O poeta (ou profeta) Gentileza, apesar de ter nascido em São Paulo, ficou conhecido por ser uma personalidade do Rio de Janeiro. Possuia uma carreira pregadora, ficando famoso em terras nacionais no início da década de oitenta quando juntava multidões de pessoas em viadutos cariocas e que estavam dispostas a ouvir as suas frases.
A oração “gentileza gera gentileza” é tida como um das mais conhecidas da sua extensa autoria. Este autor chegou inclusive a ser homenageado por Gonzaguinha, filho do reio de Luís Gonzaga, em 1980, com a música que carrega o mesmo nome do poeta, ou seja, “Gentileza”.
Em 2000, foi instalada ONG no município de Mirandópolis, em São Paulo, que carrega o nome “Gentileza Gera Gentileza”. Possui objetivo de difundir a cultura na região com inúmeros eventos ligados principalmente com teatros. Vale ressaltar que no ano de 2009 foi reinterpretado pelo ato Pulo José durante as gravações da novela global: Caminho das índias.
Por Renato Duarte Plantier
Pow, gostei a minha professora mandou eu fazer um trabalho falando sobre o poeta gentileza e ela gostou, quem fez esse site ta de parabéns gostei de verdade!!
Pingback: Gentileza gera gente ilesa - Uma Malla Pelo Mundo