O Poder e a Importância da Fé

Diz a Bíblia que, se tivermos fé que seja do tamanho de um grão de mostarda, se pedirmos a uma montanha que se jogue ao mar, ela o fará. Você já parou para pensar se tem realmente fé e qual o tamanho dela?

Frequentemente nos vemos em situações difíceis e até constrangedoras, e em muitas dessas vezes temos fé de que isso pode melhorar, de que as situações podem se reverter a nosso favor. Somente a partir disso já podemos observar o quanto a fé é importante em nossas vidas.

A Fé não necessita ser somente em algo, mas é importante que se tenha vontade de melhorar, de mudar, de tornar algo impossível em possível. É claro que se Deus estiver no comando da situação, ou se ainda não for Ele, mas um ser de luz, um espírito superior, a nos guiar pelas veredas da vida também é demasiadamente importante ter fé.

O que é a Fé

A fé é a virtude que mais nos alcança paz de espírito, já que é a companheira inseparável da aceitação e especialmente da paciência, itens imprescindíveis para passarmos pelos sofrimentos e atribulações de nossa vida.  Além disso, é através da fé que aprendemos a louvar e a bendizer a Deus por todas as coisas de que dispomos, desde os bens materiais até os espirituais.

Apoiados na fé, nos fortalecemos para passarmos por situações, muitas vezes aflitivas, e, se não a tivermos guiando nossos passos, as coisas se tornam cada vez piores. Ou não, como saberemos o que passa alguém que não tem fé. No que será que firma para atravessar os percalços.
No entanto, quando o sofrimento e a atribulação chegam, se a fé estiver também lá, resolvemos os problemas como tarefas necessárias a fim de que possamos superar a tudo com maior equilíbrio. A fé que costumamos professar precisa ser ativa, procurando sempre apoiar-se na certeza de que conseguiremos o que precisamos, para que tenhamos coragem e, principalmente, para que nos tornemos conscientes de que todos também passam por tribulações e, nem sempre o nosso fardo é maior que o do vizinho.

Quando a Fé Cega

A fé cega, aquela que não mede consequências e que se apoio na condição de que tudo pode ser conseguido através da intercessão divina, embora nascida do respeito à divindade, precisa também da ação. Não podemos nunca nos apegar na condição de passivos, do senta e espera e acreditar que Deus deve nos conceder todas as coisas, especialmente de “graça”.

Devemos sempre ir à luta repletos do sentimento de vitória, mesmo que, a princípio, nossas ações se mostrem destinadas ao fracasso. Não basta termos fé e nos trancarmos em nós mesmos, deixando a cargo de nosso Deus a execução de tudo que queremos e sonhamos. Muitas pessoas, com confiança e persistência, conseguem se inundar de uma fé tão resistente, que realmente conseguem um retorno em ações de benignidade. É a chamada Lei do Retorno, o bem que faço ao outro volta para mim mesmo. Talvez seja essa a máxima maior do Universo.

Por falar em Universo, saiba você que agora lê a este texto que ele sempre conspira a nosso favor, por isso, tenha fé e corra atrás de todos seus objetivos, pois se depender das boas energias, certamente você alcançará seu maior sonho.

Qual a Fé Verdadeira

Somos sempre impelidos à fé verdadeira, sendo essa aquela que se fortalece diante dos problemas e maiores aflições. Sabe aquela fé que brota em nosso coração quando nos vemos envoltos numa grande e densa névoa, e por impulso da fé somos capazes de enxergar uma luz ao fundo e focados nela passamos pelas tribulações e nem olhamos para traz.       Essa é a fé que devemos buscar.

Dizer-se cheio de fé é fácil, principalmente quando tudo está bem, quando as pessoas da família estão bem, com saúde, todos estão empregados, o relacionamento conjugal está a mil maravilhas. Difícil é mostrar-se uma pessoa de fé quando tudo dá errado, quando seu carro é roubado, você ainda não terminou de pagá-lo e ele não tinha seguro. Ou ainda quando seu filho está doente e o remédio custa além do que seu salário pode pagar, e por aí vai.

São nesses pequenos testes do cotidiano que nossa fé é provada, pois como diz a Bíblia, os escolhidos de Deus são testados pelo fogo. E todas as etapas difíceis de nossa vida são como se fosse provas de fogo.

A fé não é uma coisa que se nasce com ela, como os olhos castanhos, os cabelos crespos, a estatura. Ela tem de ser trabalhada dia a dia, como uma pequena planta que fica ali, esperando que o sol, a água da chuva, a adubação. A fé também necessita de cuidados especiais e carinho.

Portanto, cultive a sua fé a sua maneira, não busque isso no modelo do vizinho ou do amigo. Lembre-se, sua fé é única, é ela que irá levá-lo a distâncias inimagináveis, e te alcançará os maiores degraus do conhecimento e da verdade. Então, não se iluda achando que sem fé você irá longe, ao contrário ficará estagnado em seus pensamentos e desilusões.

Frases Sobre a Fé

Para entender melhor como anda nossa fé, vamos refletir sobre algumas frases do tema:

Frase 1: “Não tenho fé, mas quisera tê-la. Considero a fé o bem mais precioso deste mundo.”

(Anatole France)

Frase 2: “A força mais potente do universo? – A fé.” (Madre Teresa de Calcutá)

Frase 3: “O temor saudável provem da fé – o temor errôneo provem da dúvida.” (Blaise Pascal)

Frase 4: “A fé é como o amor: não há nada que a force.” (Arthur Schopenhauer)

Frase 5: “Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.” (Allan Kardec)

Frase 6: “A verdadeira fé não está no exterior; está no âmago do coração.”  (Juan Luis Vives)

Frase 7: “Bons amigos são aqueles que nos instruem na fé, empenham-se conosco para aprofundar nossa prática e estudo, e trabalham em harmonia conosco para o avanço da Paz Mundial.” (Nitiren Daishonin)

Frase 8: “Fortaleça sua fé dia após dia, mês após mês. Se enfraquecer mesmo um pouco, os demônios aproveitar-se-ão.” (Nitiren Daishonin)

Frase 9: “Cada um tem a idade do seu coração, da sua experiência e da sua fé.” (George Sand)

Frase 10: “A fé é o complemento aperfeiçoado da razão.” (Manuel García Morente)

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.