Descobrindo Mensagens Subliminares

No ano de mil novecentos e cinquenta e sete, James Vicary, um publicitário norte americano criou uma empresa cujo nome era “Subliminal Projection Company” e se tornou vice-presidente dela. Ela tinha como intuito demonstrar e provar o poder das mensagens subliminares à sociedade, através de propagandas. As mensagens subliminares consistem em passar uma informação de maneira não consciente ao interlocutor, isso porque segundo a teoria enquadrada na pseudociência, ao ver algo que se insere na sua retina em uma velocidade tão rápida sem você perceber, ela se dirige direto ao seu subconsciente, que é a porção que “você não pensa”.

De acordo com a teoria, isso pode funcionar também com imagens que ficam “escondidas” ou ocultas por trás de outras imagens e todas essas informações que atingem o inconsciente teoricamente podem influenciar as pessoas de modo positivo ou negativo. Há teorias também que falam sobre a questão das mensagens subliminares presentes em algumas músicas e o fato de que alguns artistas produzem letras ou até mesmo melodias que são capazes de influenciar as pessoas de modo que ela se tornem fãs ou passem a gostar muito do que estão ouvindo, como se fosse algo viciante, como uma droga. Sendo assim, o objetivo principal, nesse caso, seria a de aumentar o número de fãs e se tornarem estrelas do mundo artístico.

Na ocasião de mil novecentos e cinquenta e sete, James Vicary inseriu duas frases durante a projeção de um filme nos Estados Unidos da América, na cidade de Nova Jersey provando que elas iriam repercutir nas vendas de coca cola e de pipoca na saída do cinema, isto é, após as pessoas terminarem de assistir os filmes. As frases que ele colocou no meio do filme foram “Drink Coke” e “Eat Popcorn”, que significam, respectivamente, em português “Beba Coca-Cola” e “coma pipoca”. São duas frases imperativas mas que parecem inofensivas ao serem ouvidas de maneira aleatória. No entanto, conforme previsto por Vicary, as vendas realmente aumentaram. Saíram cerca de dezoito por cento a mais do refrigerante e quase cinquenta e oito por cento a mais de pipoca na saída do cinema após a divulgação das frases de efeito no filme.

Seguindo esse ocorrido, muitas empresas de publicidade e publicitários autônomos passaram a tentar inserir as mensagens subliminares em suas propagandas, de modo que elas ficaram extremamente populares no ramo da mídia. Isso até hoje é de certa forma polêmico, uma vez que há grupos que tentam “desmascarar” essas mensagens, alertando a população sobre o uso da mente humana para gerar lucro e promover a hegemonia do sistema capitalista aumentando o consumo de maneira exacerbante e de modo muitas vezes desnecessário, dado os inúmeros descartes de alimentos e produtos que muitas vezes acabam sendo comprados por impulso dos consumidores. Seria esse impulso causado pelo inconsciente da pessoa devido à adesão de seu subconsciente às mensagens subliminares sobre aquele produto ou serviço contratado? Não há uma certeza sobre isso, como quase todas as teorias que existem, são hipóteses que apresentam muitos fatores que apontam para sua veracidade, mas que infelizmente não nos dão a certeza absoluta do que ocorre, como ocorre e porque ocorre.

Dentre esses grupos que insistem em tentar desmascarar o que aparentemente é uma indústria que se aproveita do inconsciente dos seres humanos, há grupos religiosos que acabam por “demonizar ” aquele produto, serviço ou até mesmo músicas. Isso porque a maioria das propagandas que provavelmente possuem mensagens subliminares em seu meio são de coisas supérfluas e não necessária para a sobrevivência do ser humano. São exemplos as bebidas alcoólicas e os cigarros, de uma maneira geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Subliminares

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.