Mensagens de Karl Marx: Críticas à Economia Política

História chama os homens maiores para trabalhar ao bem comum; experiência aclama como mais feliz o homem que fez o maior número de pessoas felizes.

Filosofia grega parece ter encontrado algo com que uma boa tragédia não é suposta a cumprir, ou seja, um final sem brilho.

O que é verdadeiro é provado no fogo, o que é falso que não deve faltar em nossas fileiras. Os adversários têm de conceder-nos que a juventude nunca antes se reunira para as nossas cores em tais números. A espada de entusiasmo é tão boa como a espada de gênio.

O sofrimento religioso representa expressão do sofrimento real e protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas.

.

Frases de Karl Marx: Carta ao Pai

“Se nós escolhemos a posição na vida em que podemos, não há encargos pode curvar-nos para baixo, porque são sacrifícios para o benefício de todos, então vamos experimentar alegria, limitada egoísta. A nossa felicidade pertencerá a milhões de pessoas, nossas ações devem viver em silêncio, mas perpetuamente no trabalho, e sobre as nossas cinzas, derramarem as lágrimas quentes de pessoas nobres”.

Frases de Karl Marx: Críticas ao Capital

No ano de 1842-1843, como editor da Gazeta Renana, primeiro eu me encontrei na posição embaraçosa de ter de discutir o que é conhecido como interesses materiais. Os debates sobre o livre comércio e tarifas protetoras causou-me, em primeiro lugar, voltar a minha atenção para questões econômicas. Quando os editores da Gazeta Renana concebeu a ilusão de por uma política mais complacente por parte do papel que poderia ser possível garantir a revogação da sentença de morte sobre ele, eu ansiosamente agarrei a oportunidade de retirar-se da cena pública para meu estudo.

Mensagens

Mensagens

Marx: Críticas à Economia Política

Economia política surgiu como um resultado natural da expansão do comércio, e com a sua aparência elementar, não científica usura foi substituída por um sistema desenvolvido de fraude licenciada, toda uma ciência de enriquecimento.

A burocracia é um círculo do qual ninguém pode escapar. O burocrata tem o mundo como um mero objeto de sua ação.

A representação de interesses privados abole todas as distinções naturais e espirituais por entronizar em seu lugar a abstração imoral, irracional e sem alma de um objeto material particular e de uma consciência particular que é servilmente subordinada a este objeto.

Todas as formas do estado ter democracia são falsas medidas.

O futuro da democracia é o comunismo.

Karl Marx

Karl Marx

Desenvolvemos novos princípios para o mundo a partir de princípios próprios do mundo. Nós não dizemos ao mundo: Cessar suas lutas, eles são tolos, vamos dar-lhe o verdadeiro slogan de luta. Nós apenas mostramos ao mundo o que é realmente lutar. Consciência é algo a se adquirir, mesmo que não queira.

Razão sempre existiu, mas nem sempre de uma forma razoável.

A arma da crítica não pode, naturalmente, substituir a crítica das armas, a força material deve ser derrubada pela força material, mas a teoria também se torna uma força material tão logo tomou conta das massas. Teoria é capaz de prender as massas, se torna logo radical. Ser radical é agarrar a raiz da questão. Mas, para o homem, a raiz é o próprio homem.

O estado é feito com base na contradição. Baseia-se a contradição entre a vida pública e privada, entre os interesses universais e particulares. Por esta razão, o Estado deve limitar-se às atividades negativas formais.

Quando comunistas artesãos se associam um com o outro, propaganda e teoria são as primeiras extremidades. Mas, ao mesmo tempo, como resultado dessa associação, eles adquirem uma nova necessidade – a necessidade de uma sociedade. A fraternidade do homem não é mera frase, mas um fato da vida, e a nobreza do homem brilha sobre nós, nos trabalhos endurecidos corpos.

Eu obedecer às leis econômicas se eu extrair dinheiro, oferecendo o meu corpo para venda. Políticas econômicas, ética e religião não têm nada a censurar-lhe, mas quem sou eu agora a acreditar, a economia política ou ética?

A ética da economia política é a aquisição, trabalho, economia, sobriedade – mas a economia política promete satisfazer minhas necessidades. Ela decorre da própria natureza do estranhamento que cada esfera aplica ao critério diferente e oposto. Uma ética e a economia política é a outra, pois cada uma a alienação específica do homem que foca a atenção em determinado campo de atividade essencial distante.

Economia político considera a proletária como um cavalo, ele deve receber o suficiente para capacitá-lo a trabalhar. Ele não considera, durante o tempo, que não está funcionando, como um ser humano. Deixa isso para o direito penal, os médicos, a religião, as tabelas estatísticas e a política.

O comunismo é o enigma da história resolvido, e sabe-se ser esta solução.

Todo o movimento da história, como o comunismo simplesmente do real ato de gênese, traz o nascimento de sua existência empírica. É, portanto, a consciência do pensamento compreendido e conhecido processo.

A minha atividade é social, porque eu executo como um homem. Não é só o material de minha atividade dado a mim como um produto social (como é mesmo o idioma no qual o pensador é ativo): Minha própria existência é atividade social e, portanto, o que eu faço de mim mesmo, eu faço de mim mesmo para sociedade e com a consciência de mim mesmo como um ser.

Ciência natural, com o tempo, incorporar-se a ciência do homem, assim como a ciência do homem vai incorporar em si a ciência natural: Haverá uma ciência.

Ciência natural invadiu e transformou a vida humana ainda mais praticamente por meio da indústria e preparou a emancipação humana, embora seu efeito imediato tenha o avanço da desumanização do homem. Indústria é a real relação, histórica da natureza. A natureza se desenvolve na história humana – a gênese da sociedade humana – é a natureza real do homem, daí a natureza como ela se desenvolve por meio da indústria, embora de forma alienada, é a verdade antropológica natureza.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.