Mensagens para Pessoas Depressivas

Uma das doenças que está dominando a humanidade atualmente é a depressão. Oriunda sem poucas explicações, a depressão não tem cura de fato, mas um tratamento que requer muita paciência.

A Doença Depressão

Muitas pessoas julgam errado o termo depressivo ou o estado de depressão. Pensam que é uma frescura da pessoa ou que é algo passageiro. Segundo estudiosos, a depressão é um distúrbio mental que mexe com o afetivo do ser humano.

Depressão

Depressão

Como doença, a depressão pode ser notada através da tristeza em excesso, o pessimismo e até mesmo com a baixa autoestima que podem ser notadas separadamente ou juntas. A depressão é uma doença que deve ser diagnosticada por um psiquiatra e só após esse diagnóstico vai haver um tratamento medicamentoso.

Causas da Depressão

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão não é causada por fatores psicológicos e sociais. Esses fatores são consequências e não causas dessa doença. A depressão é causada, cientificamente provado, pela alteração da produção de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina ou dopamina.

Sintomas da Depressão

A depressão pode ser notada através de alguns comportamentos, afinal é uma doença da mente. Ansiedade, angústia, irritabilidade ou tristeza excessiva são sintomas de depressão. A pessoa não conseguir ficar feliz ou isso acontecer mais raramente com atividades consideradas agradáveis também são sintomas. Um sintoma que muitos nem associam à depressão é o aumento ou a perda de apetite e, consequentemente, de peso. A insônia também entra no embalo dos sintomas da depressão, ou o sono em demasia. Um dos sintomas mais comuns (e geralmente mais desesperado de um depressivo) é o pensamento ou tentativa de suicídio.

Podemos ver que a depressão é uma doença um pouco vaga, porém é mais comum do que parece. De acordo com alguns estudos, de cada 5 pessoas, 1 é depressiva. Apesar de não ser um número muito grande, é preocupante, afinal depressão não tem cura, apenas tratamento.

Tratando a Depressão

O tratamento da depressão, segundo os médicos, é medicamentoso. Muitas pessoas pensam que ao tomar um antidepressivo a pessoa vai se tornar viciada ou coisa do tipo, mas é importante saber que, dependendo do avanço do tratamento, a pessoa pode chegar a parar de tomar o remédio, continuando apenas com um acompanhamento médico de psiquiatra e psicólogo.

O tratamento não impede que o paciente conviva normalmente em sociedade, muito pelo contrário, o tratamento ajuda a controlar a mente do paciente para que este conviva normalmente em sociedade. Para que um paciente com depressão receba o tratamento adequado é necessário o diagnóstico preciso, que é dado por um psiquiatra.

Após o psiquiatra diagnosticar a depressão, o paciente provavelmente irá fazer um tratamento baseado em dois remédios: um tranquilizante, que irá auxiliar no controle do sono e da agressividade e um antidepressivo, que irá auxiliar no controle da tristeza e da ansiedade.

Tratamento Alternativo

Muitas pessoas não aceitam o diagnóstico de depressão e se negam a fazer o tratamento medicamentoso. Eles alegam que não são loucos para se consultarem com psiquiatras e não aceitam o diagnóstico. Não que essas pessoas sejam mais trabalhosas que outros pacientes mas os familiares dessa pessoa serão obrigados a ter um pouco mais de paciência.

Não é aprovado pela medicina, mas muitas vezes uma pessoa com depressão deseja apenas ser ouvida. Para eles, falar o que lhes deixa aflitos já é uma terapia. Para que esse tratamento alternativo seja efetuado com grande êxito, as pessoas do convívio do paciente devem ter muita paciência e muito amor pelo mesmo.

Tratamento

Tratamento

Os parentes e amigos do paciente com depressão deverão estar sempre dispostos, apoiando-o e encorajando-o. Estar ao lado de uma pessoa com depressão não significa passar a mão na cabeça dela, mas realmente se mostrar amigo e mostrar a verdade para ela, procurando sempre entender o lado daquela pessoa.

Veja a Seguir Algumas Mensagens para Pessoas que estão com Depressão

Mensagens para Pessoas com Depressão

Vinicius de Moraes uma vez escreveu, e até hoje podemos ver como é atual para aquelas pessoas que estão tristes e em depressão:

Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho

Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais…

Lindo não? Serve para que cada um de nós possamos pensar melhor em nossa vidas.

Veja Agora um Escritor Brasileiro super Conceituado diz

“Nunca despreze as pessoas deprimidas.
A depressão é o último estágio da dor humana.”

Augusto Cury nos mostra que devemos pensar naquela pessoa que está ao nosso lado, que devemos ter cuidado com ela, então, se conhecer alguém, cuide!

“Se você está deprimido,
Você está vivendo no passado;
Se você está ansioso,
Você está vivendo no futuro;
Se você está em paz
Você está vivendo no momento presente.”

Lao Tzu nos mostra como devemos viver e desta forma buscar nossa paz!

Veja mais Frases de Pessoas Famosas Abaixo

  • “Quando era jovem, eu vivia deprimido. Mas, agora, o suicídio não era mais uma saída pra mim. É o que parecia. Na minha idade, já não sobrava muito que matar.” Charles Bukowski
  • “Ouvi uma piada uma vez: Um homem vai ao médico, diz que está deprimido. Diz que a vida parece dura e cruel. Conta que se sente só num mundo ameaçador onde o que se anuncia é vago e incerto.
    O médico diz: “O tratamento é simples. O grande palhaço Pagliacci está na cidade, assista ao espetáculo. Isso deve animá-lo.”
  • O homem se desfaz em lágrimas. E diz: “Mas, doutor… Eu sou o Pagliacci.”
    Boa piada. Todo mundo ri. Rufam os tambores. Desce o pano.”  Alan Moore

E por Ultimo uma Mensagem de Lao Tsé, Veja

  • “O coração do homem pode estar deprimido ou excitado. Em qualquer dos dois casos o resultado será fatal.”

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.