Ser Professor É…

Ensinar os alunos em sala de aula é muito mais que uma profissão, é um dom. E como tal não é tarefa designada a todos, por mais que muitos, de boa vontade, tentem executá-la.

Ser professor nos dias atuais é um caminho árduo a ser percorrido, pois grande parte deles não tem o merecido reconhecimento, seja de ordem profissional ou financeira.  O piso salarial dos professores chega a ser um salário de fome, que não consegue suprir o transporte e alimentação dos mesmos.

Ser Professor

Ser Professor

Isso tudo apesar de ser a única profissão responsável por formar os demais profissionais e ainda assim não possui o reconhecimento devido. Num país assim como nosso, o “ser professor” engloba tantas alegrias e tantas dificuldades, como podemos observar logo a seguir:

Ser Professor É

1 – Ser professor é acordar todos os dias com um sentimento de mudança dentro peito e não poder colocá-lo em prática quando se quer.

2 – Ser professor é olhar fundo nos olhos dos alunos e ver que um mundo de possibilidades se abre a cada novo dia, e se sentir feliz por fazer parte desse mundo repleto de realizações.

3- Ser professor é passar noites e noites com pilhas de cadernos e provas para corrigir, dormir de madrugada e levantar de manhã com um sorriso no rosto, e sempre pronto a ensinar a todos os alunos.

4 – Ser professor é ter fé e certeza de que todas as coisas que são feitas, são válidas, especialmente se o aluno entender o que é passado e se sentir feliz com o aprendizado, tendo mais e mais vontade de aprender. Não há nada mais gratificante que isso para o professor.

5 – Ser professor é usar horas e horas de seu dia pensando nos detalhes de cada aula que será dada, e ainda assim, saber que cada aula correrá de acordo com a necessidade do aluno no momento, e não de acordo com tudo que foi pensado e planejado.

6 – Ser professor é entrar acabado em sala de aula, praticamente se arrastando, especialmente quando é a última aula do dia e, diante da satisfação da turma em revê-lo, transformar todo aquele cansaço e desânimo numa maravilhosa aventura de ensinar e quase sempre também aprender com os meninos e meninas.

7 – Ser professor é realmente se importar com o outro num determinado grau, que se assemelha a quem cuida de uma plantinha muito especial e rara que precisa de uma constante atenção, cuidado e amor. Cada uma delas precisa de um cuidado diferenciado, pois nenhuma é como a outra, mas a seu modo é única.

8 – Ser professor é ter dentro si aquela capacidade especial de saber a hora certa de sair de cena e deixar que o aluno possa brilhar e trilhar sozinho seu próprio caminho, mas ao mesmo tempo continuar ali, sempre a espreita e pronto a dar a mão, caso alguma coisa inesperada aconteça.

9 – Ser professor é não é fazer com que o aluno siga uma trilha somente, é apontar diversos caminhos, e deixar que o aluno escolha um e nele possa caminhar com seus próprios pés, usando o ritmo que lhe é mais confortável.

10 – Ser professor é começar uma profissão nova todos os dias, já que, a cada dia surgem novas dificuldades e novos desafios. Enfrentar uma sala de aula com mais de 40 alunos é ter ali 40 vidas diferentes, e cada um delas precisa de um atendimento também diferenciado e especial. E quando se tem a compreensão disso, se pode chegar a cada um deles e ensinar de maneira também especial.

11 – Ser professor é sonhar que ao menos um pouco do que se tenta ensinar seja aprendido. Que a alegria do aprendizado seja uma constante na vida dos alunos, e que possam usar o conhecimento para a vida toda.

12 – Ser professor é ensinar uma disciplina ou várias delas e tentar fazer com que os alunos se apaixonem pela matéria assim como você é apaixonado. Mas é se deparar com a triste realidade que apenas alguns deles se mostrarão interessados, enquanto os demais tentarão fazer de tudo para usar o celular escondido em sala de aula e nada mais além disso.

O Que É Ser Professor

O Que É Ser Professor

13 – Ser professor é conviver com a alegria e a dor de poder transformar sonhos em realidade e saber que muitos alunos não estão interessados nessa mágica e preferem passar a vida inteira alienados do conhecimento e do aprendizado.

14 – Ser professor é observar um brilho especial nos olhos dos alunos, quando aprendem as primeiras letras, quando conseguem formar e ler as primeiras palavras. É saber que a faculdade não ensina nem a metade das coisas que se aprende em sala de aula, através da prática diária. Além disso, o dia-a-dia é melhor faculdade que qualquer professor pode ter em seu currículo, não há melhor aprendizado que esse.

15 – Ser professor é escolher uma profissão que é reconhecida como se deve, não é bem remunerada, mas em contrapartida, não há nenhuma que traga maior sentimento de dever cumprido e que encha mais o coração com tanta satisfação.

16 – Ser professor é saber que a mão que pega no giz e ensina é aquela que possui a capacidade de mudar toda uma realidade, melhorando-a ou piorando-a. Ela é capaz de mudar o mundo, pena que ainda não tenha se dado conta do poder que lhe foi conferido.

17 – Ser professor é não ter nome depois que entra em sala de aula. Muitas vezes é tia, é pro, é dona, é fessora, e ainda carrega muitos outros nomes. Mas todos eles além de estarem na boca, ainda estão no coração de muitos de seus alunos.

18 – Ser professor é sempre ser lembrado por alguém, ainda que se passem muitos anos, será parado na rua e ouvirá: lembra-se de mim? Você foi meu professor! Isso é tão interessante e bonito, que já vale tudo o que foi passado. Professor é única profissão capaz de formar as demais profissões, por isso, precisa de valorização e respeito.

19- Ser professor é sair da sala de aula cansado, mas levar consigo o sentimento de dever cumprido e saber, que no dia seguinte será igual, procurando sempre fazer o melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.