reflexão de modo geral, algumas que tentavam melhorar sua vida, outras que traziam aspectos sociais. De qualquer forma muitas ficaram marcadas, nem que sejam apenas trechos como:

“Não se venda: você é tudo o que tem!”

“Minha música é sobre o sofrimento, sua vigência. Sua presença.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.