Frases Sobre Caridade: Como Dizê-las e Quando Senti-las

A caridade na teologia cristã é por Tomás de Aquino entendido como “a amizade do homem por Deus”, que “nos une a Deus”. Ele segura-la como “amais excelente das virtudes”. Além disso, Aquino afirma que “o hábito de caridade estende-se não apenas ao amor de Deus, mas também para o amor ao próximo”. Nesse artigo veremos algumas frases sobrea caridade e entender o que realmente significa essa qualidade nos seres humanos

Entendendo o Que é Caridade

Alguns definem a caridade como sinônima apenas de alguma ação benevolente, enquanto outros como católicos, podem atribuir-lhe vários significados relacionados, ou seja, a caridade é a virtude pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas para seu próprio bem, e ao nosso próximo como a nós mesmos pelo amor de Deus.

Caridade

Caridade

 

Caridade: O Amor Altruísta

Na teologia cristã, a caridade é a maior das três virtudes da teologia. Ela é considerada a última perfeição do espírito humano, porque se diz que tanto glorifica anto reflete a natureza de Deus. Alguma confusão pode surgir a partir dos múltiplos significados do Inglês palavra “amor”.

O amor que significa caridade distingue-se pela sua origem, sendo divinamente infundido na alma, e por sua residência no interior dos seres humanos. A vontade independentemente das emoções que despertam fazem a caridade ser uma exigência absoluta para a felicidade, que ela tem como objetivo último o homem.

Quando ouvimos a palavra “caridade” pensamos em amor para com o próximo, o amor feito visível como se estivesse em atividade. Nós ouvimos a palavra todos os dias, nós a usamos e também podemos praticá-la de diferentes formas. Mas o que realmente significa a caridade?

Segundo a definição da caridade como amor ao próximo, precisamos saber primeiro o que significa amar a nós neste momento. Nós não estamos interessados em ideias sobre o amor ou desejo de repetir o que se ouve ou que se lê sobre o assunto. A palavra está tão carregada e corrompida, que muitas vezes não nos sentimos confortáveis a usando.

Por isso, vamos lavar todas as definições e conceitos que foram impostas a nós pelo mundo exterior. A resposta está dentro de nós. O amor é a essência do que e de quem somos. Esta flor desabrocha estranha no silêncio da mente, mas nós corremos ao redor procurando por ele no mundo exterior.

Se não vir sobre esta fonte, este bem do amor, dentro de nós e começar a tirar a força viva de sua abundância – se não são preenchidos com ele – o mundo vai continuar a tropeçar. A tarefa é conscientemente deixá-lo fluir através de nós todos que entramos em contato uns com os outros.

Sabemos intelectualmente que a unidade da humanidade é essencial e que o amor é a única maneira de curar o mundo, mas não sabemos o que o amor realmente é, e, portanto, não podemos colocá-lo em ação.

A natureza do amor é sempre ir além de si mesmo. Ele não está satisfeito com o amor próprio, mas se esforça para amar os outros, e se unir aos outros. O amor reconhece as diferenças entre as pessoas, mas é também a força de integração que supera a separação.

Você sente a alegria de outra pessoa como a alegria em si mesmo. Isso não significa sentir alegria própria de alguém em outra pessoa. Isso é egoísmo, amar a si mesmo, o primeiro mandamento é amar ao próximo.

Estes dois tipos de amor são opostos exatos. No entanto, eles fazem parte – tanto assim que alguém que tenha sido amado dessa maneira egoísta geralmente mais tarde vem a responder com ódio. Na verdade, esse vínculo gradualmente se dissolve por vontade própria.

Vemos, portanto, como o que as pessoas muitas vezes tomam por amor é na verdade, apenas usar a outra para compensar a própria falta de segurança interior, que se expressa como dependência, vaidade ou desejo de engrandecimento pessoal.

É semelhante com a caridade. Lembre-se que Madre Teresa disse: “Para realmente fazer caridade, tem de ser livre de egoísmo!”.

É pura alegria de dar, que inclui muito mais do que coisas materiais. Este ato de dar pode ter muitas faces, como em um sorriso a estranhos, uma carta pessoal de agradecimento, um abraço encorajador, um telefonema inesperado, uma palavra de apreço, um vínculo com uma pessoa em luto, uma oração para a cura de outros, um perdão sincero quando você está enganado.

Compartilhe

Compartilhe

 

Tudo isso não é feito por obrigação ou responsabilidade, mas da abundância de calor e amor que você sente brotando dentro de você. E quanto mais você dá, mais flui de volta, pois é a alegria do amor em ação, a manifestação de caridade. Enquanto você se sentir obrigado a fazer alguma coisa, porque é o seu dever ou porque você quer algo em troca, não haverá amor.

Quando uma pessoa ama de verdade, deve haver liberdade, não só da outra pessoa, mas de si mesma. A caridade pode vir apenas quando houver total autoabandono.

Ela não vem como resultado de qualquer esforço. Como uma flor que espalha seu perfume, ela floresce para todos. Se um está perto ou longe, é tudo a mesma coisa para a flor porque ela é cheia de fragrância que compartilha com todos.

Frases Sobre Caridade

  • “A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos”. Jean Jacques Rousseau
  • “A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume: dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver”. Coelho Neto
  • “A caridade é um exercício espiritual… Quem pratica o bem, colocam em movimento as forças da alma”. Chico Xavier

  • “Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar”. Santo Agostinho
  • “Virtude sem caridade não passa de nome”. saac Newton
  • “A caridade é a virtude predileta de Deus”. Coelho Neto
  • “Estou na caridade da evolução do meu ser. Quero ser menina, encontro-me mulher… Quero ser mulher, vejo-me menina…”. Ferreira Gullar
  • “Fora da caridade não há salvação” Allan Kardec
  • “Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”. Santo Agostinho
  • “Se Allan Kardec tivesse escrito que fora do Espiritismo não há salvação, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu Fora da Caridade, ou seja, fora do Amor não há salvação”. Chico Xavier

  • “Todos os deveres humanos se encerram nestes dois pontos: resignação à vontade do Criador e caridade para com os nossos semelhantes”. Alexander Pope
  • “A caridade é o único tesouro que se aumenta ao dividi-lo”. Cesare Cantú
  • “A caridade fingida do rico não é, nele, senão um luxo a mais: ele dá de comer aos pobres, como aos cachorros e aos cavalos”. Jean Jacques Rousseau
  • “A caridade é a felicidade dos que dão e dos que recebem”. Camilo Castelo Branco
  • “A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor”. São Francisco de Assis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.