Reflexões e Mensagens de Arrependimento

O arrependimento é a atividade de revisão de ações de uma pessoa que sente arrependimento por erros do passado. Ele geralmente envolve um compromisso de mudança pessoal e a pessoa arrependida resolve viver uma vida mais responsável e humana. A prática de arrependimento desempenha um papel importante nas doutrinas das principais religiões do mundo, em que se considere necessário para a realização da salvação. Neste artigo discutiremos a questão do arrependimento nas principais doutrinas religiosas e, ao final demonstraremos várias mensagens relacionadas ao tema.

Contextos Religiosos do Arrependimento

Os contextos religiosos, muitas vezes, envolve um ato de confissão com um orientador espiritual (tal como um monge ou sacerdote). Isso normalmente inclui uma admissão de culpa, uma promessa ou resolução de não repetir o ato errado, uma tentativa de fazer a restituição do mal que causou, ou de alguma forma reverter os efeitos nocivos do mal realizado, onde possível. Dentro de um contexto secular, o arrependimento pode fazer parte do processo de cura psicológica que ocorre durante um curso de psicoterapia, por exemplo.

A Religião de Abraão

A doutrina do arrependimento como ensinado na Bíblia é um convite às pessoas para fazer uma mudança radical de um modo de vida para outro. O arrependimento que está presente em toda a Bíblia é um apelo a uma entrega pessoal, absoluta e definitiva incondicional a Deus como Soberano. Embora inclua pesar e dor, é mais do que isso. É um chamado à conversão do amor-próprio, autoconfiança e autoafirmação da confiança e obediência e um compromisso com Deus. É uma transformação de espírito que envolve uma mudança consciente longe de ações erradas, atitudes e pensamentos que entram em conflito com um estilo de vida piedosa e com os mandamentos bíblicos, e um giro intencional para fazer o que a Bíblia diz que agrada a Deus. Em se arrependendo, se faz uma completa mudança de direção em direção a Deus. A palavra “arrepender-se”, e “se arrependeu” são mencionados mais de 100 vezes na Bíblia. No Novo Testamento, um dos muitos exemplos de arrependimento pode ser encontrado na parábola do filho pródigo. Outros casos de arrependimento incluiu o batismo de água, restituição e a queima de posses do ocultismo.

A Religião de Abraão

A Religião de Abraão

O Arrependimento no Judaísmo

A literatura judaica dos rabinos contém amplas discussões sobre o tema arrependimento. Muitas fontes rabínicas afirmam que o arrependimento é de suma importância para a existência deste mundo, de modo que era uma das sete disposições que Deus fez antes da Criação. O arrependimento sincero é equivalente à reconstrução do Templo, a restauração do altar, e a oferta de todos os sacrifícios. O arrependimento sincero se manifesta quando a mesma tentação ao pecado, sob as mesmas condições, é sempre resistida pelo homem. De acordo com a doutrina judaica, o arrependimento é o pré-requisito de expiação. O dia da expiação deriva apenas do fato de que ele é o culminar dos dez dias de penitência com que o ano religioso judaico começa, e, portanto, não terá nenhum proveito sem arrependimento. Embora o homem deva ser penitente todos os dias, os primeiros dez dias de cada ano é o tempo aceitável anunciado pelo profeta Isaías. O Arrependimento e do Dia da Expiação somente absolve um dos pecados cometidos contra Deus. Ninguém precisa se desesperar por causa de seus pecados, pois todo pecador penitente é graciosamente recebido por Deus. A doutrina judaica afirma que nunca é tarde demais, mesmo no dia da morte, a voltar para Deus com sincero arrependimento. Na Bíblia hebraica, o arrependimento geralmente conduz à salvação. Em alguns casos, os indivíduos ou nações se arrependem de seus pecados e são poupados do julgamento de Deus. Às vezes, a punição evitada é a destruição na vida, às vezes é a condenação.

Arrependimento no Cristianismo

O arrependimento aparece com destaque nas Escrituras. No Novo Testamento, o primeiro comando que Jesus deu foi arrepender-se. Assim, ele repetiu a mensagem de João Batista. Jesus enviou os discípulos que “proclamavam que as pessoas devem se arrepender”.

Arrependimento no Cristianismo

Arrependimento no Cristianismo

Arrependimento e Protestantismo

A Confissão de Augsburg é a confissão de fé primária usado na Igreja Luterana. É um dos documentos mais importantes da Reforma Protestante. Ela divide o arrependimento em duas partes: Uma delas é a contrição, de ferir a consciência através do conhecimento do pecado; e a outra é a fé, que nasce do Evangelho, ou de absolvição, e acredita que por causa de Cristo, os pecados são perdoados, confortando a consciência.

Mensagens de Arrependimento

Procure os seus caminhos,
Mas não magoe ninguém nessa procura.
Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!
Não se acostume com o que não o faz feliz,
Revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças,
Mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado,
Comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Silvana Duboc

Mensagens de Arrependimento

Mensagens de Arrependimento

…”as coisas acontecem do jeito que acontecem e estão certas assim. Não me arrependo de nada. Mas vezes quando passa pela cabeça um “ah, podia ter sido diferente”…
Caio F. Abreu

Quando faço algo e penso em me arrepender, lembro-me que se não tivesse feito não saberia o que teria acontecido, sendo assim, acredito que valeu a pena.
Wania Rocha

Na vida todos temos um segredo inconfessável, um arrependimento irreversível, um sonho inalcançável e um amor inesquecível.
Diego Marchi

Prefiro cem vezes ter tido a desilusão de um erro do que o peso na consciência e um arrependimento de não ter tentado.
Márcio Freitas

Não nego nada do que fiz, também não tenho arrependimentos ou mágoas: eu não poderia ter agido de outra maneira.
Caio F. Abreu

Talvez a juventude seja apenas este / amar perene dos sentidos e não arrepender-se.
Sandro Penna

O arrependimento inventa carinhos novos, e a inocência parece vingar-se, perdoando, e sorrindo ao algoz, que exora o perdão com lágrimas.
Camilo Castelo Branco

O único remédio para se salvar dos arrependimentos no casamento é abrir os olhos antes de contraí-lo e fechá-los depois.
Giuseppe Belli

Meu querido daqui a 50 anos você ainda vai saber meu nome, e vai se arrepender de todas as vezes que me fez sofrer… Ah vai.
Tati Bernardi

Então, que não se arrependa. Da gente. Do que fomos. De tudo o que vivemos. Que você me guarde na memória, mais do que nas fotos. Que termine com a sensação de ter me degustado por completo, mas como quem sai da mesa antes da sobremesa: com a impressão que poderia ter se fartado um pouco mais. E que, até o último dia da sua vida, você espalhe delicadamente a nossa história, para poucos ouvintes, como se ela tivesse sido a mais bela história de amor da sua vida. E que uma parte de você acredite que ela foi, de fato, a mais bela história de amor da sua vida.
Tati Bernardi

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.