Mensagens Sobre os Sacramentos

Os Sete Sacramentos

Os sacramentos são lembranças das coisas sagradas, trata-se de um sinal, gesto ou palavra que traz a percepção da presença de Cristo. A função do sacramento é tornar possível que haja um contato entre os fiéis e Jesus uma vez que Ele não pode retornar sob a sua forma humana.

Sacramentos

Sacramentos

Quando um sacramento é realizado temos a certeza de que Jesus está se comunicando conosco e dessa forma podemos usufruir de uma Vida Nova da Graça. Ao todo existem sete sacramentos divididos da seguinte forma: Batismo, Eucaristia e Confirmação (Sacramentos de iniciação cristã); Penitência e Unção dos Enfermos (Sacramentos de cura) e Matrimônio e Ordem (Sacramentos de serviço).

Mensagens Sobre os Sacramentos da Igreja Católica

Sacramentos de Iniciação Cristã

Batismo – Mensagens da Bíblia

Definição

O batismo é o sacramento que faz a pessoa nascer para a graça, através dele o homem vai em encontro a Jesus por meio de um sinal que torna visível a sua dignidade como filho de Deus e como alguém que participa da vida divina. Confira mensagens da Bíblia a respeito desse sacramento.

Atos 2.38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”

Romanos 6.3-4 “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.

Eucaristia – Mensagens da Bíblia

Definição

Assim como para sobreviver o homem precisa se alimentar todos os dias também precisa alimentar a sua vida divina. Esse é o sacramento através do qual Jesus se reúne com os seus irmãos para alimentá-los com o néctar do Amor e no qual Ele dá-se como o próprio alimento.

  • “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo abençoado, partiu-o, distribuindo aos discípulos, e disse: Tomai e comei, isto é o meu Corpo. Depois tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes, dizendo: Bebei dele todos, pois é o meu Sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,26-28).

Imagem de Amostra do You Tube

Confirmação – Mensagens da Bíblia

Definição

O sacramento da Confirmação ou Crisma é aquele que confirma o sacramento do Batismo. O Espírito Santo oferece graça especial para que o adulto cristão possa seguir no caminho de sua fé com força. Uma forma de se tornar mais forte nas lutas diárias, essa força é a mesma dos mártires e apóstolos.

  • “Os atos dos apóstolos provam que o seu rito exterior consiste na imposição das mãos, diferente do batismo que utiliza a água. Os apóstolos Pedro e João, enviados a Samaria, “punham as mãos sobre os que tinham sido batizados”, e recebiam estes o Espírito Santo.” (At 8, 12-17).
Crisma

Crisma

Sacramentos de Cura

Reconciliação (ou Penitência) – Mensagens da Bíblia

Definição

O homem adulto ainda encontra limitações em seu caminho da fé e dessa forma as suas virtudes podem fraquejar e assim acontece o pecado. Quando o homem diz não ao plano de Deus, Jesus Cristo, vem ao seu encontro para compreender e assim perdoar através do sacramento da reconciliação ou penitência. Trata-se do sacramento que se refere a confissão.

  • “João 20:22 – Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. O Senhor assopra sobre os apóstolos, e depois dá-lhes o poder de perdoar e reter os pecados. O único momento nas Escrituras onde Deus respira sobre o homem está em Gn 2:7, quando o Senhor “assopra” a vida divina no homem. Quando isso acontece, uma transformação significativa ocorre, eis no gesto de Jesus um simbolismo importante.”

Imagem de Amostra do You Tube

Unção dos Enfermos – Mensagens da Bíblia

Definição

O sacramento de unção dos enfermos é aquele concedido ao cristão que está chegando ao fim de sua vida devido a doenças graves. Nesse momento Cristo vem ao seu encontro como um gesto de libertação.

Esse sacramento é conferido para as pessoas que são acometidas de graves doenças e consiste em ungir a fronte e as mãos com óleo devidamente consagrado. Se o enfermo se recuperar e adoecer novamente pode receber o sacramento novamente.

  • “Jesus foi ungido pelo Espírito Santo, “para evangelizar os pobres”, “curar os quebrantados do coração, apregoar liberdade aos cativos…a por em liberdade os oprimidos” (Lc 4.18).
  • “Ele foi ungido “com óleo de alegria” (Hb 1.9).
  • “Pedro era ungido de tal modo que as pessoas colocavam os doentes sob sua sombra para que fossem curados (At 5.15,16). De Paulo, levavam-se “lenços e aventais” e “as enfermidades fugiam deles” (At 19.11,12).

Sacramentos de Serviço

Matrimônio – Mensagens da Bíblia

Definição

O matrimônio é entendido como um gesto de doação do esposo e da esposa para a formação de uma família e isso é visto como um sinal de amor a Deus, logo um sacramento. Deus repartiu com o homem a sua natureza divina e assim lhe fez seu filho e assim o homem deve continuar repartindo o amor através do sacramento do matrimônio. Assim o homem se casa.

A união do homem e da mulher é o sinal da união de Jesus com a sua Igreja. O lar é tido como a Igreja Doméstica uma vez que é o lugar em que os filhos terão o primeiro contato com Deus.

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, con­for­me a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais ­que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Gênesis 1:26-28

Ordem – Mensagens da Bíblia

Definição

O sacramento da Ordem é aquele que define aqueles que farão parte do sacerdócio ministerial, os ministros qualificados por Cristo para que possam dirigir a Igreja.

  • “Cristo é o único sacerdote. Porém, ele “fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, meu Pai (Ap 1,6).”
  • “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” Efésios 4:14

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>