Mensagens Sobre o Sentimento de Piedade

O Que É Piedade

O termo piedade é um ato religioso e demonstra um sentimento solidário, como se um se solidariza-se com a dor e o sofrimento do outro e também pode vir a remeter à piedade que esperamos de Deus quanto ao perdão por todos os nossos pecados. É o mesmo que sentir pena de alguém e pedir que Deus tenha o mesmo sentimento conosco.

Muitas pessoas exageram no sentimento e passam a sentir piedade de si mesmo, diante de alguma dificuldade encontrada na vida, por isso, deixam de viver de maneira saudável e se entregam, não lutam mais por seus objetivos, de tanta pena que sentem de si próprios.

Cazuza

Cazuza

Muitos cânticos religiosos falam de piedade, talvez porque associem Deus a um ser temeroso e mau, um Deus colérico e vingativo, tal qual ele se mostrava no Velho Testamento.      O que muitos esquecem é que o Deus amoroso e bondoso veio com a chegada de Jesus, a partir do Novo Testamento, e Ele é todo imbuído em piedade e amor para conosco.

Ter piedade de alguém é como sentir amor, mas apenas ter pena não basta é preciso ajudar e procurar mudar a realidade da pessoa. Se não, caímos naquela, sentimos piedade, mas não somos capazes de socorrer quando precisa.

Então, a piedade deve vir acompanhada de bom coração e também de atitudes piedosas e amáveis. Vamos ver como outras pessoas pensam e sentem a piedade em suas vidas.

A Origem do Sentimento de Piedade – Cultura Popular

De acordo com a história, um filósofo chinês do Século IV a.C chamado Mencius,  que veio bem depois dos filósofos gregos conhecidos, certa vez foi questionado para dar a origem da piedade nas pessoas, o que o fez lembrar da seguinte passagem:

-Certo dia, algumas pessoas levavam um boi para ser sacrificado, no entanto, o superior local deu ordens para que o animal fosse libertado, já que não poderia suportar o medo nos olhos do mesmo. Entretanto, pediu o príncipe que o animal fosse substituído por um carneiro, depois saiu e se despediu de seus súditos.

O filósofo explica o motivo que levou o príncipe a permitir que sacrificassem o carneiro e não o boi, ou seja, o príncipe viu no boi o olhar temeroso e no carneiro não. O olhar do animal havia desencadeado uma reação de pena quase imediata, enquanto que o ato de sacrificar o carneiro não, pois o mesmo não estava lá. Portanto, ninguém vera seu olhar.

Conclusão: os homens tendem a ter uma reação insuportável ao ver o sofrimento alheio, ainda que não se conheça a pessoa que sofre. Entretanto, acaba-se sentindo indiferença às mazelas ocorridas com aos outros, desde que não saibamos ou vejamos e, desta forma, achamos que nada disso pode acontecer conosco.

Quem sabe esteja residindo nessa história a explicação para que se passe uma venda em uma pessoa condenada à morte ou ao fuzilamento.

Piedade – Mensagens  

Mensagem 1: O choro de piedade apenas consola quando é derramado por um amigo.

Mensagem 2: Ter piedade de alguém é uma forma de se manter vivo e ainda de se sentir um pouco humano, sabendo que, em diversas ocasiões somos responsáveis pelo sofrimento do outro, mas não podemos mudar isso, apenas sentir tristeza em nosso coração.

Mensagem 3: Os homens tendem a perder seu poder, quando se deixam contaminar pela piedade do outro.

Mensagem 4: Muitas vezes, a piedade que o rico tem para com o pobre chega a ser uma forma de injuria, e vai contra a solidariedade e fraternidade ao ser humano.

Mensagem 5: Em muitas ocasiões sentimos muito mais orgulho do que o sentimento de piedade, em situações que lamentamos as mazelas de nossos inimigos.

Mensagem 6: Para muitos, o orgulho está mais ligado a piedade do que qualquer outro sentimento, especialmente nos homens.

Mensagem 7: Segundo muitas pessoas, a piedade não é um sentimento original do ser humano, já que há crianças muito cruéis e ainda índios que praticam a crueldade. Por isso, a piedade deve ser algo adquirida e também aperfeiçoada através da prática e do uso da razão.

Mensagem 8: Talvez seja a piedade uma das mais valiosas inspirações de nossa alma.

Mensagem 9: O sentimento piedoso é doce, portanto, nos coloca junto àqueles que estão sofrendo, mas ao mesmo tempo sabemos que, de fato, não estamos sofrendo.

Mensagem 10: Sentir piedade é um pouco egoísta, pois apenas achamos que sentimos a dor do outro, e apenas isso.

Piedade

Piedade

Mensagem 11: Uma pessoa só pode ser considerada nobre quando consegue ter piedade por todas as pessoas e criaturas que há no mundo.

Mensagem 12: Não te fies da piedade ou na riqueza dos seres humanos pelo modo com que se vestem aos domingos as pessoas, especialmente quando vão à missa.

Mensagem 13: O sentimento de ciúme talvez seja o maior dos males, sendo aquele que leva a ter menos piedade com todas as pessoas.

Mensagem 14: A piedade é o sentimento que o ser humano suporta com menos facilidade, especialmente quando a merece. A raiva e o ódio são uma força, fazendo viver, inspirando até a vingança; entretanto, a piedade pode matar, enfraquecendo mais ainda a possível fraqueza.

Mensagem 15: Somente Deus para sentir piedade das atitudes e dos sentimentos que brotam do coração dos homens.

Mensagem 16: Muitas vezes, a piedade é capaz de melhorar e abrandar o coração das feras e dos homens.

Mensagem 17: Podemos afirmar que a atitude piedosa com os animais está totalmente relacionada ao caráter, pois quem pode ser cruel com eles, nunca pode ser considerada uma pessoa boa.

Mensagem 18: Deus e sua imensa piedade sempre ouvem a oração de quem Nele espera, por isso, confie e se abandone ao amor de Deus.

Mensagem 19: Caso seja magoado ou ofendido por alguém, não lhe devolva na mesma moeda, e nem responda a altura, primeiro sinta piedade dessas pessoas que precisam magoar, ofender, e humilhar, para se mostrarem fortes.

Mensagem 20: A prática constante da piedade é uma maneira de reviver o que há de melhor dentro de nós. Mas, infelizmente só nos deixamos guiar pelo sentimento quando vemos algo que nós corrói a alma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.