Reflexão e Mensagens de Solidariedade

Solidariedade: Definição

A solidariedade é a unidade (de um grupo ou classe) que produz ou é baseada na comunidade de interesses, objetivos e normas. Refere-se aos laços de uma sociedade que as pessoas ficam juntas como se fosse uma somente. O termo é geralmente empregado em sociologia e outras ciências sociais.

O que forma a base da solidariedade varia entre as sociedades. Em sociedades simples, ela pode ser baseada principalmente em torno de parentesco e valores compartilhados. Em sociedades mais complexas, há várias teorias sobre o que contribui para um sentimento de solidariedade social.

De acordo com Émile Durkheim, os tipos de solidariedade social correlacionavam-se com os tipos de sociedade. Durkheim introduziu os termos “mecânica” e “solidariedade orgânica”, como parte de sua teoria do desenvolvimento das sociedades em sua obra literária A Divisão do Trabalho na Sociedade (1893).

Solidariedade

Solidariedade

Em uma sociedade exibindo solidariedade mecânica, a sua coesão e integração vem da homogeneidade de indivíduos, as pessoas se sentem conectadas através de um trabalho semelhante à formação educacional e religiosa, e ao estilo de vida. A sociedade mecânica normalmente opera na escala das sociedades “tradicionais” e de pequeno porte. Nas sociedades mais simples (por exemplo, tribal), a solidariedade é geralmente baseada em parentesco e laços de redes familiares.

A solidariedade é a coesão social baseada na dependência que os indivíduos têm uns sobre os outros em sociedades mais avançadas.

Embora os indivíduos executem diferentes tarefas e muitas vezes tenham valores diferentes, a ordem e a solidariedade da sociedade dependem da confiança um no outro para realizar suas tarefas especificadas.

Definições de Solidariedade Relacionada à Politica

“Assim, a solidariedade de um grupo é uma função de dois fatores independentes: primeiro, a extensão de suas obrigações sociais, e, segundo, o grau em que os membros individuais realmente cumpram com essas obrigações Juntos, eles fornecem os elementos definidores de solidariedade. Quanto maior a proporção média de recursos privados que cada membro contribui para fins coletivos, maior solidariedade do grupo.” – Michael Hechter

A solidariedade internacional “não é um ato de caridade, mas um ato de unidade entre aliados de luta em diferentes terrenos para com os mesmos objetivos.” – Samora Machel

“Ao contrário de solidariedade, que é horizontal e tem lugar entre iguais, a caridade é de cima para baixo, humilhando aqueles que a recebem e nunca desafiam as relações de poder implícitas”. – Eduardo Galeano

“A palavra mais importante na linguagem da classe trabalhadora é a solidariedade.” – Harry Bridges

“A solidariedade não é uma questão de altruísmo. Solidariedade vem da incapacidade de tolerar a afronta à nossa própria integridade da colaboração passiva ou ativa na opressão dos outros, e do reconhecimento profundo do nosso mais expansivo auto interesse. Partir do reconhecimento de que, goste ou não, a nossa libertação está ligada com a de qualquer outro ser no planeta, e que, politicamente, espiritualmente, em nosso coração de corações, sabemos que qualquer outra coisa é inviável.” – Aurora Levins Morales

“Solidariedade não assume que nossas lutas são as mesmas lutas, ou que a nossa dor é a mesma dor, ou que a nossa esperança é para o mesmo futuro. Solidariedade envolve compromisso e trabalho, bem como o reconhecimento de que, mesmo que não faz têm os mesmos sentimentos, ou a mesma vida, ou os mesmos corpos, nós vivemos em um terreno comum.” – Sara Ahmed

Mensagens de Solidariedade Relacionadas à Religião e a Desigualdade

O Poder da Solidariedade

A solidariedade serve para mostrar que não somos uma ilha e não podemos viver isolados. É possível vivermos sem a ajuda de pessoas por algum tempo, mas impossível todo o tempo. Somos interdependentes. Os eventos trágicos que  servem para nos mostrar que precisamos uns dos outros.

Talvez alguém que menosprezamos e desvalorizamos seja a nossa salvação. Talvez essa pessoa tenha a corda para arremessar em nossa direção e nos salvar da destruição iminente. No momento da crise é que se vê o que realmente tem valor. Desentendimentos, preconceitos, a cor a pele, diferenças, rótulos, posição social, etc.

Tudo fica sem importância.Somos dependentes do momento que somos gerados ao momento que morremos. Precisamos de alguém para nos nutrir quando na fase de gestação.

Frases

Frases

Precisamos de alguém para nos retirar do ventre da nossa mãe ao nascermos e assim prossegue por toda a nossa vida. Nossos pais, cônjuge, parentes, amigos, professores, enfermeiros, médicos, colegas de trabalho e mais uma lista interminável de indivíduos que no decorrer da nossa história estenderam a mão para nos auxiliar.

A outra característica da solidariedade é a compaixão. A capacidade de sentir a dor do próximo, ver seu estado de desespero e estender a mão para ajudar. O sentimento de compaixão, por si só já é incrivelmente lindo, contudo, sem a ação é incompleto. Na solidariedade está a compaixão em ação.

A solidariedade via de regra é um processo reativo. Uma resposta a eventos catastróficos e a calamidades. Contudo o verdadeiro poder da solidariedade deveria estar na ação preventiva. A compreensão de que somos irmãos e responsáveis uns pelos outros certamente ajudaria a prevenir calamidades. Quantas lágrimas e prejuízos seriam evitados com uma ação solidária preventiva.

A união de indivíduos, organizações não governamentais e do poder público, através da educação, prevenção e respeito ao meio ambiente podem evitar que tenhamos a repetição de tragédias semelhantes no futuro.
Como diz o sábio Salomão: “O prudente vê o mal e se esconde: mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena.”.

(Moyses Ferreira)

Mensagem de Solidariedade Para Famílias de Santa Maria

“Porque você esta assim tão triste, ó minha alma? Porque esta assim tão perturbada dentro de mim? Ponha sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu salvador e o meu Deus”.

Lamentamos e choramos com vocês a perda de seus queridos jovens, que no vigor de sua juventude foram surpreendidos pela fatalidade do acidente ocorrido. Com certeza a dor esta grande e o desespero deseja controlar suas vidas, ora pelas perdas, ora pela indignação causada pela irresponsabilidade do estabelecimento que não ofereceu segurança aos seus queridos.

Como Igreja, nos unimos a vocês neste momento de dor e perdas. Não há palavras para expressar nosso desejo de consolo para vocês, por isto recorremos ao Deus e Pai, na pessoa de Jesus Cristo, pois Nele vocês podem encontrar consolo frente às tristezas que invadem seus corações e forças diante das fragilidades que se encontram em todos nós nesta hora.

Sejam fortes na força que está em Deus, sejam consolados pelo consolo que vem de Deus, dos amigos e de seus familiares, recebam todos a graça de Deus e nossa solidariedade. Contem com nossas orações e apoio.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.