O Que é Paz?: Mensagens Especiais

A palavra paz nos faz pensar em tranquilidade, calma, ausência de ira e de conflitos, distância de sentimentos ruins, serenidade, enfim. Porém, paz é muito mais do que isso. É um conjunto de fatores que transmitem equilíbrio, que envolve uma infinidade de situações e cada uma delas com uma definição diferente. Muitas delas de caráter religioso. De qualquer modo, para se ter paz algumas coisas são necessárias: respeito, tolerância, aceitação das diferenças, amizade e principalmente amor. Amor incondicional, não só pelas pessoas próximas, mas, por toda a humanidade, ou melhor, dizendo, por todas as formas vivas do planeta. Esse tipo de amor conduz à paz.

Uma das definições de paz, por muita gente, é ausência de guerra entre países. Entretanto, pense um pouco, mesmo não havendo guerra entre países onde é que está a paz se os habitantes de cada um deles estão guerreando entre si? E não parece muito estranho falar que uma determinada pátria está sempre em paz, quando muitos dos seus filhos vivem em constante guerra contra a fome, contra a violência, contra o desrespeito?

Outra definição para paz é tranquilidade. Como pedir a um chefe de família que tenha paz, que fique tranquilo, quando ele não consegue um emprego digno para sustentar a sua casa? Paz, palavra doce, reconfortante, mas que está precisando de eco.

Quem não gosta de passear as margens de um plácido rio?  Que paz!

Porém, olhando para um rio completamente poluído, com suas águas contaminadas por resíduos tóxicos, com sua nascente morrendo devido à quantidade de lixo que nele é depositado e sabendo, que é culpa do descaso de quem deveria cuidar dele, você continua sentindo paz?

Ouvir o canto dos pássaros pelas florestas, o barulho do vento nas copas das árvores, com certeza, isso é paz. Sinta, aproveite! Quem sabe dizer por quanto tempo ainda essa paz será possível. Certamente o barulho de árvores tombando pelo chão minuto a minuto, sem que nada seja feito verdadeiramente para impedir, não é sinônimo de paz.

Alguns dizem que a paz existe dentro de cada um de nós. Que basta querer. Que é só olhar para dentro de nós mesmos. Será? Bem, mas se ela não se encontra dentro de você, E você quer muito encontrar a paz, sabe ao menos onde procurar? Onde ela se encontra?

Com certeza nos corredores de alguns hospitais cheios de doentes em macas, ou espalhados pelo chão ela não está.

Porém, ninguém deve perder a esperança de encontrá-la. Todos precisam de paz não é mesmo? Quanta paz existe em torno de um casal de namorados, que passeando de mãos dadas se distrai com a beleza da luz do luar? Até que ela termina brutalmente ao som de uma ou de mais vozes anunciando um assalto. Para aonde foi a paz nesse momento? Paz, ausência de ira.  Diante de uma situação como essa, é possível não sentir ira? Bem, na verdade talvez seja sim. Porque ela, a ira, será substituída pelo pavor.

Paz, ausência de conflitos. Muitas famílias atualmente vivem com uma pergunta na cabeça, o que fazer? A pergunta se deve pelo conflito de não saber que tipo de atitude tomar com relação ao filho (a), adolescente que se envolveu com drogas. Ao filho que sai de casa ao encontro de traficantes para buscar esse terrível veneno que abreviará a sua vida e, enquanto isso, nada muda realmente na Lei, para inibir esse crime. Quem teria coragem para falar que  está tudo em paz, com as famílias desses jovens?

Precisamos ser tolerantes!!!!!!!!!!!!   Tolerância é paz!  É???

O Que é Paz?: Mensagens Especiais

O Que é Paz?: Mensagens Especiais

Então, precisamos buscar a paz com pessoas que acabaram de voltar para casa após sepultarem um ente querido que fosse brutalmente assassinado por não ter a mesma opinião com relação a alguma coisa. Tipo time de futebol. Tolerância! Como?

Não desanime! Você pode buscar a paz com os pais de alguém que encontrou a morte pelas mãos de um adolescente, que não será julgado pelo crime que cometeu porque a idade o protege. É menor! Mas esse menor vota. Ele pode escolher nas mãos de quem ficará o poder maior do país. Então, diga para esses pais, Vão em paz, porque a pessoa que cometeu tal crime tem idade suficiente para votar, mas não o suficiente para pagar pelo crime que cometeu. E, esperar que esses pais sejam tolerantes e aceitem a injustiça em paz.

Fale que está tudo bem, que está tudo em paz, onde as pessoas não estão sendo tratadas com dignidade.  Quem sabe, você encontra paz nos meios de transportes superlotados, por pessoas que pagam pelo direito de viajar como ser humano, mas que enfrenta todos os dias esse tipo de locomoção transportada feito gado.

Paciência… Paz! Complicado pedir paciência para alguém que pula sobre buracos na rua onde mora, mesmo depois de ter solicitado inúmeras vezes por uma solução e, perceber que de nada adiantou. Fica ainda mais complicado quando se lembra que do imposto que se paga, deveria ser disponibilizada uma parte para esse tipo de situação.

Talvez você encontre PAZ entre os políticos. Aqueles que fazem o que bem entendem, cometem todo tipo de erros e não respondem por nenhum deles. Porque, quando são descobertos os seus “erros,” criam novas Leis para escaparem impunes. Eles vivem tranqüilos, porque pensam que nada os atingirá. Vivem serenos, porque não conhecem os problemas que o resto da população enfrenta. Eles sabem o que é paz.

PRECISAMOS DE PAZ!

É preciso assegurar que todos, sem distinção, tenham seus direitos garantidos.

Não se deve permitir nenhum tipo de discriminação.

É preciso que se proteja o meio ambiente verdadeiramente.  Não se deve fechar os olhos para o abuso que ele vem sofrendo. Não devemos aceitar que a água que bebemos seja contaminada com resíduos tóxicos e nem que as florestas sejam dizimadas.

Quando todas as Leis de Deus forem cumpridas a humanidade conhecerá a paz.

Mas, pode-se começar fazendo com que os homens cumpram aquelas que lhes compete.

Para se  viver em paz, é necessário amor e respeito entre todos os seres da natureza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.