Mensagens Sobre a Enfermagem

Não é possível falar em enfermagem sem falar nos enfermeiros e enfermeiras, as pessoas que exercem essa iluminada profissão.

Ser profissional de enfermagem é carregar sobre os ombros a missão de cuidar do outro, dando tudo de si para aliviar dores e sofrimentos de pessoas que nem sempre se lembrarão daquele rosto que estava ao seu lado tentando lhe aliviar a dor.

O profissional de enfermagem é tão importante como o médico para a recuperação de um paciente dentro de um hospital público ou de uma clínica particular. O médico na grande maioria das vezes após o diagnóstico de um paciente vai embora examinar outra pessoa, quem fica cuidando do doente é o enfermeiro (a).

Não é fácil ser enfermeiro (a). Não basta querer. Para exercer a profissão de enfermagem a pessoa tem estar muito bem preparada, porque ela exige sacrifício, dedicação, disposição, cuidado, vocação e além disso tudo, muito amor ao próximo. Se alguém está pensando em trabalhar nessa profissão, mas não possui esses atributos é melhor nem tentar. Porque jamais seria um bom (boa) enfermeiro (a).

Para se dedicar de uma maneira integral a um paciente muitas vezes o profissional de enfermagem deixa de lado a própria vida. Quantas vezes em plantões, andando pelos corredores de hospitais essas pessoas deixaram em casa suas famílias para estarem ali. São noites e mais noites sem poder dormir por um segundo e olhando para eles (elas), na hora de encerrarem seus plantões, nem se percebe que estão no limite de suas forças, tamanha a dedicação que devotam ao trabalho.

Ao escolher a enfermagem uma pessoa necessita saber que está optando por uma profissão onde a prioridade é cuidar de alguém de forma incondicional. Cuidar de alguém que nunca viu antes com o mesmo amor e carinho como se estivesse cuidado de alguém a quem amasse profundamente. Fazer sempre o melhor que puder por quem está ali sob os seus cuidados.

Não esquecer nunca que a enfermagem não é uma profissão que se deve escolher somente por dinheiro. Enfermagem é uma profissão que se deve escolher por vocação, porque ela tem que ser exercida com amor e por amor a alguém.

Todo tipo de arte para ser bem realizada necessita de uma exclusiva devoção, isso acontece com a enfermagem, porque ela também é uma arte. Para ser bem executada ela precisa ser vista como um artista vê a sua arte e tratada como tal, com preparo super rigoroso, paciência total, devoção exclusiva. E bem, a enfermagem não é somente uma arte, dentre todas as artes ela é com certeza a mais bela.

Ao escolher ser enfermeira deve ser por amar e respeitar profundamente a vida; Ao escolher vestir o uniforme branco da enfermagem deve ser por querer transmitir um pouco de doçura  a quem está sofrendo; Ao escolher ser enfermeira talvez seja porque já esteve próxima da dor e sabe o que ela significa, então decidiu estar perto da dor alheia e tentar aliviar fazendo tudo o que for possível;

Você pode escolher ser enfermeira também para ser útil ao próximo, até porque um dia pode ser você a precisar de ajuda; Ou escolher plantões noturnos para aliviar o medo daqueles enfermos que se amedrontam quando chega a noite e tudo fica escuro.

O carinho com que uma enfermeira trata um paciente é muito mais belo do que as palavras ditas por um médico. E muitas vezes ela sabe que aquela pessoa por quem ela já se sente afeiçoada pode não estar ali por muito tempo, mas é assim a sua profissão, é preciso estar sempre preparada para as perdas.

A maioria das pessoas sabe que são os médicos que fazem um plano de saúde.  Mas todos sabem que é a enfermagem que fundamentalmente faz e organiza a saúde.

Definição de Enfermeiro

-De tudo o que mais ambiciono na vida ser enfermeiro está em primeiro lugar,

Porque percebi que é uma maneira de poder se apresentar de braços abertos ao mundo.

É enxergar  aquilo que o olhar dirigido com o senso comum não consegue ver.

É uma maneira que encontrei de não precisar deixar de ser eu mesmo para viver para o meu próximo.

Ser enfermeiro é uma forma de:

Poder estar presente mesmo quando é preciso estar ausente.

É conseguir escolher a palavra certa, para falar na hora precisa, para a pessoa que necessita ouvir.

É aprender  a enxergar em meu paciente coisas que ninguém mais repara.

É fazer com que o paciente se sinta bem cuidado, confortado, protegido, querido.

É fazer de tudo para manter o pior afastado do paciente fazendo sempre o melhor que eu consiga fazer.

É não desistir nunca.

É sempre acreditar que um milagre pode acontecer.

Profissionais de Enfermagem

Quando por perto do enfermo se encontra uma enfermeira, ele sente menos dor e sente menos aflição. Porque, sua presença é como proteção, luz onde está muito escuro e sombra onde a luz ofusca o olhar. Sua voz calma acalma o mais impaciente dos enfermos. Em cada gesto ela transmite coragem e esperança.  É bem provável que não exista nenhuma outra profissão que mereça tantos adjetivos  característicos do bem.

Em uma enfermeira você encontra: uma heroína, um anjo, uma irmã, uma amiga, uma companheira, uma esposa, uma mãe. Uma enfermeira traz dentro de si todas essas personagens porque  no coração, para poder dar conforto a quem precisa, ela tem um pouco de cada uma.

No dia 12 do mês de maio é comemorado o dia da enfermeira. Esse anjo que trabalha vestido de uniforme  branco no desempenho de sua função muitas vezes esquecem a própria dor para aliviar a dor de um estranho. Em muitos momentos o seu carinho, a sua meiguice  a sua atenção foram fundamentais no tratamento de alguém. Elas são tão importantes quanto os medicamentos que ministram aos pacientes.

Mesmo quando elas são frágeis, precisam ser fortes. Fortes o suficiente para sorrir para um paciente encorajando-o a aceitar um medicamento, que precisa dar-lhe mesmo sabendo que de nada adiantará, mesmo sabendo que talvez ele não esteja ali na manhã seguinte, mesmo sabendo que quando sair de perto do paciente vai procurar um lugar escondido para chorar.

E depois? Depois enxugar as lágrimas e seguir em frente, porque tem muita gente ainda precisando de conforto e de um sorriso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.