Salmo 18

Salmo 18

A Bíblia Sagrada apesar de ser um dos livros mais antigos que existem, é o livro mais atual que conheço. Digo isto porque  a palavra de Deus não foi escrita para uma determinada época ou povo. A palavra de Deus se renova todas as manhãs e se aplica a todos os povos e pessoas inclusive nos dias de hoje.Neste contexto falemos sobre os Salmos. Existem salmos para várias situações ou momentos da vida. A maior parte das Bíblias Cristãs, inclusive, contém um índice de Salmos por tema a fim de que o leitor possa saber onde encontrar ajuda. A Bíblia não é um livro de auto-ajuda, não interpretem assim, mas Deus é o Deus do impossível, então não há nenhum tipo de problema ou dificuldade para o qual Ele não tenha uma palavra.

Vamos meditar em alguns versículos do Salmo 18.

Versículo 1:

“[Para o músico-mor: salmo do servo do SENHOR, Davi, o qual falou as palavras deste cântico ao SENHOR, no dia em que o SENHOR o livrou de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. E disse:] Eu te amarei, ó SENHOR, fortaleza minha.”

Lendo o primeiro versículo já podemos imaginar o tema deste Salmo: A gratidão a Deus por ter livrado Davi de seus inimigos. E como este Salmo pode nos consolar nos dias de hoje?O Senhor nosso Deus que foi exaltado no Salmo de Davi é o mesmo de ontem, de hoje e será sempre Senhor. Note que o salmista chama Deus de “fortaleza”, pois quando estamos escondidos em Deus, não há mal que possa nos afligir.

Salmo 18

Salmo 18

 

Versículo 2:

“O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

Neste versículo podemos entender que quando entregamos nossas adversidades a Deus e confiamos nele, as nossas forças de todo o coração somos vitoriosos. Porque como disse Davi, o Senhor é um rochedo, ou em outras palavras, é firme, inabalável, ou ainda: O que Deus promete Ele certamente cumprirá. Lendo a Bíblia podemos entender que só de Deus provém a salvação.

Versículo 3:

“Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.”

Só pode ser digno de louvor àquele que tem o nome sobre todo e qualquer outro nome. Só Deus merece essa exaltação por ser soberano. Quem segue as palavras do Senhor é protegido por Ele.Um ponto importante para finalizarmos essa meditação é que nós muitas vezes nos sentimos fracos diante das mais adversas situações. Entretanto, se somos obedientes a Deus, Ele fica conosco e nos ajuda. Há alguém mais forte do que Deus?

 

Camila Rigorfi Lima

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bíblica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito Grato! meu Deus por tudo de bom que faz na minha vida, muito grato senhor quando abre seu braços em qualquer momento da minha vida. (bons e dificeis).
    Agradeço por esta sempre ajudando a evoluir como humano e espirito.
    Amo todos voces.
    Muito Grato!
    Senhor!
    Saulo Guimarães

    Saulo Guimarães 19 de abril de 2012 22:46 Responder
  • Amo a Palavra de Deus! Lindo este Salmo! Gosto de postar mensagens bíblicas no Face Book… Será que eu poderia usar estas tuas fotos? Você me autoriza? Grata. Luci Malaquias

    Luci Malaquias 24 de novembro de 2013 1:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.