Reflexões Sobre Belas Frases de Arte

A arte é o movimento que impulsiona a todos os seres humanos a se tornarem melhores do que são. Quem lida com a arte sabe que sua matéria-prima principal e a inspiração e o amor que o artista tem dentro do coração.

Inspiração

Inspiração

Nesse artigo veremos algumas frases sobre arte, e mais do isso faremos uma reflexão sobre esse tema que é tão importante na vida de todos nós.

Frases e Reflexões Sobre Arte

“A arte alcança sempre a finalidade que não tem.” (Autor: Otto Maria Carpeaux) Nessa citação podemos refletir sobre o real sentido da arte. Diferente de outras modalidades de estudos acadêmicos, aprender a ser um artista nos leva Sempre a algum lugar que às vezes nos mesmos desconhecemos.

A finalidade da arte não é a do artista, mas sim a dela própria. Quem lida com arte, entende precisamente oque o autor dessa frase quis dizer: em primeiro lugar todo o artista deve estar sempre a mercê de sua inspiração e isso é algo que não pode ser mensurado.

Em segundo lugar, o que a arte sempre alcança nem diz respeito à ideia inicial do artista. Muitas das vezes há uma inspiração inicial, que depois é sobreposta por outra e assim o trabalho de arte final acaba não correspondendo ao que foi concebido no começo da obra.

“A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento; é ai que se encontra o seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo.” (Autor: Loinello Venturi) –

Nessa citação o autor tenta enfatizar o aspecto infantil, puro, e quase inocente que representa a mais pura arte na concepção exata da palavra. A arte serve principalmente pata alimentar os nossos espíritos e as nossas almas com toda a beleza que pode nos proporcionar. Nesse sentido ela é ingênua, pois somente desse modo pode tocar aos corações mais rudes de pessoas mais resistentes a apreciar uma boa peça, ou obra de arte.

Para sensibilizar essas pessoas, o artista se vale de toda sua experiência e imprime em seus objetos artísticos uma nuance quase infantil, que serve para atrair até aqueles que possuem os corações mais duro.

Nesse sentido a arte ultrapassa toda a capacidade que os seres humanos têm de racionalizar, pois não é possível ser racional em um momento de criação artística. A arte é ingênua para aqueles que precisam e para aqueles que não precisam, ela apenas pode ser bela e verdadeira.

“A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo conhece”, (Autor Oscar Wilde)- Nessa citação Wilde deixa claro o quanto à arte faz parte da individualidade do ser humano, ou seja, duas pessoas não podem criar a mesma coisa ao mesmo tempo, pois isso é praticamente impossível.

A criação artística vem de dentro de cada ser que a elabora e depois a transforma em peças de arte para que todo o mundo que olhá-las possa apreciá-las. A arte pertence a seu criador e somente a ele, e não existe mais nenhum espaço entre esse processo de criação.

Ser artista é produzir obras únicas e que somente o artista seria capaz de fazê-la. Por isso não existem cópias ou reproduções falsas das grandes obras artísticas, existem sim outras obras, porque nunca poderá haver uma arte igual à outra, pois são individualidades, e como tal em nenhum momento poderá haver outra semelhante: isso não existe, pois a arte é única e imutável.

“Toda arte nada mais é do que a imitação da natureza.” (Autora: Lucius Annaeus Seneca)- Nessa frase podemos sentir toda a relação significativa que existe entre a arte e a natureza, pois parece que uma está interligada a outra. Desse modo o artista pode retirar sua matéria-prima que é sua inspiração da natureza que o envolve, e assim poder fazer belas obras de arte.

A arte como sinônimo de algo natural, pode ser entendida na mais profunda questão, pois desde os tempos primitivos quando o espirito artístico já existia, as obras de arte eram realizadas em cavernas primitivas e os elementos utilizados para compor a obra de arte eram todos retirados da natureza.

Como se pode ver a arte é atemporal e não haverá nunca nada que possa impedi-la de ser criada, pois ela pode retirar seus elementos da própria natureza que existe ao redor de todos nós.

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” (Autor: Mahatma Gandhi)- Nessa simples frase do grande Gandhi podemos refletir sobre a influência da arte na vida de todos os seres humanos.

A vida nos foi dada, única e exclusivamente para que todos pudessem fazer dela uma grande obra de arte, ou seja, a vida é para as pessoas, com a arte é para o universo: todos conspiram para que haja sempre uma felicidade eterna.

A Arte da Alma

A Arte da Alma

No dia em que todas as pessoas conseguirem fazer de suas vidas uma grande e bela obra de arte, nesse momento todos os indivíduos conseguirão obter o que eles tanto almejam nesse mundo: a real felicidade.

“A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam”. (Autor: Auguste Rodin) Nessa citação, Rodin nos convida a refletir sobre a missão do homem que é compreender o real sentido do universo, e para isso ele conta com uma aliada de extrema importância: Sua arte.

A arte é mais que uma missão que os homens possuem de embelezar com suas belas criações o planeta, no qual vivemos, a arte é antes de tudo uma forma de expressarmos o que há de mais puro ingênuo nos corações de todos os seres humanos.

O homem pode e deve contribuir para o bem-estar e a melhora da qualidade de vida de seus semelhantes, e essa realização só será possível através da criação artística que só a sensibilidade de um artista é capaz de criar.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.