Real Significado do Aprendizado

Várias pessoas dizem que aprender é algo que se tem que levar para a vida toda. Mas na realidade não sabe o que realmente é aprendizado e como fazer para consegui-lo. Talvez seja por não saberem o que realmente querem aprender, o que desejam da vida.

O aprendizado é diferente de pessoa para pessoa, algumas aprendem algo mais rapidamente enquanto outras demoram um pouco mais. Mas no fundo, todos aprendem algo, desde o momento que nascemos todos nós estamos vivendo momentos de aprendizado.

Aprendemos a reconhecer quem são as pessoas mais próximas da gente, aprendemos a comer, a beber, a andar, a falar, a amar, a escrever, ou seja, nossa vida é um grande aprendizado e que se não formos com calma em cada etapa, poderemos acabar pulando algo de extremamente importância.

Aprendizado

Aprendizado

E Afinal O Que É Aprendizado?

Segundo o dicionário, temos como aprendizado, o ato ou efeito de aprender algo, a aprendizagem e o tempo que se leva para aprender algo. Também segundo o dicionário, aprendizado é o tempo em que levamos aprendendo algo, é o período em que se é aprendiz de algo ou de alguém, é ainda o ensino que se tem durante se é um aprendiz.

Portanto, aprendizado pode ser o tempo em que se está aprendendo algo ou o conteúdo que se aprendeu durante o período de aprendizado, complicado não? Mas na vida o aprendizado vai bem mais que só conteúdos e tempos.

Mas Qual O Real Significado do Aprendizado?

Aprendizado para a vida, ouvimos isso desde que somos muito pequenos e devemos sempre pensar em como ele vai nos formar e nos deixar cada vez mais íntegro. Na realidade afirmamos sempre que quando acontece alguma adversidade é que descobrimos algo novo, ou seja, um aprendizado.

São com os problemas e as dificuldades que devemos aprender, e aprender vai muito mais além do que ler algo e assimilar, vai se desmontar da faceta em que se foi criado à vida inteira e se montar novamente. Ao fazer isso, você está criando se desconstruindo para se reconstruir, é o tipo de oportunidade que não se deve perder nunca.

Saiba Mais

Saiba Mais

No entanto, muitas pessoas não sabem lidar com as dificuldades e adversidades com as quais somos postos a prova quase que diariamente. O aprendizado consiste ainda em assumir os seus erros para que se possa corrigi-los e em seguida refazer aquilo que deu errado de uma maneira que dê certo.

O que normalmente acontece é que as pessoas se acham menores, se acham enfraquecidas ao assumirem um erro e normalmente culpa o outro, em muitos casos, os outros, que estão a seu redor. O ato de jogar a culpa sempre para alguém, nunca vai levar a aprendizado nenhum, vai chegar um momento da vida em que não irá mais acontecer, não terá em quem se colocar a culpa, por fim, você estará sozinho e não terá aprendido nada.

As Dificuldades São A Fonte do Aprendizado

Depois de ler isso que acabou de ler, você pode ter certeza que encarar as dificuldades, é a melhor forma de aprender a lidar com o inesperado e com aquilo que também é esperado. Lembra-se que quando criança deve-se fazer a lição para aprender o conteúdo que fora estudado naquele dia na escola? É mais ou menos a mesma coisa, você tem lições de aprendizado diretamente com as dificuldades sofridas no dia a dia.

É importante saber que todo e qualquer problema tem solução e caso você acredite que não haja solução, um dia ela simplesmente surgirá. Alguns psicólogos afirmam que se você não achar solução é porque não foi problema, então se tiver problemas, consequentemente você terá a solução, pode demorar um pouco mais, ou um pouco menos, mas ela virá.

Um Exemplo de Aprendizado

Vamos supor que você está em dificuldades financeiras, como a grande parte do mundo, deixou de pagar os cartões de crédito, passou cheques sem fundo, não conseguiu pagar os carnês das compras que foram feitas. Claro que se deixou de pagar é porque não tem dinheiro para pagar, mas ao tentar se ajustar você conseguirá encontrar uma forma.

O primeiro passo é tentar negociar as contas que já estão atrasadas, antes ainda deve-se colocar tudo o que se ganha e o que se gasta no papel, assim você conseguirá ver onde está o rombo.

Depois disso, comece as negociações, nem que sejam a longo prazo, mas sempre com uma parcela em que você consiga pagar. Corte os gastos supérfluos, adie a viagem de férias e as compras que todo mês você faz. Ao acertar as contas, lá no fim você vai poder olhar para trás e perceber que aprendeu algo muito importante.

  1. A não gastar nunca, mas do que se ganha;
  2. A negociar com os credores;
  3. Aprendeu a gerenciar melhor as suas finanças.

Entendeu como aconteceu um aprendizado? Mesmo que de forma sofrida e dolorida, afinal para quem gosta de gastar, ficar sem comprar nada pode ser um verdadeiro suplicio.

Nunca Perca A Oportunidade de Um Aprendizado

Esta é a frase que deve acompanhar todas as pessoas, nunca se deve deixar de aprender algo de qual experiência for. Como já foi dito, normalmente aprendizado é o momento em que você se desconstrói daquilo que sabia e se constrói segundo os novos preceitos, por isso fique sempre atento, para ver se você está tendo novas lições e consequentemente tendo novos aprendizados.

Esforce-se, não feche as portas, permita-se viver e a cada dia um aprendizado diferente, não deixe que o aprendizado bata a sua porta e não entre, ele precisa entrar e fazer a diferença dentro de você.

Lembre-se de jamais colocar a culpa de algo em cima do próximo, quando se assume a culpa de um problema que você permitiu ou que aconteceu, se aprende a ser mais responsável. Procure enfrentar seus medos e suas crises de frente, feche os olhos físicos e abra os olhos do coração, para que você possa construir uma nova perspectiva dentro de você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.