Mensagens Sobre Obstáculos da Vida: Como Preveni-los ou Superá-los

Como Superar Obstáculos

Estabelecer metas é o primeiro passo, atingi-las é o segundo, e é neste segundo passo que a maioria de nós tropeça. Nós não tropeçamos porque o objetivo é inatingível, mas sim por causa de obstáculos inesperados e desafios que surgem ao longo da nossa vida para conseguirmos nossos objetivos. É importante entender que cada meta que estabelecemos naturalmente vem com uma infinidade problemas que estão ligados a esse objetivo. Estes conflitos aparecem em nossas vidas como um conjunto de obstáculos, desafios e problemas que temos de superar, a fim de chegar ao nosso destino final, que é o nosso objetivo. Na verdade, só quando conseguimos passar com sucesso esses problemas e superá-los, é que vamos aprender as lições valiosas que são necessárias para nos ajudar a atingir, e manter a nossa meta, quando chegar a esse destino final.

Tipos de Obstáculos

Existem três tipos de obstáculos que você provavelmente terá de enfrentar ao longo de sua jornada rumo aos seus objetivos. Estes incluem obstáculos pessoais, ambientais e sociais. Veremos cada um deles em separado.

Tipos de Obstáculos

Tipos de Obstáculos

Obstáculos Pessoais

Obstáculos pessoais estão relacionados com a nossa psicologia, comportamentos e estado mental. Eles podem incluir limitação de hábitos debilitantes, emoções, medos e crenças. Esses obstáculos nos impedem de avançar para a realização de nossas metas e objetivos por causa dos pensamentos que tendem a aparecer se todos os dias em nossa mente. Estes pensamentos, naturalmente, impedi-nos de tomar decisões eficazes e realizar as ações que nos ajudarão a criar a dinâmica que precisamos para chegar ao nosso destino final. Aqui está uma lista de obstáculos pessoais que podem estar impedindo você de avançar em sua vida: falta de disciplina, de conhecimento de desejo, de habilidade, medo da mudança, medo do fracasso, pensamentos pessimistas, entre outros. Identifique se alguns desses obstáculos estão impedindo você de conseguir o que quer da vida, e escolha hoje para assumir o controle de seus padrões de pensamento e comece a tomar decisões melhores e muito mais eficazes.

Obstáculos Sociais

Obstáculos sociais estão relacionados com pessoas que ou não cooperaram, ou sabotam você, ou são simplesmente incompetentes e incapazes de cumprirem as responsabilidades que lhes são atribuídas. Quando se trata de obstáculos sociais, é importante fazer um pouco de planejamento para o futuro, para se certificar de que você esclareceu as suas necessidades de forma adequada, o seu conhecimento a fundo e suas instruções cuidadosamente, com a garantia de que de que a comunicação não vai se romper a qualquer momento. Ele também ajuda a desenvolver bons laços e relações fortes com as pessoas que são muito dependentes. Você vai ter problemas, se tentar controlar o comportamento, a decisão de todos e suas ações, em vez de tentar influenciar sutilmente as pessoas e entenderem suas necessidades, motivações e desejos. Somente desta forma você irá melhorar suas chances de sucesso através dos obstáculos sociais em sua vida.

Obstáculos Sociais

Obstáculos Sociais

Obstáculos Ambientais

Os obstáculos ambientais são muitas vezes condições inesperadas, ocorrências e circunstâncias que você tem muito pouco controle. Porque esses eventos e circunstâncias são inesperados, você está, muitas vezes, mal preparado e incapaz de lidar com eles de forma eficaz. No entanto, se você fizer uma pequena pesquisa e usar algum planejamento para o futuro que possa ser capaz de prever e, muitas vezes, influenciar essas ocorrências, você conseguirá definir seus planos de contingência. Para fazer isso, comece seguindo a Lei de Murphy: “Qualquer coisa que pode dar errado, vai dar errado no pior momento possível, o tempo todo, quando você menos espera. Então o que você vai fazer sobre isso”? Planejar o futuro é reunir uma melhor compreensão dos possíveis cenários e consequências de suas decisões e ações. O planejamento também dá uma visão sobre os recursos adicionais que você pode precisar para ajuda-lo a superar os obstáculos ambientais que se encontrem à frente de seu caminho.

Análise dos Obstáculos

Como treinadores de habilidades para a vida, muitas vezes as pessoas estão lutando para superar os obstáculos pessoais. Elas não sabem o que fazer, por onde começar ou como avançar. Nesses casos, elas podem fazer uma série de perguntas que as ajudará a ganhar novas perspectivas e entendimentos sobre suas circunstâncias. Como resultado, elas começarão a destravar recursos escondidos que nunca perceberam que tinham. As perguntas específicas para vencer os obstáculos podem ser essas:

Análise dos Obstáculos

Análise dos Obstáculos

Pergunte a Si Mesmo Qual é o Problema?

-Quais são os indícios de que este é um problema seu?
-Como você sabe que isso é verdade?
-Questione as origens do problema
-Como tudo isso começou?
-Quem ou o que perpetua este problema?

Identifique os Detalhes:

– Quando isso aconteceu?
– Como isso aconteceu?
-Onde isso aconteceu?

Determine as Consequências:

-O que aconteceria se você tivesse ignorado esse obstáculo?
-Quando poderia se tornar um problema maior?
-O que poderia levar a esse resultado específico?
-Como isso afeta você?
-Como isso afeta os outros?
-Como isso afeta a sua vida?

Assuma o Controle:

-Qual comportamento você controla?
-Que aspectos deste problema, você pode controlar?
-Quais os aspectos do problema que você não pode controlar?
-Como você deve reagir ao que você não pode controlar?

Identifique os Pontos Positivos:

-O que está acontecendo que é bom para você?
– O que você gostaria que continuasse a acontecer?

Tenha uma Perspectiva na Vida:

-Quais são as suas suposições sobre isso?
-Como essas suposições estão contribuindo para o problema?
– Que outra perspectiva você não considerou?
-Quem conseguiu superar isso?
-O que você pode aprender com essa pessoa?

Expandindo As Suas Opções:

-O que você poderia fazer de diferente?
-Quem poderia ajudá-lo?
-Em que local você não procurou uma solução?
-Como você vai saber quando esse problema foi resolvido?
-Qual é o seu critério para o sucesso?

Dicas Para Superar Obstáculos

Quando confrontado com obstáculos, um problema, ou desafio é fácil tornar-se um pouco sobrecarregado, especialmente quando as circunstâncias não são favoráveis e parecem um pouco ameaçadoras ou urgentes. No entanto, não importa o que a vida lança em seu caminho, lembre-se que sempre há opções disponíveis, há sempre coisas que você pode fazer, há ações e decisões que você pode tomar e fazer que vão fazer você continuar se movendo para frente na direção certa.

Esteja preparado Emocionalmente

Quando obstáculos inesperados aparecerem, de repente, é fácil reagir emocionalmente às circunstâncias. No entanto, as reações emocionais muitas vezes não são muito produtivas, e mais das vezes elas não ajudam a aliviar a situação. Em vez disso, devemos aprender a recuar de nossas emoções e ver a situação a partir de uma perspectiva externa, através da lógica e da razão. É só compreender as circunstâncias do ponto de vista intelectual que começaremos a identificar a verdadeira relevância e significado dos acontecimentos que tiveram lugar em nossas vidas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.