Poemas para Pastor

Na internet há uma verdadeira chuva de poemas que um ou outro escritor amador arriscou a escrever sobre e para os pastores. Mas, nenhum deles teve o poder catalisador que o “Pastor Amoroso” do heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, teve na história. Trata-se de um conjunto de poemas onde Caeiro/Pessoa abandona o personagem e acaba por se tornar um poeta transtornado pelo amor.

Poemas para Pastor

Poemas para Pastor

A história dos poemas que dão corpo ao “Pastor Amoroso” narram um episódio onde Caeiro se apaixona, é tomado por esta paixão ao ponto de “desistir” de seus princípios para criar espaço para um sentimento da fraqueza humana. Ainda no enredo, há um forte simbolismo do pastor que se perde de suas ovelhas e do seu cajado. Um pastor sem suas ovelhas é a imagem do sentimento que Caeiro tem em si mesmo, toda vez que suspira colocando seu amor por “ela” para fora do peito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>