Reflexões e Frases Filosóficas sobre a Vida

O Que é Filosofia?

A filosofia é o estudo de problemas gerais e fundamentais, tais como os relacionados com a realidade, existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem.

A filosofia se distingue de outras formas por abordar tais problemas pela sua crítica, abordagem geralmente sistemática e sua dependência de argumento racional. Em uma fala mais casual, a filosofia pode se referir as crenças mais básicas, conceitos e atitudes de um indivíduo ou grupo.

A palavra filosofia vem do grego antigo que literalmente significa amor à sabedoria. A introdução dos termos filósofo e filosofia foram atribuídas ao pensador grego Pitágoras.

Pitágoras

Pitágoras

Um filósofo foi entendido como uma palavra que contrastou com o sofista. Viajando, os sofistas ou homens sábios foram importantes na Grécia Clássica, muitas vezes ganhando dinheiro como professores, enquanto os filósofos são os amantes da sabedoria e não eram, portanto, em que principalmente aparecia o dinheiro.

Áreas de Estudo da Filosofia

As principais áreas de estudo em filosofia hoje incluem metafísica, epistemologia, lógica, ética e estética.

Epistemologia

A epistemologia se preocupa com a natureza e o alcance do conhecimento, tais como as relações entre verdade, crença, e as teorias de justificação.

O ceticismo é a posição que questiona a possibilidade de justificar qualquer verdade completa. O argumento de regressão, um problema fundamental na epistemologia, ocorre quando, a fim de provar completamente qualquer declaração, a sua justificação em si precisa ser apoiado por outra justificativa.

Outra opção é o fundamentalismo, onde a cadeia de justificativas, eventualmente, se baseia em crenças básicas ou axiomas que são deixadas sem provas.

O racionalismo é a ênfase no raciocínio como uma fonte de conhecimento. O empirismo é a ênfase na evidência observacional através da experiência sensorial sobre outras provas, como a fonte de conhecimento.  O racionalismo afirma que todo objeto possível de conhecimento pode ser deduzido a partir de premissas coerentes, sem observação.

O empirismo alega que, pelo menos, algum conhecimento é apenas uma questão de observação. Para isso, o empirismo sempre cita o conceito de tábula rasa, onde os indivíduos não nascem com conteúdo mental, o conhecimento se constrói a partir da experiência ou percepção do indivíduo.

Empirismo

A lógica é o estudo dos princípios do correto raciocínio. Argumentos usam o raciocínio dedutivo ou indutivo. O raciocínio dedutivo é quando, dadas certas declarações (chamados de instalações), outras declarações (chamados de conclusões) estão inevitavelmente implícitas. Uma convenção comum para um argumento dedutivo é o silogismo.

Um argumento é denominado válido se a sua conclusão, de fato, seguir a partir de suas instalações, se as premissas são verdadeiras ou não, enquanto um argumento é som, se a sua conclusão segue a partir de premissas que são verdadeiras.

A lógica proposicional usa premissas que são proposições, que são declarações que são verdadeiras ou falsas, enquanto a lógica de predicados usa instalações mais complexas chamadas fórmulas que contêm variáveis .

Estas podem ser atribuídas valores ou podem ser quantificadas quanto ao momento em que se aplicam com o quantificador universal ou o quantificador existencial. O raciocínio indutivo faz conclusões ou generalizações com base em um raciocínio de probabilidade.

Metafísica

Metafísica é o estudo das características mais gerais da realidade, como a existência, o tempo, a relação entre mente e corpo, objetos e suas propriedades, totalidades e suas peças, eventos, processos e causalidade.
Os ramos tradicionais da metafísica incluem cosmologia, o estudo do mundo em sua totalidade, e ontologia, o estudo do ser.

Dentro metafísica em si, há uma ampla gama de diferentes teorias filosófica, o idealismo, por exemplo, é a crença de que a realidade é construída mentalmente ou imaterial, enquanto o realismo sustenta que a realidade, ou pelo menos parte dele, existe independentemente da mente. O idealismo subjetivo descreve objetos como não mais que coleções de dados sensoriais do observador.

Além dos pontos de vista acima referidos, no entanto, existe também uma ontológica dicotomia dentro metafísica entre os conceitos de particulares e universais. Os elementos são os objetos que se dizem existir no espaço e no tempo, ao contrário de objetos abstratos , tais como números. O tipo de existência se houver, dos universais e objetos abstratos é um problema sério de debate dentro da filosofia metafísica.

Metafísica

Metafísica

O realismo é a posição filosófica de que os universais de fato existem, enquanto o nominalismo é a negação dos universais, objetos abstratos, ou ambos. O conceptualismo sustenta que os universais existem, mas apenas dentro de percepção da mente.

Frases Filosóficas sobre a Vida

  • Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida.
    Sênec
  • Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em deixá-lo com vida. Friedrich Nietzsche
  • Ninguém se preocupa em ter uma vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem, ninguém tem o poder de viver muito. Sêneca
  • Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade? Friedrich Nietzsche
  • Se vale a pena viver
    e se a morte faz parte da vida,
    então,
    morrer também vale a pena…
    Immanuel Kant
  • Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.
    Sócrates
  • É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil.
    Friedrich Nietzsche
  • As pessoas dividem-se entre aquelas que poupam como se vivessem para sempre e aquelas que gastam como se fossem morrer amanhã.
    Aristóteles

  • Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.
    René Descartes
  • Não vivemos para comer, mas comemos para viver.
    Sócrates
  • Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus.
    Sócrates
  • Perguntas-me por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo pelo que viver.
    Confúcio
  • Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
    Confúcio
  • Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
    Platão

  • A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo.
    Friedrich Nietzsche
  • Uma vida não questionada não merece ser vivida.
    Platão
  • Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.
    Confúcio
  • Sem a música, a vida seria um erro.
    Friedrich Nietzsche
  • Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama.
    Platão
  • Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.
    Platão

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.