Poesia Aniversário Pablo Neruda

Pablo Neruda foi um poeta Chileno, cujo nome real era Neftali Ricardo Reyes e que nasceu em 12 de julho de 1904 na cidade do interior chamada de Parral e foi morrer em 1973 na cidade de Santiago. Quando criança era uma menino que sempre gostava muito de ler e logo quando entrou na faculdade fez dois anos de francês e aprendeu facilmente a língua. Desde esse período já era muito engajado em problemas da política, no momento ele se concentrava na estudantil mas anos seguinte se tornou até mesmo diplomata.

Foi nomeado cônsul no Chile em Rangún, na Birmânia e depois diplomata em Madrid e embaixador no México. Depois voltando para o seu país se tornou senador e por problemas com o governo da época foi exilado em Paris. E depois novamente se tornou embaixador nos últimos anos de vida. Isso mostra como teve uma vida ativa, buscando sempre participar das decisões políticas na medida que fosse possível.

Nos seus últimos anos de vida, ganhou o prêmio Nobel de literatura, coisa que ele fazia entre esse tantos outros encargos. Escreveu durante toda sua vida, sempre usando muito do momento atual em que vivia para expressar seus sentimentos diretos em suas poesias. De primeira, em meados dos anos vinte, era um poeta mais lírico com angústias como pode se ver em Vinte poemas de amor e uma canção desesperada. Depois de muito vivenciar nos âmbitos políticos, principalmente quando assume e depois é exilado, Nerusa muda suas poesias para nuances mais de cunho crítico a esses pontos da política atual que ele viva, em alguns desses poemas, ele apresenta até algumas características épicas como em Canto geral.

Alguns Poemas:

Vinte poemas de amor e uma canção desesperada: retrata o amor, se lembrando da falta que faz a mulher amada, surgindo então versos de tristeza com essa situação. Em questão técnica, os versos eram bem complexos, exigindo uma alta interpretação, trazendo pouca realidade.

Tentativa do homem infinito: mostra um ar totalmente carregado em cima do escritor, mostrando suas angústias e suas raivas passadas no período, tecnicamente tinha uma ortografia e uma sintaxe muito livre, deixando alguns trechos bastante confuso.

Residência na terra: nesse poema ele retrata sobre as angústias sobre a morte, sobre a ruína e até mesmo sobre a desintegração do mundo.

Foram muitos momentos políticos e até mesmo vendo muitas mortes em guerras que o fizeram escrever o livro Espanha no coração tentando levar o máximo possível do comunismo em suas palavras.

“O dever dos poetas é cantar com seus povos e dar ao homem o que é do homem: sonho e amor, luz e noite, razão e desvario ” Pablo Neruda

Poesia

Explicando um pouco mais sobre o que Pablo Neruda fazia, a poesia é hoje em dia considerada uma das setes artes mais tradicionais do mundo, sendo também chamada de texto lírico, pois usa de detalhes para poder impressionar, criticar algum fato ou simplesmente por fins estéticos. Pode ser feita de muitas maneiras dependendo do autor e da interpretação do leitor.

A poesia consegue explicar de um jeito diferente o que o eu lírico está tentando expressar. Normalmente retratam as inseguranças mais profundas, os amores mais fortes, os momentos mais marcantes, entre outras pontos importante da vida que somente em fala não se bota tudo para fora, precisando de um segunda forma de arte.

Consegue juntar palavras aleatórias e elas ainda parecerão ter sentido quando perto. É também considerado uma forma de linguagem, como qualquer outro texto e por isso pode exprimir muitos recursos linguísticos e estéticos.

Dentro da poesia existe algumas classificação de acordo com algumas características, assim como dito sobre as poesias de Pablo Neruda. Um desses tipo é o épico, tratando de poesias com toques maiores de narração, com longa extensão, com temas normalmente bem polêmicos como situações de conflito e extremas de diversos modos. A Epopeia é uma forma mais utilizada dentro do gênero épico.

Imagem Com Uma Poesia de Pablo Neruda

Imagem Com Uma Poesia de Pablo Neruda

A outra vertente é o poema lírico que tende ser mais curto, tentando registrar momentos rápidos, com se fosse um flash. Essas tentam trazer bastante o lado emocional do escritor, com muito sentimento e alma dentro dos versos. A diferença entre poema e poesia está em que o poema são as palavras escritas e como elas foram escritas, já a poesia é a emoção trazida as palavras. 

“Ainda que chova, ainda que doa. Ainda que a distância corroa as horas do dia e caia a noite sem estrelas, o mundo brilha um pouquinho mais a cada vez que você sorri.”

Pablo Neruda

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.