Mensagens de Theodor Adorno

“Assim é a ordem assegurada: alguns têm de jogar o jogo porque não podem de outra forma se manterem vivos, e aqueles que poderiam viver de outra forma são mantidos fora porque não quer jogar o jogo. É como se a classe da qual os intelectuais independentes desertaram levasse a vingança, pressionando sua casa às exigências no domínio muito onde o desertor busca refúgio”.

“É o mundo como ele existe, não é possível ter bastante medo.”

“Intolerância de ambiguidade é a marca de uma personalidade autoritária”.

“O cisco no seu olho é a melhor lente de aumento disponível”.

“Por trás de cada obra de arte encontra-se um crime não confirmado”.

“As pessoas sabem o que querem, porque eles sabem o que as outras pessoas querem”.

“Amo você ao encontrar apenas onde você pode mostrar-se fraco, sem força provocando”.

Frases Famosas

Frases Famosas

“Somente o pensamento que faz violência a si mesmo é forte o suficiente para quebrar o mito”.

“Trivialidade é o mal – trivialidade, isto é, na forma de consciência e mente que se adaptam ao mundo obedecido ao princípio da inércia. E este princípio de inércia é verdadeiramente o mal radical”.

“Horror está além do alcance da psicologia”.

“A dissonância é a verdade sobre a harmonia”.

“Escrever poesia depois de Auschwitz é bárbaro”.

“Não há vida no caminho errado”.

“É preciso ter tradição em si mesmo, odiá-lo corretamente”.

“O escurecimento do mundo faz a irracionalidade da arte racional: a arte radicalmente obscura”.

“O sublime é apenas um passo removido do ridículo”.

“Nos recessos mais íntimos do humanismo, como a sua própria alma, não se enfurece um prisioneiro frenética que, como um fascista, transforma o mundo em uma prisão”.

“Na medida em que a indústria da cultura desperta uma sensação de bem-estar que o mundo está precisamente na ordem sugerida pela indústria cultural. A gratificação de substituição, que se prepara para fraudes seres, fora a mesma felicidade enganosamente dos projetos”.

“Aquele que está distante corre o risco de acreditar-se melhor do que outros que abusam da crítica da sociedade como uma ideologia para seu interesse privado. Enquanto apalpadelas, forma sua própria vida na imagem frágil da verdadeira existência”.

“O que se pode opor ao declínio do Ocidente não é uma cultura ressuscitado, mas a utopia é silenciosamente contida na imagem do declínio”.

“Não é o escritório de arte para destacar alternativas, mas a resistir por sua forma só o curso do mundo, que permanentemente põe uma pistola na cabeça dos homens”.

Positivismo Fajuto

“Pensei que, como tal… é um ato de negação, de resistência, pensamento que herdou o arquétipo, a relação entre trabalho e material. Hoje, quando os ideólogos tendem mais do que nunca para encorajar pensado para ser positivo, inteligente, note que a positividade é executada precisamente contra ao pensamento, e que é preciso persuasão amigável pela autoridade social para acostumar a pensa sobre positividade”.

Felicidade: Adorno

“Na verdade, a felicidade é nada mais do que integração, uma pós-imagem do abrigo original dentro da mãe. Mas, para isso, ninguém é feliz pode saber que é assim. Para ver a felicidade se faz necessário passar por isso: ser como já nasceu. Aquele que diz que é mentira feliz, e invocar a felicidade, lança pecados contra si.”

Frases de Theodoro Adorno

Frases de Theodoro Adorno

Mensagens de Adorno e Arte

Estão intoxicados pela fama da cultura de massa, uma fama que o último sabe como manipular. Eles poderiam muito bem se reunir em clubes para adorar estrelas de cinema ou para recolher autógrafos. O que é importante para eles é o sentido de pertencer à identificação, sem prestar atenção especial ao seu conteúdo. Os aplausos, por um sinal luminoso, são transmitidos diretamente sobre os programas de rádios populares autorizados a participar. Apenas para ser levado por qualquer coisa, compensa sua existência pobre e estéril.

“As formas de arte refletem a história do homem mais fiel do que os próprios documentos.”

“A beleza de hoje pode ter nenhuma outra medida, exceto a profundidade que um trabalho resolve as contradições. Um trabalho deve cortar as contradições e superá-los, não cobrindo, mas por perseguindo”.

“A arte é a antítese social da sociedade, e não diretamente dedutível a partir dela”.

“A arte é a magia libertada da mentira de ser verdade”.

“Jazz é a liquidação falsa de arte – em vez de se tornar realidade a utopia desaparece da imagem”.

Theodor Adorno e Mensagens à Filosofia

“Filosofia, que antes parecia fora de moda, permanece viva porque no momento de sua realização foi perdida. O julgamento sumário que se tinha limitado a interpretar o mundo é, em si, debilitado pela renúncia antes da realidade e se torna um derrotismo da razão após a transformação do mundo falhar. Ela não garante nenhum lugar a partir do qual a teoria poderia ser condenada pelo anacronismo. Talvez a interpretação que prometeu a transição não foi suficiente. O momento em que a crítica da teoria dependia não é teoricamente prolongado. Práxis, atrasado para o futuro previsível, não é mais o tribunal de apelações contra a auto satisfação ou especulação, mas na maior parte no pretexto sob o qual os executivos estrangulam o pensamento crítico como ocioso para práxis transformadora na maioria das necessidades”.

“A única filosofia que pode ser praticada de forma responsável em face do desespero. Representa tentativa de contemplar todas as coisas como se apresentam a partir do ponto de vista da redenção. Conhecimento não tem luz, mas derramou sobre o mundo pela redenção: tudo é técnica de reconstrução, simples. Perspectivas devem ser formadas para deslocar e afastar o mundo, que revelam suas fissuras e fendas, como indigentes e distorcidas, uma vez que um dia vai aparecer à luz messiânica”.

“Mesmo naquela época a esperança de deixar para trás mensagens em garrafas sobre a inundação de barbárie estourando na Europa era uma ilusão amável: as cartas desesperadas de presos na lama do espírito foram trabalhadas por um grupo de nobres seres-humanos com capacidade artística, mas barato de parede adornos. Somente a partir de então, o progresso nas comunicações entram no seu passo. Que, no final, é levar a mal para uma posteridade imaginária, mais confiante”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.