Belas e Interessantes Frases Sobre Atitude

Existe uma infinidade de belas e interessantes frases sobre atitude, mas será que as pessoas sabem realmente o que essa palavra significa. Nesse artigo veremos uma breve descrição sobre como definir atitude, e na sequência mostraremos belas frases sobre o tema.

Atitude

Definição de Atitude

A atitude pode ser definida como uma predisposição ou uma tendência a responder positivamente ou negativamente no sentido de certa ideia, objeto, pessoa, situação. A Atitude influencia um indivíduo sobre a escolha de ação e as respostas para os desafios, incentivos e recompensas (que juntos são chamados estímulos).

Os Quatro Principais Componentes de Atitude são

  • (1) afetiva: emoções ou sentimentos.
  • (2) Cognitiva: crença ou opinião realizada conscientemente.
  • (3) proativa: inclinação para a ação.
  • (4) Matricial: resposta positiva ou negativa a estímulos.

Uma pessoa com uma boa atitude olha tudo de uma forma positiva, dando a todos o benefício da dúvida, sempre de bom humor, sorria muito. Elas levam uma alegria ao seu redor. Uma atitude má normalmente significa que a pessoa é negativa, deprimente, tudo está ruim, nada vai vir de bom para você, todo o que é negativo vai estar ao seu redor.

http://www.youtube.com/watch?v=7kycHdwpZNs

Às vezes esta atitude negativa recai sobre as outras pessoas que estão a sua volta. Uma atitude pode ser definida como uma avaliação positiva ou negativa das pessoas, objetos, eventos, atividades, ideias, ou apenas sobre qualquer coisa em seu ambiente, mas não há definições precisas.

Alguns autores definem atitude como uma tendência psicológica, que se expressa através da avaliação de uma entidade particular com algum grau de favor ou desfavor. Embora às vezes seja comum definir uma atitude como capaz de afetar uma direção ou um objeto, ou seja, as emoções discretas que geralmente são entendidas como sendo distinta da atitude como uma medida de favor.

Esta definição de atitude permite uma avaliação de um objeto de atitude que pode variar de extremamente negativo a extremamente positivo, mas também admite que as pessoas também possam ser conflitantes ou ambivalentes em relação a um significado objeto que elas podem, por vezes, expressarem atitudes positivas e negativas em relação ao mesmo objeto. Isso levou a uma discussão sobre se indivíduo pode realizar várias atitudes para com o mesmo objeto.

Se as atitudes são explícitas, ou seja, são deliberadamente formadas versus o implícito, ou seja, o subconsciente do indivíduo tem sido um tópico de pesquisa considerável.

A pesquisa sobre atitudes implícitas, que são geralmente não reconhecidas ou fora da consciência, usa métodos sofisticados envolvendo pessoas com resposta a estímulos para demostrar que atitudes implícitas existem, talvez em conjunto com atitudes explícitas do mesmo objeto.

Atitudes implícitas e explícitas parecem afetar o comportamento das pessoas, embora de maneiras diferentes. Elas tendem a não estarem fortemente associadas com a outra, embora, em alguns casos, elas estejam. A relação entre elas ainda é pouco compreendida.

Formação de Atitude

De acordo com pesquisadores a aprendizagem pode ser responsável pela maior parte das atitudes que temos. Teorias do condicionamento clássico, condicionamento instrumental e aprendizagem social são os principais responsáveis para a formação de atitude.

Ao contrário da personalidade, as atitudes devem mudar em função da experiência. Alguns teóricos argumentaram que as variáveis hereditárias poderiam afetar as atitudes, mas, acredita que elas possam fazê-lo indiretamente.

Por exemplo, as teorias de consistência, o que implica que devemos ser coerentes nas nossas crenças e valores. Como acontece com qualquer tipo de hereditariedade, para determinar se uma característica em particular tem uma base em nossos genes, estudos com gêmeos foram usados.

O exemplo mais famoso de tal teoria é Dissonância, redução de teoria, que explica que quando os componentes de uma atitude (incluindo crenças e comportamento) estão em desacordo, um indivíduo pode ajustar um, para combinar com o outro (por exemplo, ajustar uma crença para corresponder a um comportamento). Outras teorias incluem a teoria equilíbrio, e a teoria da percepção de si mesmo.

Mudança de Atitude

As atitudes podem ser alteradas por meio de persuasão e um domínio importante de pesquisa sobre mudança de atitude se concentra em respostas à comunicação. A pesquisa experimental sobre os fatores que podem afetar a capacidade de persuasão de uma mensagem incluem:

Características alvo: estas são características que se referem à pessoa que recebe e processa uma mensagem. Um traço característico é a inteligência, pois parece que as pessoas mais inteligentes são menos facilmente persuadidas por mensagens unilaterais. Outra variável que foi estudado nesta categoria é autoestima.

Embora às vezes se pensem que os que apresentam maiores autoestima são menos facilmente persuadidos, há alguma evidência de que a relação entre autoestima e persuasão é realmente curvilínea, ou seja, pessoas de moderada autoestima de ser mais facilmente persuadidas do que tanto as de alta e baixa autoestima. O quadro de mente e de humor do alvo também desempenha um papel neste processo.

Relação Atitude Comportamento

Os efeitos de atitudes sobre comportamentos representa uma empresa de pesquisa significativa dentro da psicologia. Duas abordagens teóricas têm dominado esta pesquisa: a teoria da ação racional e, sua descendente teórica, a teoria do comportamento planeado.

Ambas as teorias descrevem a relação entre atitude e comportamento como um processo deliberativo, com um indivíduo que pode escolher se engajar em um comportamento relacionado com a atitude. Um modelo alternativo, chamado de MODO (“motivação e oportunidade como determinantes”) foi proposto e incide sobre as motivações e as oportunidades para o comportamento atitude relacionadas deliberativas possam ocorrer.

O MODO é uma teoria do processo duplo que espera deliberadas ligações de atitude-comportamento ligações – como aquelas inspirados na teoria do comportamento planeado, que só ocorrem quando os indivíduos têm motivação para refletir sobre suas próprias atitudes.

Frases Para Refletir Sobre Atitudes

  • “Se você não pode mudar seu destino, mude sua atitude”! Amy Tan
  • “O destino decide quem entra na minha vida. Minha atitude decide quem fica”. Martha Medeiros
  • “Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”. Clarice Lispector
  • “A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas é tão invejável que é preciso tê-la”. Fernando Pessoa

  • “É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos”. Rudolf Dreikurs
  • “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem”. Peter Drucker
  • “Pergunte a si mesmo: A minha atitude vale a pena ser imitada?” Zig Ziglar
  • “Outro sinal de se estar em caminho certo é o de não ficar aflita por não entender; a atitude deve ser: não se perde por esperar, não se perde por não entender.” Clarice Lispector

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sábias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.