Frases de Gandhi: A Biografia do Grande Líder

Nesse artigo veremos algumas frases ditas pelo grande líder espiritual Mahatma Gandhi e, conheceremos um pouco mais sobre sua biografia.

Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi (02 de outubro de 1869 a 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi, foi o líder proeminente do nacionalismo indiano na Índia britânica governada.

Pregando a não violência da desobediência civil, Gandhi liderou a Índia à independência e contribuiu com sua conduta, para movimentos inspirados pela paz, direitos civis e liberdade em todo o mundo.

O filho de um alto funcionário do governo, Gandhi nasceu e foi criado em um hindu Bania, estudou e se graduou em direito em Londres. Gandhi se tornou famoso por lutar pelos direitos civis dos muçulmanos e hindus indianos na África do Sul, usando novas técnicas que pregavam não violência nem a desobediência civil.

Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano , em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para aliviar a pobreza, a ampliação dos direitos das mulheres, construindo amizades religiosas e étnicas, terminando com a discriminação, aumentando a autossuficiência econômica, e acima de tudo para alcançou a independência da Índia da dominação britânica.

Gandhi liderou pessoas em um protesto contra o imposto sobre o sal nacional, e mais tarde em exigiu que o governo britânico imediatamente libertasse a  Índia em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele foi preso por isso e por vários outros “crimes” políticos ao longo dos anos. Gandhi ficou conhecido pela prática da não violência e da verdade em todas as situações, e defendeu que os outros fizessem o mesmo.

Ele viu as aldeias como o núcleo da Índia verdadeira e promoveu a autossuficiência, não apoiando os programas de industrialização de seu discípulo Jawaharlal Nehru.

Seu principal inimigo político na Grã-Bretanha foi Winston Churchill, que o ridicularizou Chamando Gandhi de “faquir seminu”. Ele era vegetariano convicto, e empreendeu longos jejuns como meio de autopurificação e mobilização política.

Em seu último ano, descontente com a divisão da Índia, Gandhi trabalhou para impedir a carnificina entre muçulmanos e hindus que ocorria na região da fronteira entre a Índia e o Paquistão. Ele foi assassinado em 30 de janeiro de 1948 por um nacionalista hindu que achava que Gandhi era muito aceito pelos muçulmanos da Índia. 30 de janeiro é considerado como o Dia dos Mártires na Índia.

O título honorífico Mahatma (“Grande Alma”) foi dedicado a ele em 1914. Na Índia, ele também foi chamado Bapu (“Pai”).
Ele é conhecido na Índia como o Pai da Nação. O seu aniversário, 02 de outubro, é comemorado lá como Gandhi Jayanti, um feriado nacional, e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência.

A filosofia de Gandhi não era teórica, mas uma das mais pragmáticas, isto é, ele praticava os seus princípios, em tempo todos os momentos de sua vida. Incitado a dar uma mensagem ao povo, ele respondeu: “Minha vida é a minha mensagem”.

Movimento Pelos Direitos Civis na África do Sul (1893-1914)

Gandhi tinha 24 anos quando chegou à África do Sul para trabalhar como um representante legal para os comerciantes muçulmanos indianos com sede na cidade de Pretória. Ele passou 21 anos na África do Sul, onde desenvolveu suas visões políticas, éticas e habilidades de liderança.

Os Índios na África do Sul foram liderados por muçulmanos ricos, que contrataram Gandhi como um advogado, para proteger os trabalhadores com direitos muito limitados. Gandhi considerava que todos fossem índios ou não, deveriam ter uma visão da vida que transcendesse a religião e a casta das pessoas.

Ele acreditava que poderia superar as diferenças históricas, especialmente em relação à religião, e tomou essa crença de volta à Índia, onde ele tentou implantá-la.

A experiência Sul-africana expôs deficiências a Gandhi que ele não tinha conhecimento. Ele percebeu que estava fora de contato com as enormes complexidades da vida religiosa e cultural na Índia.

Na África do Sul, Gandhi enfrentou a discriminação dirigida todas as pessoas de cor. Ele foi jogado de um trem após se recusar a passar da primeira classe. Ele protestou e foi autorizado a viajar na primeira classe no dia seguinte.

Viajando mais adiante de diligência, ele foi espancado por um motorista por se recusar a mudar-se para dar lugar a um passageiro Europeu. Ele sofreu outras dificuldades na viagem como ser impedido de entrar vários hotéis. Em outro incidente, o magistrado de Durban tribunal ordenou Gandhi para remover seu turbante, o que ele se recusou a fazer.

Estes eventos foram um ponto de virada na vida de Gandhi e moldaram seu ativismo social, despertando-lhe a injustiça social. Depois de testemunhar o racismo, preconceito e injustiça contra os índios na África do Sul, Gandhi começou a questionar seu lugar na sociedade e de seu povo no Império Britânico.

Após a maioria negra ter chegado ao poder na África do Sul, Gandhi foi proclamado herói nacional com inúmeros monumentos.
Na luta contra o domínio britânico sua grande popularidade entre os hindus e muçulmanos fez sua liderança.

Frases de Mahatma Gandhi

Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
Mahatma Gandhi

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
Mahatma Gandhi

A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.
Mahatma Gandhi

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
Mahatma Gandhi

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.
Mahatma Gandhi

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
Mahatma Gandhi

Olho por olho, e o mundo acabará cego.
Mahatma Gandhi

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
Mahatma Gandhi

Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.
Mahatma Gandhi

O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.
Mahatma Gandhi

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi

Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.
Mahatma Gandhi

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.
Mahatma Gandhi

O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.
Mahatma Gandhi

Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.
Mahatma Gandhi

O amor é a força mais sutil do mundo.
Mahatma Gandhi

Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.
Mahatma Gandhi

Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.
Mahatma Gandhi

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da  verdade e sob ângulos diversos.
Mahatma Gandhi

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Autores Famosos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.