Pedacinhos De Poemas De Fernando Pessoa

Às vezes ler o trecho de um poema, um pouco de um livro, ou qualquer outra forma textual faz a gente se sentir muito melhor. Alguns autores conseguem transformar a beleza da vida em simples palavras. Existe gostos para todos os tipos de leituras, mas aquelas que te fazem refletir sobre a vida sem dúvida nenhuma são as que mais fazem sucesso.

O ser humano tem a mania de sempre precisar de palavras alheias para confirmar coisas que ele mesmo já sabe. Muito do clichê é dito em livros e a maioria das vezes queremos somente continuar a ler e descobrir como a maioria das pessoas pensam igual sobre alguns assuntos, mas não admitem.

Na atualidade, ler se tornou algo banal, que as pessoas não interpretam como cultura e conhecimento. O tempo passa muito rápido pela quantidade de tarefas que nós queremos realizar no dia-a-dia e não sobra tempo para simplesmente botar a cabeça no lugar e pensar em coisas positivas. Por isso a humanidade está tão doente, não sobra tempo para ler um livro, não sobra tempo para tomar um ar, ver a natureza e realmente aproveitar o bom da vida.

Há aqueles que leem somente notícias e livros de estudos, esses tipos também são muito importante, porém você já leu uma história e começou imaginar totalmente um ambiente para ela, como realmente poderia ter acontecido, ou até me coloca no lugar do personagem? Isso é uma magia que somente os livros conseguem fazer com a gente. Para os poemas, às vezes as interpretações podem ser diferentes, mas a maioria delas também são reflexivas.

A criatividade para que criar essas histórias precisa ser muito grande, não é qualquer pessoa que consegue dar vida a coisas diferentes, a inventar detalhes até mesmo para o dia em que ocorre a história. Ou então para quem escreve um poema e consegue rimar facilmente, usando todas as técnicas de maneira natural. Por isso ler é tão gratificante e não deve deixar de ser praticado, para uma saúde mental de qualidade.

Poema e Poesia

Poema e Poesia

Poema e Poesia

Poema é um tipo de gênero textual que diferentemente de uma narrativa apresenta estrofes e versos, isso significa que não é contínuo. O conjunto dos versos forma as estrofes e a maioria dos poemas possuem uma métrica a ser seguida, seja na colocação dos versos, das rimas e outros princípios estruturais do poema. Pode ser classificado em vários quesitos adquirindo nomes específicos para cada um deles, alguns exemplos seriam o soneto,a epopeia e o haikai.

Surgiu juntamente com a ideia da interpretação em musicais, trazendo assim a sonoridade que a maioria deles apresentam. E devido a isso muito utilizado para ser colocados em músicas atuais. Há pessoas que ainda cultivam hábitos de escrever e reunir com pessoas do mesmo gosto e apresentarem o seu poema e discutirem sobre o que todo mundo acha sobre.

Ao longo do tempo o ser humano foi adaptando de acordo com a cultura e o período que vivia e a poesia foi se modificando juntamente com isso antigamente a métrica era muito mais rígida dos dias atuais. Nas escolas literárias em que o Brasil vivenciou, somente o modernismo apresentava características livres para que o escritor seguisse seu coração ao escrever.

Querendo ou não os poemas sempre sabem como mexer com seus pensamentos e crescer em reflexões que ele pode apresentar. Por isso o trabalho deles deveria ser muito mais valorizado.

Fernando Pessoa

É um escritor português que viveu alguns anos na África, por conta do emprego se padastro, aprendendo assim o inglês que o fez escrever algumas obras nessa língua.Viveu 47 anos e exerceu diversas profissões ao longo da vida além de escritor, como tradutor, crítico, astrólogo e empresário. Nasceu no ano de 1888 e produziu dezenas de obras que encantam a população até os dias atuais.

Ficou conhecido principalmente por criar alguns heterônimos que possuem até mesmo uma vida completa criada pelo autor. Os mais comuns sem dúvida alguma foram Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, sendo que muita gente acha até que essas pessoas realmente existiram.

Fernando era um grande adepto do modernismo, representando fielmente a língua portuguesa na Europa. Seus poemas traziam temas variadospedacinhos de poemas de fernando pessoa, desde reflexões até sobre coisas que acontecem naturalmente ao longo do cotidiano. Mesmo fazendo décadas, seus poema ainda são muito famosos.

Trechos

“Não sou nada.

Nunca serei nada.

Não posso querer ser nada.

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo….”

Trecho retirado do poema Tabacaria, relacionando como ele está vivendo atualmente com o fumo que perseguia muito seu personagem.

“No tempo em que festejavam o dia dos meus anos…

Que meu amor, como uma pessoa, esse tempo!

Desejo físico da alma de se encontrar ali outra vez…”

Um dos poemas mais conhecidos do autor, chama Aniversário, e em todo momento que é possível o personagem está sendo nostálgico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.