Cordel Sobre a Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial

Primeira guerra mundial ocorreu entre os ano de 1914 e 1918, com participação principalmente de países europeus que eram consideradas altas potencias da época. No período ocorria um novo tipo de colonialismo denominada de imperialismo.

Foi um conflito em escala global e antes de acontecer a Segunda Guerra Mundial era chamada de Grande Guerra. Apesar de ter acontecido na Europa envolveu diversos países e seus territórios coloniais.

Foram cerca de dezessete países envolvidos, divididos em Tríplice Aliança que Alemanha, Itália e Áustria comandavam na época e a outra vertente que era Tríplice Entente formada por Rússia, Inglaterra e França.

Da América a maior participação foi dos Estados Unidos, foram cerca de vinte e um milhões de feridos e dez milhões de soldados mortos. Fora os civis que não tinham nada a ver com a guerra e foram atingidos, desses foram treze milhões os que morreram.

Para que a Guerra acontecesse muita coisa aconteceu. Com o fim do século XIX muitos países do mundo queriam adquirir mais poder perante os outros, na época o imperialismo da Alemanha e sua grande ascensão na indústria fizeram com que a França e a Inglaterra desconfiassem e fossem tentar alcançá-la. Havia também uma corrida armamentista, para que ficassem preparados para algum tipo de batalha, já que a tensão aumentava a cada dia.

Houve grandes problemas nas questões da divisão das fronteiras das colônias, na Conferência de Berlim em 1880. A França já tinha entrado em Guerra com a Alemanha, saindo derrotada ela acabou perdendo minérios de ferro que a deixaram com um espírito antigermânico.

A Rússia era contra a Alemanha por ela querer muito do espaço entre a região de Bagdá por conta do petróleo onde o russos já tinham influência e queriam aumentá-la. Já os Ingleses não gostavam da Alemanha por conta de sua indústrias terem ficado cada vez maior, deixando o mercado cada vez mais disputado e complicado para a Inglaterra.

Todos esses acontecimentos eram pura troca de interesses, que como não foi conseguido ser resolvido em paz foram levados a grande Guerra.

Seu estopim foi quando o herdeiro do trono Austríaco Francisco Ferdinando foi assassinado juntamente com sua esposa por um bósnio que eram considerado aliados dos russos. Isso ocorreu em 28 de junho de 1914 . E com esse acontecimento fez a Primeira Guerra Mundial explodir.

A Guerra foi dividida em fases, na primeira fase ambos os lados tinham quantidades semelhantes de armamentos e soldados. O que uma tinha a outra não, conseguindo balancear. A Tríplice Entente dominava os mares com o poder de navegação da Inglaterra, de início eles não possuíam canhões para alcançar grandes distâncias.

Com certeza o que dominava a guerra era o poder bélico, e a criação de novas tecnologias para que ela avançasse.

A Alemanha com uma artilharia muito pesada conseguiu dominar a Bélgica, que até então estava neutra na guerra, tudo isso para facilitar a emboscada na França e conquistar Paris, porém ela conseguiu conter a Alemanha na conhecida batalha de Marne, fazendo os alemães recuarem um pouco.

Na segunda fase, ambos os lados cavaram trincheiras e se protegeram com arames farpados e seus exércitos com armas e canhões. Esse lugar era muito frio, com lama, ratos e pouca comida, fazendo com que muitos soldados morressem.

Todo momento os Estados Unidos ficaram apenas observando e financiando a França e toda a Tríplice Entente, porém quando se sentiu ameaçado pela Alemanha, principalmente na questão de ser uma potência mundial, os Estados Unidos entraram oficialmente no conflito, isso se deu em 1917. Algo que foi muito importante, pois a Rússia passava por problemas internos e teve que se retirar da guerra ( Revolução Russa de 1917).

O kaiser alemão não se rendeu facilmente, precisou que o povo e seu exército o forçassem a fazer isso. Foram tantas derrotas, que era uma tentativa em vão da Alemanha de continuar, o seu povo já passa fome e seus soldados estavam cansados.

Com isso o Kaiser abdicou do trono e um novo governo do modelo republicano foi estabelecido temporariamente. Somente em 1919 com o Tratado de Versalhes que a Guerra realmente terminou, esse tratado fez com que muito ficassem revoltados e seja um dos motivos das Segunda Guerra Mundial.

Com certeza a primeira guerra deixou muitas mudanças nos mapas da Europa e Oriente Médio, fora a criação da Liga das Nações. O Estados Unidos muito espertos, sabiam que ajudar seria perfeito para eles, pois seu país em questões territoriais não foram em nenhum momento atingido e por isso conseguiu se erguer bem mais fácil e se tornar talvez a maior potência econômica e política da época.

Em abril de 1917, os alemães afundaram no canal da Mancha o navio mercante brasileiro Paraná. Em represália, o Brasil rompe relações com os agressores.

Em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de 1917, desembarca na Europa uma equipe médica e soldados para auxiliar a Entente.

Cordel

É um tipo de literatura muito conhecida e popular na região interior do nordeste, sendo uma tradição cultural de muito tempo que começou a bastante tempo tentando escrever sobre os dramas da vida sofrida em que viviam.

Sua ascensão foi nos 20 a 60 do século XX, com autores que escreveram muitas obras famosas como Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.

Era uma maneira de manifestar as angustias, questões políticas, coisas relacionados ao folclore brasileiro e acontecimentos da época de forma artística e engraçada vem dos nossos colonizadores portugueses que começaram essa arte no século XVIII. É muito comparado com poesias e possui toques da oralidade da população. O que diferencia de outras formas literárias é a linguagem simples e coloquial, o emprego da ironia e do sarcasmo. São geralmente encontrados em pequenos livros com xilogravuras, na maioria das vezes são penduradas em cordas, daí vem o nome. Como disse é bem parecido com poemas e por isso possuem versos, alguns até rimas e métrica.

Cordel Sobre A Primeira Guerra Mundial

Como já dito esse foi um período da história em que as pessoas viviam muito dias incertos, sem saber o dia de amanhã e por isso sempre angustiadas com o que podia acontecer. Muitas dessas incertezas foram parar no papel através de cordéis, uma das principais preocupações dos nordestinos era sem dúvida quem seria escolhido para ir para Guerra, e meio disso a política que ia de mal a pior nas cidades pequenas do interior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.