Mensagens de Inveja: Ideias para Evitar Esse Sentimento

“A inveja consiste em ver as coisas nunca em si, mas apenas em suas relações. Se você deseja a glória, pode invejar Napoleão, mas Napoleão invejava César, César invejava Alexandre, e Alexandre, ouso dizer, invejava Hércules, que nunca existiu”.
Bertrand Russell

“A inveja é a arte de contar as bênçãos dos outros companheiros, em vez de seu próprio país.”
Harold Coffin

A inveja pode ser como um pequeno anjo do mau que fica lhe sussurrando péssimos conselhos em seu ouvido, e na grande maioria das vezes torna a sua vida cheia de sofrimento e de muita negatividade. Ou seja, a inveja é apenas algo que pode destruir uma única vida em apenas alguns segundos.

Em qualquer caso, não tem que ser assim. Se você quiser, você pode, pelo menos, minimizar esse sentimento tão depreciativo em sua vida, de modo que você possa gastar seu tempo com algo mais superior, leve e mais feliz.

1. Concentre-se em Si Mesmo Quando se Tratar de Comparar com Outra Pessoa.

Comparando o que você tem para o que os outros têm é uma boa maneira de fazer-se sentir miserável, pois afinal nenhum ser humano tem tudo que deseja. A inveja alimenta o seu ego quando você compra um carro melhor, ou consegue um emprego mais promissor do que alguém, ela faz você se sentir bem por um tempo.

Mas essa mentalidade e o foco na comparação sempre acabam fazendo você perceber que alguém sempre terá mais do que você, que terá um trabalho ou um carro ainda melhor que você. E isso faz com que você não se sinta mais tão bem.

O fato é que há sempre alguém com algo melhor ou mais do que você. Então, você nunca pode ganhar sempre. Quando você consegue algo acaba se sentindo bem por um tempo e, em seguida, você não se sente mais tão bem.

A maneira mais útil para comparar é só comparar-se a si mesmo. Olhe como você tem crescido e se desenvolvido enquanto ser humano e o que você conseguiu até o momento. Aprecie o que você faz e o que você tem. Veja o quão longe você chegou e o que você está planejando fazer.

Isso irá você torná-lo mais positivo e emocionalmente estável, pois você já não estará se comparando e sentindo inveja do que a outra pessoa tem que você não tem.

2. Seja Grato Pelo que Você Tem

O hábito de comparar-se a si mesmo pode ser útil para adicionar um exercício de gratidão regular para a sua vida, para minimizar a inveja que você sente dos outros.

Portanto, gaste apenas dois minutos do seu dia para se concentrar em ser grato por todas as coisas que você conquistou. Faça uma lista delas em sua cabeça ou anote-as em um caderno para facilitar no início e no final do dia.

3. Desenvolva uma Mentalidade de Grande Quantidade

A inveja muitas vezes parece vir de uma falta percebida em alguma área de sua vida. Talvez você sinta inveja porque alguém conseguiu o emprego que queria. Ou porque alguém teve a oportunidade que você esperava. Talvez você esteja sentindo inveja, porque esteja com medo de perder alguma coisa e sente que se fizer algo errado, então você poderá atingir o fundo do poço.

Centrando a sua opinião sobre a escassez das coisas, pode realmente mexer com seus pensamentos, sentimentos e vida. A inveja pode causar emoções negativas muito mais fortes do que realmente parece. E você não pode ficar muito preso nesse sentimento, intensificando-o, tornando-o mais forte e mais duradouro, alimentando-o com mais pensamentos e energia emocional.

Para sair dessa mentalidade de confinamento e destruição, você pode optar por se concentrar sobre novas oportunidades que podem aparecer em sua vida. Você pode desenvolver uma mentalidade de que possui boas ocasiões na vida para ser feliz independente do que o outro possa ter.

Há sempre novas oportunidades de negócios para encontrar, novos testes na escola para levar e novas pessoas para encontrar e fazer amizade. Esta maneira de pensar alivia muito a pressão que você pode sentir se tem uma mentalidade de escassez ou falta que faz você pensar que só terá uma única chance em toda sua vida, ou faz você se sentir como um fracasso absoluto, só porque tropeçou em algum problema, e as coisas não deram certo desta vez.

Portanto, mantenha seu foco firmemente sobre as novas oportunidades que virão. Você sempre pode aprender com seus fracassos da melhor maneira possível, em vez de limitar a sua mente e sua vida aos sucessos dos outros.

Às vezes, é difícil ter esse comportamento no dia a dia, mas é ainda mais difícil em longo prazo viver uma vida na qual você não mantenha o foco positivo em si mesmo.

4. Reflita Sobre o que o Outro Tem e Que Você Inveja

Isso pode ser útil em muitos casos: quando você estiver com pensamentos negativos ou quando estiver se comportando de uma maneira invejosa, basicamente, pergunte a si mesmo: o que esta pessoa tem que eu tanto quero ter para mim?

E tentar sempre refletir sobre o que o outro tem, que você tanto inveja. Isso vai reforçar a inutilidade do que a pessoa está pensando. E muitas vezes, a pessoa poderá pensar comigo mesma: “eu estou perdendo tempo novamente. Tenho que me concentrar em algo útil e positivo no lugar de sentir inveja”.

O sentimento de inveja também pode fazer você se sentir como uma vítima. Essa mentalidade pode parecer muito atraente para qualquer um que quiser atenção e carinho do outro.

E, na realidade, pode trazer-lhe cuidado de outros, porque você sempre pode obter bons sentimentos das outras pessoas, pois elas ficam preocupadas com você e tentam ajudá-lo. E você não tem que assumir a intenção por vezes escondida de sua inveja. Assumir a responsabilidade por sua própria vida pode ser um trabalho árduo, mas você sempre terá que tomar decisões difíceis na vida.

Considerações Finais

Tenha uma vida simples. Se você está parado muito e não tem nada que o satisfaça para fazer, então é muito fácil sentir-se preso em pensamentos de inveja sobre o sucesso alheio.

Basta preencher a sua vida com atividades mais divertidas e você não terá tempo ou uma razão de ser invejoso. Outros benefícios de ter uma vida sem inveja é que você se torna muito mais relaxado e menos propenso a exagerar sobre as pequenas coisas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Frases

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.