Frases Sobre a Seca no Brasil

O Brasil já foi conhecido como o País das Águas, devido a abundancia que havia dela em nossas terras. Ocorre que, atualmente, esse termo não pode mais ser posto em prática, já que grande parte do país sofre com a falta d’água.

A Crise Hídrica

Ninguém consegue explicar ao certo o que está acontecendo no Brasil. Fato é que tem chovido muito menos do estava previsto, e isso vem ocorrendo desde o ano passado, causando inúmeros transtornos para as regiões, especialmente a Sudeste.

Especialistas dizem que a falta de chuva acontece por causa do desmatamento da Amazônia, que deixa de mandar umidade e nuvens pesadas para o Sudeste. Outros indicam que o fenômeno da seca é algo que vem sido anunciado há décadas, e nenhuma autoridade pensou em se precaver quanto a isso, deixando de lado obras de infraestrutura que poderiam fazer diferença.

As chuvas têm vindo com frequência nas regiões Norte e Sul, ou seja, nos extremos do país. E chegam com tanta força que acabam trazendo inúmeros estragos; no Acre, por exemplo, a cheia do Rio Acre é a maior dos últimos anos, batendo a marca histórica, que era de 14,72 metros e chegando aos 15,07 metros. Tanto a seca quanto a cheia dos rios é algo assustador, pois de uma forma ou de outra acaba com qualquer chance de plantio e de criação de animais.

A cidade de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo, sofre com a falta d’água desde 2014. A companhia de abastecimento, Sabesp, vem diminuindo a pressão da água nos canos, fazendo com que a mesma chegue às residências apenas por algumas vezes no dia ou até mesmo na semana, uma forma de conter o desperdício e manter a economia.

Entretanto, somente isso não basta para conter a crise na cidade e muitos menos no Estado. Serão necessárias medidas efetivas e urgentes em busca da preservação dos rios, mananciais, tratamento das águas poluídas, que não são poucas, seguidos de uma maior conscientização por parte da população, quanto ao gasto exagerado de água.

Para entender melhor o assunto, vejamos as frases abaixo:

Frases Sobre a Seca no Brasil

Frase 01: Só damos o verdadeiro valor à água, depois que vemos a fonte secar.

Frase 02: Os problemas oriundos da seca no sertão já são bastante conhecidos, e não assustam a mais ninguém. O que faz mal é saber que eles são os mesmos de sempre, não mudam nunca, apenas ficam mais fortes, mesmo com a tecnologia e facilidade atuais.

Frase 03: Quando há a seca, não há comparação entre o couro e o linho, o pão tem mais valor que a prata, a água tem preço de ouro, a chuva é benção e o jumento se vê forte como o touro.

Frase 04: Verdadeiramente podemos nos intitular retirantes em pleno tempo de grande tecnologia. Tentando fugir das mesmas situações, vivendo com os mesmos problemas, dando corda aos mesmos objetivos, sem jamais chegar a resolver o que precisa realmente ser resolvido no sertão: a falta de educação.

Frase 05: Segundo dados técnicos, chove em Israel em bem menor quantidade que nas regiões de seca Nordestina. Ainda assim, aquele país foi capaz de driblar a estiagem e passou a ser um produtor forte na agricultura. Da terra ressequida foi retirado o limão, e dele fora feita uma doce limonada. Mas em terras brasileiras, há fertilidade do assistencialismo que cai em gotas!
Cada vez que há a seca, um pouquinho d’água e uma grande quantidade de dinheiro é mandada, para que nada seja resolvido!

A indústria famigerada da seca narra que as pessoas devem depender, precisam passar por humilhações, precisam pagar a bondade do político com voto cabresto e fidelidade!
É aquele mesmo cabresto que causa o impedimento das mudanças e atrasa o Nordeste.
Não tentem cegar o nordestino! Um cidadão não merece viver a partir de esmolas. Ninguém vive apenas de água! É necessário tecnologia, irrigação, para que assim o sertanejo deixe de depender dos coronéis que detém o poder da terra.

Frase 06: Contrariamente a que muitos de vocês entendem, o episódio da seca não está resumido em somente uma região do país, mas é mais forte num ponto. Ela tende a se concentrar numa determinada área chamada de Polígono das Secas. Esta região engloba parte de 08 Estados do Nordeste: Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, especialmente ainda na parte norte de Minas. Por isso, se torna a cada dia mais importante, que o Governo fomente políticas públicas que incentivem a despoluição de rios, preservação dos mananciais e ideias para  aumentar os níveis dos rios, que são os principais abastecedores das pequenas e médias cidades.

Frase 07: Muitas vezes, o governo brasileiro procurou combater os problemas das secas construindo e incentivando a construção de açudes, como o Açude de Orós, que fosse feita a perfuração de vários poços tubulares, e da mesma forma se construíssem cacimbas, tudo motivado por uma grande frente de trabalho.

Tais atitudes são apenas imediatistas e não chegam a resolver o problema, mas, em contrapartida, elas acabam movimentando um grande capital, havendo a geração de empregos e evitam, de uma maneira torta, a saída do homem do campo e a migração.

Entretanto, a corrupção é algo tão enraizado, atrelada ao coronelismo e unida à indústria da seca, que se torna inviável a definitiva resolução do problema. Ela não pode ser conseguida apenas com a construção de tubulações e canais, com a sobreposição de rios, para que haja o aumento do leito d’água, melhore a irrigação e isso venha a tentar fixar o nordestino em sua própria região. É importante que ocorra a implementação verdadeira do conceito de democracia, e isso torne viável a participação popular na política e a sociedade se mobilize.

Frase 08: O problema da seca não é somente a falta d’água, é ainda a falta de perspectiva de vida, da vida em si. É ver se repetir o ciclo de fome e de dor. É um despertar que não ocorre, uma tristeza que nunca morre, de um sofrer que não tem fim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.