Frases Sobre Memória: Definição do Termo

Durante algum tempo, na década de 1960, foi levantada a hipótese de que todas as células do corpo humano seriam capazes de memorização e armazenamento, não só dos processos do cérebro, como também de uma ideia conhecida como memória de células ou memória celular. Seria isso verdade? Neste artigo faremos uma definição do que significa a memória para os seres humanos e citaremos algumas belas frases sobre o tema.

Memória

Memória

Significado de Memória

A memória é a nossa capacidade de codificar, armazenar, conservar e, posteriormente, recuperar informações e experiências passadas no cérebro humano. É a soma total do que nos lembramos, e nos dá a capacidade de aprender e nos adaptar a partir de experiências anteriores, bem como para construir relacionamentos.

É a capacidade de recordar experiências do passado, o poder ou o processo de recordar à mente fatos previamente que foram aprendidos, experiências, impressões, habilidades e hábitos. É uma espécie de loja com coisas aprendidas e retidas ou da atividade de experiência, como evidenciado por uma modificação da estrutura ou do comportamento, ou à sua retirada e reconhecimento.

Em termos fisiológicos ou neurológicos, a memória é, na sua forma mais simples, um conjunto de codificada conexão neural no cérebro. É a recriação ou reconstrução de experiências passadas pelo disparo na sincronia de neurônios que foram envolvidos na experiência original.

Como veremos, porém, por causa da maneira em que a memória fé codificada, talvez seja melhor pensar em como uma espécie de quebra-cabeça ou uma colagem de ideias, ao invés da forma tradicional como uma coleção de gravações ou imagens ou vídeos, armazenados como conjuntos discretos.

Nossas memórias não são armazenadas em nossos cérebros, como livros nas prateleiras da biblioteca, mas na verdade são reconstruções de elementos espalhados nas várias áreas do nosso cérebro.

Imagem de Amostra do You Tube

Pesquisas Realizadas Sobre a Memória

Estudos científicos recentes sugeriram que ataques repetidos ao cérebro podem causar danos no lóbulo temporal, uma região desse órgão importante para a memória, fazendo-a diminuir sua capacidade, e comprometendo o desempenho em testes de memória espacial.

Os hormônios do estresse, como o cortisol, liberados pelo corpo durante períodos de estresse (como o distúrbio do sono, estresse e fadiga causados por voos longos, por exemplo) são responsáveis por esta diminuição da capacidade da memória e outras habilidades mentais.

A memória está relacionada com a aprendizagem, que é o processo pelo qual se adquire conhecimento sobre o mundo e modifica o nosso comportamento subsequente. Durante a aprendizagem, os neurónios são disparados juntos para produzir uma experiência particular. Por exemplo, aprender uma nova língua ou estudá-la, e então, falar usando nossa memória para recuperar as palavras que aprendemos. Assim, a memória depende de aprendizado, pois nos permite armazenar e recuperar informações aprendidas.

Mas a aprendizagem também depende em certa medida da memória, em que o conhecimento armazenado na memória fornece a estrutura para que os novos conhecimentos sejam ligados por associação e inferência.

Esta capacidade dos seres humanos para chamar lembranças do passado, a fim de imaginar o futuro e planejar novos cursos de ação é um atributo extremamente vantajoso em nossa sobrevivência e desenvolvimento como espécie.

Memória Humana e Memória Virtual

Apesar de existirem de fato alguns paralelos entre a memória de um computador e a memória de um ser humano, há também algumas diferenças fundamentais e cruciais, principalmente o fato do cérebro humano está organizado como uma rede distribuída em cada célula do órgão fazendo milhares de conexões.

Conceito de Memória Coletiva

O conceito sociológico de memória coletiva desempenha um papel essencial na criação de sociedades humanas. Cada grupo social se perpetua através do conhecimento que transmite de geração em geração, seja através da tradição oral ou através da escrita.

A invenção da escrita foi possível pela primeira vez para os seres humanos para preservar registros precisos de seus conhecimentos fora de seus cérebros. A escrita dos meios audiovisuais e dos registros dos computadores pode ser considerada um tipo de memória externa para os seres humanos.

Memória Humana

Memória Humana

Frases Sobre Memória

“A memória é o único paraíso do qual não podemos ser expulsos.”
(Johann Paul Richter)

“A memória é o espelho em que vemos os ausentes.” (Joseph Couber).

“Credores têm melhor memória que devedores.” (Benjamin Franklin).

“Cuidamos apenas de encher a memória, e deixamos vazios o entendimento e a consciência.” (Michel de Montaigne).

“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.” (Friedrich Nietzsche).

“Uma notável memória nunca foi sinônimo de sabedoria, não mais do que um dicionário seria chamado de uma tese.” (John Henry Cardinal Newman).

“Nós não conhecemos o verdadeiro valor de nossos momentos até que eles se submetam ao teste da memória.” (Georges Duhamel).

“Se você quer testar sua memória, tente se lembrar de hoje sobre o que você estava preocupado há um ano.” (Rotariano).

“Devemos ter uma boa memória para sermos capazes de cumprir as promessas que fazemos.” (Friedrich Nietzsche).

“Assim como a memória pode ser um paraíso do qual não podemos ser levados, ela pode também ser um inferno do qual não conseguimos escapar.” (John Lancaster Spalding)

“O vinho é a sepultura da memória.” (Juan Luís Vives).

“Não confie em sua memória – ela é uma rede cheia de buracos; os mais belos prêmios escorregam através deles.” (Georges Duhamel).

“Toda a gente se queixa da sua falta de memória, mas ninguém se queixa da sua falta de senso.” (François de La Rochefoucauld).

“A memória é o essencial, visto que a literatura está feita de sonhos e os sonhos fazem-se combinando recordações.” (Jorge Luís Borges).

Imagem de Amostra do You Tube

“A memória é muito vigorosa nas crianças e por isso a imaginação é excessivamente viva, pois esta não é mais que uma memória dilatada e composta.” (Giambattista Vico).

“Não te queixes tanto das falhas de memória. Porque se soubesses tudo o que soubeste, não te poderias mexer. E então é que não terias nenhuma.” (Vergílio António Ferreira).

“A memória é muitas vezes a qualidade da estupidez; ela caracteriza geralmente os espíritos pesados, os quais tornam ainda mais pesados, mercê da bagagem com que os sobrecarrega.” (François René de Chateaubriand)

“É preciso começar a perder a memória, ainda que se trate de fragmentos desta, para perceber que é esta memória que faz toda a nossa vida. Uma vida sem memória não seria uma vida, assim como uma inteligência sem possibilidade de exprimir-se não seria uma inteligência. Nossa memória é nossa coerência, nossa razão, nossa ação, nosso sentimento. Sem ela, não somos nada.” (Luis Buñuel).

“Só nos recordamos verdadeiramente daquilo que nos era destinado. A memória não lê as cartas alheias.” (Vilhelm Ekelund).

“Quem discute alegando autoridade não usa a inteligência, mas a memória.”
(Leonardo da Vinci)

“Quando se gosta da vida, gosta-se do passado, porque ele é o presente tal como sobreviveu na memória humana.” (Marguerite de Crayencour).

“Não é com os livros que se deve ensinar, é com a memória e com a razão.” (George Sand).

“É indispensável boa memória após se haver mentido.” (Pierre Corneille).

“A verdadeira arte da memória é a arte da atenção.” (Samuel Johnson).

“Um lápis comprido vence uma memória curta.” (Autor desconhecido).

“A memória diminui… se não for exercitada.” (Cícero).

“Ah, memória, inimiga mortal do meu repouso”! (Miguel de Cervantes)

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>