Organizações Ambientais: Informações Sobre as Mais Importantes

As organizações ambientais são aquelas cujas atividades visam preservar o meio ambiente. Existe uma grande variedade de organizações ambientais em todo o mundo e cada uma tem um foco próprio de atuação que pode ser a preservação dos animais, reflorestamento enfim uma causa. Em geral essas instituições têm uma causa que defendem de forma principal, mas é claro que são organizações que tem como primeiro objetivo conscientizar as pessoas da importância de cuidar do planeta e dos seres vivos.

Organizações Ambientais: Informações Sobre as Mais Importantes

Organizações Ambientais: Informações Sobre as Mais Importantes

Contribuindo Para Um Mundo Melhor

O meio ambiente se tornou um dos principais assuntos da grande mídia devido a problemas como a necessidade de frear o aquecimento global e a escassez de recursos como a água, por exemplo. Todo mundo pode fazer a sua parte em nome de uma causa ambiental como evitar desperdícios de água e luz entre outras ações do dia a dia. Também é possível colaborar financeiramente para essas causas como algumas empresas fazem através de patrocínios a projetos ambientais. O papel das organizações ambientais nesse contexto é ajudar a organizar as ações de contenção do uso de recursos que estão caminhando para a escassez, alertar para a matança de animais, para o desmatamento entre muitas outras questões. Essas organizações são conhecidas como ONGA (Organizações Não Governamentais Ambientais). No mundo todo existem muitas ONGAs que trabalham na divulgação de importantes bandeiras ambientais e que através de projetos concretos e protestos alertam as pessoas para a necessidade de cuidar do meio ambiente. Conheça algumas dessas instituições a seguir.

WWF – World Wide Fund for Nature

A organização World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) conhecida mundialmente somente como WWF é uma das principais organizações não governamentais que atuam internacionalmente difundindo a conservação, recuperação ambiental e investigação de crimes contra a natureza. Durante muito tempo o nome oficial dessa ONGA era World Wildlife Fund, nome que ainda permanece oficial no Canadá e Estados Unidos. A organização foi fundada em 1961 na Suíça por cientistas que estavam preocupados com o avanço da devastação da natureza e nas suas implicações para o bem estar do planeta. A mudança de nome aconteceu no ano de 1986 devido a expansão dos objetivos da WWF. O objetivo deixou de ser apenas preservar algumas espécies isoladas e sim trabalhar na proteção das espécies como um todo. A sigla WWF permaneceu para não causar confusão e por que já era bastante difundida. A organização se tornou uma entidade com presença no mundo todo sempre trabalhando em defesa do meio-ambiente e com representações em diversos países do mundo. O apoio a rede da WWF é dado por pessoas diferentes com objetivos em comum, ou seja, preservar o planeta que é a nossa casa. A WWF é a maior organização independente de proteção ambiental. As campanhas realizadas pela organização falam de questões como a defesa do urso panda na China e também a preservação do meio ambiente. A entidade faz a edição de livros, revistas e cartilhas que ensinam como cada um pode preservar o meio ambiente.

http://wwf.panda.org/

Greenpeace

A organização não governamental ambiental Greenpeace tem a sua sede em Amsterdã, nos Países Baixos e conta com uma rede de escritórios espalhados em 40 países inclusive no Brasil. O trabalho do Greenpeace é realizado internacionalmente e está relacionando a questões como a preservação do meio ambiente, luta contra o desmatamento, desenvolvimento sustentável, clima, energia nuclear, engenharia genética, oceanos, substância tóxicas, fontes de energia renováveis e transgênicos. A atuação do Greenpeace busca sensibilizar a opinião pública através de ações, publicidade e outros meios a respeito das questões que defendem. O que diferencia o Greenpeace de grande parte das organizações ambientais é que as suas ações se baseiam em pilares filosófico-morais da desobediência civil. A fundação do Greenpeace aconteceu no ano de 1971 no Canadá por imigrantes americanos e hoje conta com cerca de três milhões de colaboradores no mundo todo, desses cerca de 40 mil estão no Brasil. Os colaboradores doam quantias mensais de acordo com as suas possibilidades e também realizam ativismos.

http://www.greenpeace.org.br/p3/cake/gpland/index.php/hotsites/rr/46?gclid=CP-9g6vE9bcCFWVo7AodzWUA0A

Greenpeace

Greenpeace

PETA – People for the Etical Treatment of Animals

A organização PeTA (People for the Etical Treatment of Animals) é uma organização ambiental não governamental que tem como foco a defesa dos animais. A sua fundação aconteceu em 1980 e já possui mais de 2 milhões de membros. O lema da organização é: “Animals are not ours to eat, wear, experiment on, or use for entertainment” (“Animais não são nossos para comer, vestir, usar em experiências ou para entretenimento”). Dentre as ações do PeTA podemos destacar as ações educacionais, investigações, pesquisas, resgate de animais, campanhas de protesto e até mesmo participação de celebridades. A PeTA realiza diversas campanhas contra o uso de pele de animais para fazer casacos e na indústria da vestimenta como um todo além de lutar contra o uso de animais para testes de cosméticos.

http://www.peta.org/

Projeto Baleia Franca

O Projeto Baleia Franca realiza pesquisas com foco na conservação das baleias-francas, a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção do planeta. O projeto é mantido pela Petrobras e pela IWC/Brasil e a sua sede fica na Praia de Itapirubá, no município catarinense de Imbituba.

http://www.baleiafranca.org.br/

Projeto Baleia Franca

Projeto Baleia Franca

Lemur Conservation Foundation

A Lemur Conservation Foundation (LCF) também é conhecida como Fundação para Conservação dos Lêmures e se trata de uma pequena organização americana que não tem fins lucrativos e que trabalha junto com o LCF Scientific Advisory Council, Duke Lemur Center, Prosimian Taxon Advisory Group (TAG), Associação de Zoológicos e Aquários (AZA) e com Species Survival Plan (SSP). A LCF tem uma reserva que fica em Mayakka City, um local em que busca a preservação de todas as raças de lêmures que existem e a educação da população para que não mate ou cace esses animais.

http://www.lemurreserve.org/

Cempre

O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação que não tem fins lucrativos que se dedica a promoção da reciclagem de acordo com um conceito de gerenciamento integrado do lixo. Foi fundada no ano de 1992 e tem a sua sede em São Paulo, o Cempre é mantido por empresas privadas de vários setores. O trabalho do Cempre tem como foco conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reciclagem e reutilização do lixo. Para isso o Cempre faz publicações, pesquisas técnicas e cria um grande banco de dados.

http://www.cempre.org.br/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.