Mensagem dos Mandamentos de Deus

Os mandamentos de Deus são 10 e seriam “regras” para que os seres humanos vivessem dentro das leis de Deus, seguindo a sua vontade. Todas elas estão ligadas à moral do homem e segui-los seria uma forma de não cometer erros perante a Deus.

Veja cada um dos dez mandamentos e o que cada um deles na prática ensina para o ser humano, o que cada pessoa deve seguir para viver dentro das regras de Deus!

Mensagem dos Mandamentos de Deus

1- Amar a Deus sobre todas as coisas

O primeiro mandamento é bem fácil de entender, diz ao homem que ele precisa amar Deus em primeiro lugar, acreditar no senhor. Que a fé e esse amor devem ser a coisa mais importante na vida de cada um dos seres humanos.

2- Não tomar seu santo nome em vão

O segundo mandamento pode não ser tão claro quanto o primeiro. “Senhor nosso Deus, quão poderoso é teu nome em toda Terra.” É uma regra que diz que o nome de Deus deve ser respeitado, considerado como santo e por isso, não é permitido chamá-lo em vão, em qualquer momento, sem uma boa razão. E não é só o nome de Deus que deve ser preservado, mas também o de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos. Na prática, não devemos chamar Deus em qualquer situação da nossa vida. E se for feito um falso juramento com o uso do nome de Deus, pior ainda. O mandamento nos ensina a respeitar o nome santo de Deus.

3- Guardar domingos e festas de guarda

O terceiro mandamento também não é tão claro, como o primeiro, e talvez um pouco mais complexo de entender que o segundo. “Guardarás o dia de sábado para santificá-lo.” “No sétimo dia fará repouso absoluto em honra do Senhor.” Lendo dessas duas formas fica mais fácil de compreender o que está “regra” quer dizer aos fiéis. No caso do sétimo dia, o dia de descanso é o domingo.

O domingo, segundo a mensagem do terceiro mandamento de Deus, é um dia de festa em que os fiéis devem participar a missa e não passar o tempo em outras atividades que não os permitam dedicar-se a Deus.

4- Honrar o pai e a mãe

Esse mandamento é bem simples de entender, assim como o primeiro. Fala do respeito que os filhos devem ter perante os seus pais. Uma passagem da Bíblia diz assim “Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Este é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a Terra.”

Os filhos devem obedecer os pais, respeitar, porque segundo a Igreja Católica, a salvação está ligada à família e sua boa conduta.

5- Não matar

O que mandamento é bem óbvio e quando se diz em não matar é porque a vida humana é sagrada, é “ a ação criadora de Deus”. E por isso, cada ser humano tem uma relação especial com Deus que não pode ser “cortada” com um assassinato. Por isso, é importante que a sociedade lembre-se que Deus diz que um ser humano não pode tirar a vida do outro ser humano.

Quando se trata de legítima defesa é considerado um assassinato “de dever grave”.

E falando de direito a vida, as mensagens de Deus também ressaltam que o direito é de quando se nasce até a morte natural e por isso, o aborto é considerado uma “prática infame”, que fere gravemente a moral. Assim como a eutanásia voluntária. São formas de tirar a vida e qualquer uma delas é condenada pelas leis de Deus. Inclua nessa lista, outra falta grave do ser humano: o suicídio.

6- Não pecar contra a castidade

Mais um mandamento de Deus que tem uma mensagem que pode não ser muito clara.  O primeiro ponto é em relação a que homem e mulher se reconheçam da mesma maneira, aceitando cada um, a sua identidade sexual, isto é, sexo feminino e sexo masculino.

Quando uma criança é batizada ela está sendo “convidada” a levar uma vida casta, em outras palavras, não ter relações sexuais quando chegar a idade em que o desejo aflora. E de acordo com as leis divinas e dos mandamentos, as práticas da masturbação, a pornografia, a fornicação e as práticas homossexuais também são condenadas, são pecados. Somente quando um homem e uma mulher se comprometem diante de Deus na igreja ficar um com o outro até que a morte os separe é que a relação sexual entre eles passa a ser permitida.

E neste caso, o divórcio, a poligamia, a união livre e o adultério também são pecados perante os olhos de Deus.

7- Não roubar

Diz bem claro o mandamento “Não roubarás”. E pode ser entendido ao pé da letra. Um homem não tem direito de pegar aquilo que é de outro homem sem a sua autorização. Quando isso acontece, de acordo com o mandamento é uma injustiça por parte de quem rouba e que tem que ser reparada.

Dentro dessa mandamento a esmola é considerada um grande ato de caridade fraterna e muito bem vista perante os olhos de Deus.

8- Não levantar falso testemunho

Não é um dos mandamentos mais claros, mas com um pouco de interpretação dá para entender, que Deus não quer que um homem fale mal intencionado de outro. A verdade, segundo o mandamento, deve sempre estar presente tanto no modo de falar quanto de agir do ser humano.

Mas, não faz referência a somente falar mal das outras pessoas, mas de agir de maneira falsa, de caluniar, de levantar mentiras. O mandamento lembra ainda que o “sigilo sacramental é inviolável”.

9- Não desejar a mulher do próximo

É bem óbvio o que diz o penúltimo mandamento de Deus. Diz assim: “todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração.” Segundo o mandamento, não é preciso flertar, falar ou tocar, o pensamento, o desejo já configuram violar uma lei divina. Aqui se trava uma luta contra o desejo carnal natural do ser humano. Segundo as leis divinas, o coração também precisa ter pudor e preservar a própria intimidade e as das demais pessoas.

10- Não cobiçar as coisas alheias

Se você parar um minuto percebe que estamos falando da inveja. No décimo mandamento Deus pede para que o ser humano não tenha vontade de ter aquilo que um outro tem. E mais, que consiga se desapegar das coisas materiais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.