As pessoas muitas vezes não percebem o quão o desânimo delas pode prejudicar suas vidas. Com o desânimo vem a preguiça, vem o desespero, a depressão, etc. Todos são capazes de correr atrás do seus objetivos se persistir naquilo que procura alcançar.
Ao contrário do que muitos pensam, o desânimo pode aparecer em qualquer momento, desencadeado ou não por outro acontecimento mais sério. No começo pode parecer simples, mas com os dias até mesmo a saúde fica prejudicada, já que o corpo não reage bem ao seu estado de espírito e ao pouco movimento físico, na maioria dos casos.
Para conhecer melhor como combater o desânimo, é preciso reconhecer que ele se abriga em você. E por isso é importante saber o que caracteriza uma pessoa desanimada.
Pessoas que vivem com esse problema normalmente não possui desejos de conquistar seus objetivos e de ir atrás deles, fogem de lidar com seus problemas e não querem ir atrás de novas conquistas, estagnando no lugar.
Resumindo em apenas três características, o desanimo é a perda de vontade, de razão ou bom senso e de equilíbrio emocional.
Coisas Simples Que Ajudam A Melhorar O Desânimo
Algumas atividades que podem ser feitas diariamente para te deixar mais animado. São recomendados para serem feitos logo de manhã, ao acordar:
- Pensar em uma música em que se gosta muito e cantarolar ela, se possível escutá-la junto.
- Ao levantar da cama, faça isso devagar para que possa ir acostumando e percebendo que um novo dia começou.
- Tente se espreguiçar o máximo possível, de forma que alongue todas as partes possíveis do corpo.
- Se olhe no espelho e admire o que vê, pensando somente positivo.
- Lave o rosto e respire fundo, principalmente no início do dia.
- Faça coisas que goste para o café da manhã para se alegrar. Lembrando sempre da energia necessária para o restante do dia.
- Se vista com roupas que faça com que você se sinta bonita e disposta a sair para que as pessoas a vejam com ela.
Não se pode desistir facilmente de alguma coisa, a persistência em alguma coisa é muito necessária, seja com um simples afazer, ou então em grandes problemas no trabalho.
Diferente de muitos pensam, todo ser humano é capaz de chegar onde ele quiser se desejar e correr atrás de forme eficiente.
É importante saber a diferença entre insistir e persistir, já que existem algumas coisas que se forem totalmente inviáveis, só fazem as pessoas perderem o seu próprio tempo.
Por isso é bem provável que em momentos parecidos com esse é necessário tomar decisões para seguir ou parar. Sendo feito renuncias de coisas, mudanças de caminhos.
Um exemplo de situações que devem ser excluídas da vidas , é um relacionamento que se não for cortado a tempo, acaba se tornando tóxico e péssimo para a pessoa.
Insistir é dispor de toda a sua energia para chegar até o objetivo, sendo sempre da mesma maneira essa busca, sem mudanças, sem novas ideias, sem melhorar. Focando em algo que as vezes pode não dar certo e não mudando de métodos não descobre isso.
Já na persistência sempre é possível encontrar soluções novas para correr atrás, fazendo com que a solução e a conquista venham de forma mais eficaz. Fazer sempre por prazer e por querer buscar tal coisa.
A própria medicina indica que emoções negativas trazem vários males a saúde. Com estudos já foram comprovados cientificamente as vantagens de sempre estar de bom humor, de alto astral. Quimicamente falando sorrir realmente ajuda a prevenir doenças e superá-las também, pela liberação de certos hormônios que fazem bem para o corpo.
Por isso é sempre interessante se conhecer mais para buscar o melhor de si mesmo, sempre atrás de persistir nos sonhos, e não desanimar perante as dificuldades encontradas na vida. Algumas mensagens que podem fazer refletir sobre a necessidade de persistir:
“Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer.” Carl Sagan
“Persistir em meio às dificuldades e contrariedades da vida, é o preço justo daqueles que desejam vencer, crescer e se fortalecer”. Joel Beuter
“Não desanime de você, ainda que a colheita de hoje não seja muito feliz. Não coloque um ponto final nas suas esperanças. Ainda há muito o que fazer, ainda há muito o que plantar, e o que amar nessa vida.” Padre Fábio de Melo